Nelson, uma lenda de bom romantismo
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de fevereiro de 1985
Não é por falta de insistência. Há anos que algumas gravadoras vêm editando discos de compositores e intérpretes country no Brasil. Entretanto, até agora, não houve nenhum que conseguisse explodir em vendas. Mesmo Kenny Rogers, contratado pela RCA há dois anos com um advanced de US$ 20 milhões (já recuperados) não está entre os mais vendidos no Brasil. Os filmes com temas ou astros country também passam despercebidos - quando são exibidos, "O Destino Mudou Sua Vida", a cinebiografia da cantora Loreta Lynn (Butchera Holow, Kentucky, 1935) que valeu à inexpressiva Sissy Spacek o Oscar de melhor atriz em 1980, não fez nenhum sucesso - assim como o emocionante "A Força do Carinho" (Tender Mercies), dirigido pelo australiano Bruce Beresdorf, só chegou a ter exibição no Brasil (exibido na semana passada no Lildo II) porque Robert Duvall ganhou o Oscar de melhor ator, no ano passado, por sua esplêndida atuação - além decompor e interpretar as belas músicas do filme, cuja trilha sonora foi editada pela Odeon - mas que sem nenhuma divulgação acabou desaparecendo das lojas.
Disputando com Kenny Rogers a maior popularidade no gênero country, Willie Nelson (Forth Worth, Texas, 1933) tem chegado no Brasil não apenas com as músicas deste gênero. Sua voz possante e afinadíssima tem sido ouvida em standards da canção americana que fizeram dois de seus 12 elepês - "Stardust" e "Without a Song", dos mais vendidos. Agora, temos um terceiro disco de Willie nesta faixa - "A Lenda Americana", (CBS, dezembro/84), com clássicos como "A time Goes Bye" (H. Hupfeld), "Stardust" (Michel Parish/Hoagy Carmichael) e "Georgia on my Mind" (Carmichael/Gorrell), ao lado de uma de suas antológicas composições - "On the Road Again" e ainda o encontro com o guitarrista Carlos Santana em "They All Went to Mexico" (G. Grown).
Nascido em Fort Worth, Texas, Willie cresceu em Abott e estudou na Baylor University, em Waco. Há 24 anos emplacava suas primeiras composições como "Crazy" na voz de Patsy Cline; "Hello Fool" (parceria com Jim Coleman) na interpretação de Ralph Emery; "Hello Walls" e "Three Days", com Faron Young. Como cantor, Willie também se destacaria - e embora popularizado como intérprete country - não ficou apenas neste gênero. Enquanto suas canções obtinham gravações de Frank Sinatra, Aretha Franklin, Al Green, Perry Como e Stevie Wonder, Willie em seus últimos trabalhos se dedicou a recriar obras clássicas da canção americana. Isto fez com que "Stardust" e "Without a Song" alcançassem excelentes vendagens - e que projeta também este "A Lenda Americana", como um dos mais agradáveis discos da temporada. Aos 51 anos, este texano afinado emociona ao interpretar "Blue Skies" (Irving Berlin), "Harbor Lights" (J. Kennedy/H. Williams) e "Autumm Leaves" (Johnny Mercer).
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