MÚSICA
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de fevereiro de 1973
Para o crítico Charles Yulish, Fritz Kreisler (1875-1962) "inverteu o lugar comum de como os compositores e os músicos começam suas carreiras. Habitualmente um parente antipático, mostrando-se favorável à carreira mais estável do advogado ou médico, proíbe o jovem talentoso de estudar música. Mas o pai de Kreisler, um médico, vienense era também violonista amador. Começou a ensinar o instrumento ao jovem Fritz (e dispunha de um tempo enorme para fazê-lo praticar); o progresso do jovem foi de tal modo surpreendente que o pai começou a insistir numa carreira musical para o filho. Fritz concordou. Estudou. Distinguiu-se. Ganhou prêmios. Foi uma criança prodígio. Em 1889, o prodígio de 13 anos cruzou o Atlântico para conquistar a América. Mas a América não estava muito interessada e Fritz voltou a Viena, muito desanimado. Fritz tentou a pintura em Paris, mas voltou a música e 10 anos depois retornava a América, sendo entusiasticamente recebido. Considerado o "violonista dos violonistas" - reputação que manteve durante toda a sua vida, Kreisler deixou uma numerosa obra, ainda pouco conhecida em nosso País. Por isto é da maior importância o lançamento do lp "Zukerman toca Kresiler" (CBS, 160.187, dezembro-72) onde o violonista israelita Pinchas Zukerman acompanhado ao piano por Lawrence Smith, executado mais de uma dezena de peças de Kreisler. Zukerman, 25 anos, estuda violino desde criança e um dos que insistiram para que ele fosse estudar na Julliard School de Nova York foi Pablo Casais (foto), onde, em pouco tempo, recebia a mais importante premiação - a Leventritt internacional Award, em 1967 e começava uma série de apresentações com orquestras nas América do Norte e do Sul no Festival de Spoleto (Itália) e no Festival Casais, em Porto Rico. Agora, finalmente, a CBS lança uma de suas melhores gravações.
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