Geléia Geral - Som rock e brega para muito consumo
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 21 de maio de 1989
O mercado pop continua absorvendo o rock internacional, numa prova de que a faixa ainda jovem influi muito no marketing das produtoras. Por exemplo, a EMI/Odeon lançou mais um pacote de grupos da pesada - como Wasp, o R.J.'S Latest Arrival e a coletânea "London Towne x House", com grupos como o Bass Construction, House Engineering, mais Carol Cayne, Kym Mazelle, Lizzie Tear, Chris Paul, entre outros. São produtos específicos para aquela garotada que se liga ao som up to date, de muitos decibéis, que é feito internacionalmente dentro das regras do consumo.
Dos três, o Wasp, formado por Blackie Lawless (vocalista), Johnny Rod (baixo) e Chris Holmes (guitarra/bateria) é o que ganha promoção mais cuidada. De princípio, um release explica que o título do elepê ("The Headless Children") não é uma referência inconseqüente à violência, "mas sim dedicado à futura geração, às crianças de hoje, que são vistas mas não são ouvidas". Assim, o letrista Lawless procura tocar em temas como drogas ("Thunderhead"), guerra ("The Headless Children"), bomba nuclear ("Nuetron Bomber") e gangs ("The Heretic").
O grupo Wasp começou há seis anos, chocando as platéias com seus muitos graus de decibéis, destruição no palco e metal rock, apelações incríveis (como sangue jorrando de crânios humanos e jovens seminuas presas em instrumentos de tortura). Naturalmente sofreram censuras e ataques e no ano passado houve modificações, como o baterista Steve Riley, que deixou a banda, substituído por Frankie Banalli.
Agora, há quem veja o Wasp como um grupo "político" (sic). Pode ser, se houver boa vontade: "Headless Children", seria um protesto contra a guerra nuclear. Mas o público que absorve seu som, não está muito a fim de pensar.
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Markinhos Moura, em sua androginia vocal e replay de Elis Regina, fez o seu público. Prova disto é que seu novo elepê ("Sabor de Mim", Polygram), o traz com sua voz bem trabalhada, suave, que agrada uma determinada faixa de público romântico. O repertório, naturalmente, reúne breguices de fácil assimilação, com músicas de Joana, Gilson e Joran, Renato Ladeira, Roberto Lly e Paulinho Rezende, entre outros. Mas há também pretensões maiores, como uma regravação de "Teu Sonho não Acabou" de Taiguara.
Uma curiosidade é a versão de André Ervilha e Ricardo Leão para o belo tema do filme "Tootsie" (Dave Gruim Marilin / Alan Bergman) - "It Might Be You", que se transformou agora em "Só com Você".
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