Login do usuário

Aramis

Nas trilhas de Faustão e Salomé

É lamentável que enquanto trilhas sonoras marcantes como as que Paulo Barnabé e Sérgio Sarraceni compuseram para filmes como "O Corpo" (o grande vencedor do 24º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro) e "Vai Trabalhar Vagabundo - II - A Volta", respectivamente, não tenham chances de serem editadas, bobagens caça-níqueis - como as trilhas dos filmes dos Trapalhões, Xuxa, "O Gaúcho Negro" e "Inspetor Faustão e Malandro em A Missão" sejam lançadas na praça. Comercialmente, entende-se que a edição em elepês destas trilhas - que são idênticas aos filmes, produtos comerciais realizados exclusivamente para aproveitarem as sobras da popularidade de artistas com grande popularidade via televisão - e que têm especialmente nas faixas infantis o seu público-alvo. Entretanto, como faz falta um executivo na indústria fonográfica que se lembrasse de editar trabalhos de categoria, realizados para o cinema brasileiro - tão carentes de discos documentando as bandas sonoras dos filmes que, a tão duras penas são realizados. Por exemplo, a trilha de Paulo Barnabé para "O Corpo", que José Antônio Garcia realizou baseado em conto de Clarice Lispector - revela no jovem londrinense, irmão caçula de Arrigo Barnabé, um criador de forte presença, capaz de deslanchar nesta área. Já Sérgio Sarraceni, compositor veterano, premiado algumas vezes, além de trabalhar com temas próprios na ilustração sonora das trapalhadas do malandro Dino (excelente criação de Hugo Carvana, melhor ator em Brasília), ainda emoldurou duas canções que Chico Buarque criou especialmente para o filme de seu amigo Carvana - uma delas na voz agradável de sua esposa Marieta Severo. Só isto justificaria a edição da trilha de "Vai Trabalhar Vagabundo II" em disco - o que, infelizmente, não acontecerá. Só o fato do filme, uma produção dificílima, que se arrastou por seis anos, ter afinal sido concluído, já é um milagre. Na quarta-feira, disputará os prêmios em Gramado. Em compensação, pela Sigla saiu a trilha de "Inspetor Faustão e Sérgio Mallandro", com músicas da dupla Sullivan/Massadas, Paulo Debetio/Paulinho Rezende, Gastão Lamounier-Carlos Cola, Jorjão Barreto/Ronaldo Bastos, Marcos e Paulo Sérgio Valle. Há até uma interpretação de "Besame Mucho" (Consuelo Velasquez) por Sidney Magal e duas faixas com Ary Sperling - "Feira Livre" e "Dança". Para compensar as trilhas de telenovelas repletas de faixas descartáveis, a banda sonora que foi a escolhida para ilustrar as imagens da adaptação para vídeo do "Salomé", de Menotti Del Pichia, trazem alguns momentos interessantes - como "Fim de Jogo" (com Elba Ramalho) como tema da personagem-título (interpretada por Patricia Pillar, esposa do compositor, violonista e cantor José Renato); "Olhos de Jade" (Beto Guedes), tema de Duda (Petrônio Gontijo); "Te Amo" (Biafra), tema de Mônica (Mayara Magri); "Recomeçar" (Daniel Rossano), tema de Berta (Susy Rego). Há um pot pourri de sambas da época (anos 30) da novela ("Jura", "Ta-hi", "Agora é Cinza" etc.) e a participação de Selma Reis cantando "Sombra em nosso Olhar", versão do clássico "Smoke Gets in Your Eyes". Também uma faixa que dá chance de se ouvir o ultra-elogiado Edson Cordeiro, um star antes mesmo de fazer seu primeiro LP: a versão de "Make Believe" (Faz de Conta).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
4
04/08/1991

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br