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Aramis

Nenhum lançamento. Mas volta Cidadão Kane.

Mais uma vez temos uma semana sem lançamentos. Em compensação, ao programa de continuações e reprises deste final de férias, para a próxima quinta-feira, 27, estão programadas duas excelentes estréias - "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas", de Joel Schumacher e "A Lei de Quem Tem o Poder", de Bertrand Tavernier, além do retorno, em cópia nova, do melhor filme da história do cinema: o clássico "Cidadão Kane", de Orson Welles. Assim, aproveitem agora para colocar em dia as suas programações e aguardem as estréias que estarão sucedendo-se. E não esqueçam que, no final de março, com a festa do Oscar, desaguarão as grandes produções americanas. Por outro lado, a Embrafilmes, saindo de uma paralisação de quase um ano em termos de exibição, tem dezenas de ótimos filmes para lançar. OS MILHÕES DAS BILHETERIAS - Convenhamos que os exibidores não têm razão para se queixar! Os filmes que se mantêm em cartaz há semanas vêm mostrando faturamento excelente, pois, caso contrário, obviamente, não estariam sendo exibidos. "Rocky IV " está tendo um sucesso tão grande que provoca algo que não se via há anos: filas a partir das 12 horas defronte o cine Condor, espalhando-se pela Rua Cruz Machado. Essa ufanista saga do pugilista Sylvester Stallone já faturou mais de Cr$ 500 milhões em seus primeiros 14 dias de exibição e deverá permanecer muito tempo em cartaz. O público está identificando-se cada vez mais com personagens viris, intérpretes, musculosos - buscando substitutos para John Wayne e Victor Mature, por exemplo, heróis machões dos anos 30 e 50. Assim é que o halterofilista austríaco Arnold Schwarzenegger, como o feroz militar de "Comando Para Matar", de Mark Lester, continuará por várias semanas em cartaz no Plaza, enquanto que, vivendo o andróide do ano 2000 que retorna ao passado para uma missão de morte em "O Exterminador do Futuro" ("The Terminator"), de James Cameron, retorna também às telas do cine Vitória a partir do dia 27, mas para uma temporada oficialmente curta: apenas três dias, já que, em seguida, o mesmo cinema reprisará dois outros dos filmes de maior bilheteria de 1985: "Loucademia de Polícia", de Paul Maslansky (dias 1º e 2) e, a seqüência "Loucademia de Polícia 2: Primeira Missão", de Jerry Paris. A reprise destes três campeões de bilheteria faz parte do projeto de Aleixo Zonari em reapresentar os melhores do ano - tanto do público, como da crítica. Por isto mesmo é que "Amadeus", de Milos Forman, está já há duas semanas no Cinema I. Foi o favorito dos espectadores e um dos mais votados pelos críticos no referendum de O Estado. Acontece que esses filmes, pelo seu apelo ao público, têm condições de emplacarem muitas semanas de exibição. "Amadeus", cremos, pode ter sua temporada ampliada - o que adiará o relançamento, em cópia nova, do clássico "Cidadão Kane", 1940, de Orson Welles (1915-1985) - considerado o melhor filme da história do cinema. Sua exibição, agora, também se constitui em homenagem póstuma não só a Welles, mas também ao veterano Paul Stewart, ator coadjuvante que ali praticamente estreou, falecido na semana passada. Sobre "Citizen Kane" não é necessário falar muito. Basta dizer que nunca houve um filme melhor do que esse e há 40 anos está em primeiro lugar em todas as votações da crítica internacional. Michael J. Fox, o jovem astro de "Back To The Future" (De Volta Para o Futuro) - que continua no Lido II (no Lido I, "Rocky III", de Stallone, com ótimo público) continua também em "Teen Wolf - O Garoto do Futuro", de Rod Daniel (Palace Itália), um filme sobre adolescentes, sexo e muito humor - mesma fórmula de "A Coisa Certa" (The Sure Thing), de Rob Reiner, comédia surpreendente, com um casal de simpáticos intérpretes - John Cusack e Daphne Zuniga, mais a veterana Viveca Lindfors, que alcançou tão boa renda no cine Itália, que ali permanecerá ao menos até a próxima quarta-feira. Barret Oliver, o encantador garoto visto em "A História Sem Fim" (The Neverending Story) - um dos mais belos filmes já realizados para o público infantil, também está em dose dupla nas telas: o filme de Wolfgang Petersen retornará no Bristol, na próxima quinta-feira (dando oportunidade assim de quem ainda não viu, conhecer essa bela realização, com magníficos efeitos especiais) e é o personagem-título de "D.A.R.Y.L.", o estranho ficção-científica do australiano Simon Wincer, em segunda semana, no cine Vitória. OS DIAS DOS JOVENS - Caso "Perfeição", de James Bridges - um filme up to date, dos mais agradáveis e estimulantes, com John Travolta e Jamie Lee Curtis, não emplaque uma terceira semana (tem todas as condições para isso, só que foi lançado fora de época), será substituído no Astor por um filme com condições de figurar entre os melhores do ano: "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas". Misto de "O Reencontro" com "Quando Os Jovens Se Tornam Adultos", "St. Elmo's Fire" tem um tema atual e de grande empatia: os sonhos, dúvidas, indagações e problemas de uma geração emergente. Se em "O Reencontro", um grupo de ex-colegas se reunia para o enterro de um deles, neste filme de Joel Schumacker são jovens recém-formados que se debruçam sobre o futuro, em carreiras e opções pessoais diferentes. Elenco proeminentemente jovem - Emilio Estevez, Rob Lowe, Andrew McCarthy, Demi Moore, Judd Nelson, Mare Winninghan, entre outros, numa realização densa, inteligente e que traz ao Brasil o cineasta Schumacker, roteirista de "The Wiz" e cujo primeiro longa-metragem - "The Incredible Shrinking Woman", com Lily Tomlin, permanece inédito entre nós. Um filme importante e significativo, a ser verificado. O TOQUE FRANCÊS - Apesar de não ser o melhor filme de Maurice Pialat, "Loulou" atraiu uma platéia interessada pelo cinema francês e assim esse misto de thriller e ensaio sobre comportamento feminino, com toques de "Além da Paixão" (Brasil, 84, de Bruno Barreto - ainda inédito em Curitiba) continua no cine Ritz. No elenco, a sensual Isabelle Huppert, o atlético Gerard Depardieu, mais Guy Marchand, Humbert Balsan e Bernard Tronczyk. Quinta-feira, 27, prevista a estréia de outro filme francês, de um cineasta da nova geração: "A Lei de Quem Tem O Poder", de Bertrand Tavernier, com a mesma Isabelle Huppert na cabeça do elenco, ao lado de Philippe Noiret e Jean Pierre Marielle. A exemplo de Truffaut, Tavernier, ex-crítico de cinema, autor de muitos livros sobre cineastas americanos, sempre cultuou os chamados "romances noir" de autores americanos. E de "Pop 1280", de Jim Thompson, extraiu o roteiro para essa aventura filmada no Senegal e que se passa em 1938. Consta que é um filme de difícil classificação: pode ser visto como comédia negra, aventura, suspense, tragédia bufa, parábola ameaçadora, conto moral perturbador e atroz, mas ao mesmo tempo imprevisto, imprevisível, eufórico como certos filmes franceses dos anos 30, graças a brilhantes diálogos escritos pelo veterano Jean Arenche. Tavernier, 45 anos, ex-assistente de Jean Pierre Melvile e Sautet (de "Loulou"), roteirista, ainda é pouco conhecido no Brasil. Mas este "A Lei De Quem Tem O Poder" é uma boa apresentação num filme com elementos fascinantes. Também a verificar obrigatoriamente. Falando em cinema frnacês, "Toda Uma Vida", o belo e enternecedor filme de Claude Lelouch, na mesma linha de "Retratos da Vida", está emplacando em seu relançamento no cine Groff. Se Francisco Alves não fizer a bobagem de interromper a sua carreira, essa panorâmica comédia romântica poderá repetir, em parte, o êxito de "Les Uns et Les Autres". Afinal, a propaganda de boca-a-boca é a que mais funciona. Falando em Groff, hoje, quem acordar cedo, pode rever às 10h30min, naquele cinema, o ótimo "A Tempestade", de Paul Mazursky, com Suzan Sarandon, John Cassavetes, Gene Rowlands e Vitório Gassman - repleto de simbolismo e emoções. No Luz, na matinada de hoje, "A Estrela de Ouro", produção checa dublada em português. No próximo domingo, "Os Muppets", que será reprisado também no dia 9. Nas sessões normais, o Luz reprisa "American Pop", alucinante desenho de Ralph Bakshi, que, em imagens piradíssimas e muito rock, faz um roteiro da evolução da música americana.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Seção de Cinema
29
23/02/1986

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