As fotos do passado antes dos europeus
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 20 de maio de 1984
O professor Igor Chimyz, arqueólogo da Universidade Federal do Paraná, foi um dos colaboradores da obra " Herança - A expressão visual do brasileiro antes da influencia do Europeu"editada no final do ano passado graças ao apoio da Down Quimica. Com 152 paginas, papel de melhor qualidade e dezenas de ilustrações, " Herança" foi, com toda justiça, reconhecido como uma das mais importantes publicações já feitas na documentação da pré-história brasileira.
No Paraná, além do arqueólogo Igor Chimyz, tembém colaboraram a professora Helima Samyra de Souza, do Museu de Arqueologia e Artes Populares de Paranaguá e o Sr. Miguel Antonio Leoni Goisller diretor do Museu Paranaense.
xxx
Se a participação de peças arqueólogicas do Museu de Artes e Tradições Populares de Paranaguá é reduzida, há centenas de ilustrações com preciosidades de outras instituições brasileiras. Como diz Marcelo Lins, responsável por este projeto,a finalidade foi trazer ao público um assunto que sempre esteve restrito ao anbiente acadêmico, traduzindo a linguagem hermética com que é tratado, sem ferir, entretanto, sua qualidade técnica "nem nos perdermos em especulações popularesca, pseudociência ou fantasia", foi assim definido um objeto: limitar-se ao aspecto visual da arqueologia brasileira,ou seja, a expressão visual do brasileiro antes da influência do europeu, já que a finalidade era, em essência, um trabalho de ilustração e não um tratado técnico.
Para realizar o projeto, foram consultados dezenas de livros, relatórios, separatas e artigos. Bruno Furrer e José Rolim Valença, coordenadores do projeto, conversaram com arqueólogos, amadores e profissionais - obtendo a colaboração direta de 15 deles. Para fotografar todas essas maravilhas, estiveram em mais de 20 cidades e outros tantos sítios arqueólogicos de avião, a pé ou em lombo de burro. Enfim,diz Lins, "embrenhamo-nos Brasil afora, em busca de locais e assuntos, alguns dos quais já não exibirão no momento em que este livro estiver em suas mãos. Depois, garimpamos tudo, retirando o excesso, polindo imagens e expressões.
Enviar novo comentário