Indianista Marés no encontro de Brasília
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de junho de 1986
Mais um reconhecimento nacional ao know-how do advogado Carlos Francisco Marés de Souza, 39 anos, secretário municipal da Cultura, na área indianista: foi convidado pelo ex-ministro Severo Gomes, presidente do Instituto Pedroso Horta, para coordenar uma mesa redonda em que será discutida a questão dos índios no Brasil. O encontro acontecerá em agosto, em Brasília, quando haverá um amplo debate sobre aspectos da realidade brasileira.
Com uma reunião preparatória do encontro acontece hoje, Marés viaja para Brasília. Aproveitará a ocasião para dois outros importantes encontros: com Fábio Magalhães, homem forte do Ministério da Cultura, vai tratar de projetos elaborados pela Fundação Cultural de Curitiba e que dependem de ajuda federal. E assistirá a reunião do Conselho Nacional de Direito Autoral.
xxx
Mesmo sem ser antropólogo, Marés de Souza é profundamente identificado aos problemas indianistas do Brasil. Como advogado tem atuado intensamente na área e já por várias vezes foi cogitado para presidir a FUNAI. Chegou, aliás, a estar quase nomeado para o cargo, mas na última hora, o escolhido foi outro. Ainda bem, pois a rotatividade na presidência da Fundação Nacional do Índio é incrível. Em compensação, desde 1983 Marés está firme no comando da Fundação Cultural, hoje mais do que nunca prestigiado por seu amigo Roberto Requião.
Enviar novo comentário