Leila, cantando com Alma
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 08 de maio de 1988
"Por mais comum que seja essa dor
Não vai nunca ser vulgar
Uma canção de amor".
(Costa Neto, "Canção de Amor")
O disco com a trilha de "A Dança da Meia Lua", ballet de Edu Lobo e Chico Buarque, ainda não tem data de lançamento, mas uma das mais belas músicas deste espetáculo apresentado no Guaíra já pode ser ouvido: "Abandono". É uma das faixas do LP "Alma" (Polygram), terceiro disco da Leila Pinheiro, paraense de Belém, revelada nacionalmente ao defender "Verde" (Eduardo Gudin/Costa Netto) no "Festival dos Festivais" há dois anos.
O primeiro disco de Leila - uma produção independente, ficou restrito ao eixo Rio-São Paulo. "Olho Nu", lançado em 1986, já a trazia em destaque, com participações ilustres como do guitarrista Pat Metheny.
Agora, neste seu terceiro álbum, produção de Renato Correa, Leila esmera-se em encontrar um ponto de equilíbrio entre o repertório que a faça chegar a um público mais amadurecido, que tanto a admirou por "Verde", mas sem desperdiçar a faixa jovem, o que levou a abrir o disco com "Besame", original "tango-neon" de Flávio Venturini e Murilo Antunes, no qual se destaca o bandoneón do velho Ubirajara (pai de Taigurara). "Tempo perdido", de Renato Russo, recebeu um tratamento inusitado dev piano e guitarra, com arranjo da própria Leila. As outras duas faixas que complementam o lado A são "Pra Iluminar" (Eduardo Gudin) com arranjo, regência e violão-de-sete cordas de Rafael Rabelo e a valsa-balada de Guilherme Arantes-Costa Neto, "Canção de Amor".
"Anima", feliz parceria de Milton Nascimento e Zé Renato, abre o lado B, seguida de "Voz de Mulher" (Sueli Costa/Abel Silva). "Abandono" (Chico/Edu Lobo), da trilha de "Dança da Meia Lua", tem arranjo e participação do grupo Pau Brasil. Costa Netto, um letrista que vem se destacando cada vez mais - com diferentes parceiros - é autor de "Estrela do Norte", com Gudin - em arranjos de Geraldo Vespar e com a própria Leila, o belo "Meia Noite Dupla", que fecha o disco com belíssimos versos:
E como vou calar/Essa paixão assim tão
louca
Se eu mesmo de roupa/Eu fico nua pra
você
Nada a declarar!/Pra quem não me deixa
resposta
Quem me cobiça e debocha/Chega e me
diz: muito prazer/E adeus...
LEGENDA FOTO: Leila: com alma, cantando o amor.
Tags:
- Canção de Amor
- Chico Buarque de Hollanda
- Costa Neto
- Costa Netto
- Dança da Meia Lua
- Edu Lobo
- Eduardo Gudin
- Festival dos Festivais
- Flávio Venturini
- Geraldo Vespar
- Leila Pinheiro
- Milton Nascimento
- Murilo Antunes
- Olho Nu
- Pat Metheny
- Pau Brasil
- Rafael Rabelo
- Renato Correa
- Renato Russo
- Sueli Costa/Abel Silva
- Zé Renato
Enviar novo comentário