No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de fevereiro de 1989
O Clube do Livro tem feito edições das mais interessantes. É o caso de "Jônetsu - A Terceira Cor da Paixão" no qual Ana Suzuki faz aquilo que se pode chamar de "o romance da imigração japonesa". Dentro das comemorações dos 80 anos de imigração de seu povo, Ana juntou dois personagens - um da ilha de Okinawa, no Japão e outro da Lituânia, uma das 15 repúblicas soviéticas, para contar a história de uma família descendente de japoneses-lituanos em Ubatuba. Ana Suzuki já havia publicado "O Jardim Japonês", também se voltando à temática da imigração de seu povo.
***
Diminuiu o número de funcionários do Estado que têm viajado, com vantagens, ao Exterior. Mas internamente continuam a existir muitas autorizações. Por exemplo, o professor Heins Leonard Bowles, estará dispensado por dois anos - até março de 1991 - para participar do curso de pós-graduação na área de Língua e Literatura Inglesa e Norte-Americana no departamento de Letras Modernas da USP.
***
Stênio Salles Jacob, ex-presidente da URBS, não conseguiu se eleger vereador. Em compensação ganhou a presidência da Fundação Instituto de Terras, Cartografia e Florestas. Pouco a pouco, o governo Álvaro Dias vai ajustando os peemedebistas que lhe são fiéis.
***
A Secretaria da Cultura contratou por 875 OTN´s os trabalhos do Sr. Jeová Rodrigues Barbosa. Finalidade: desenvolver um projeto denominado "Violinos e sua Arte".
***
O nome é, no mínimo, curioso: Márcio e Moacir Domingues inauguraram em Apucarana uma editora de revistas, figurinos, almanaques e jornais com o nome de "Jeito S. C.". Funciona na Rua Professor João Cândido Ferreira, 315, 1o. Andar, naquela cidade.
***
O empresário Luís Fernando Sena, vice-presidente da Itapemirim e homem forte do grupo no Paraná, está mostrando sensibilidade para projetos culturais, artísticos e mesmo turísticos. Por exemplo, foi generoso na colaboração para Festas da Uva, do Baile Municipal e mesmo na decoração da avenida Marechal Deodoro (inexistente por parte da Prefeitura), com o funcionamento de algumas placas.
***
O número 3 dos "Cadernos do MIS" será dedicado ao caricaturista e jornalista Alceu Chichorro Júnior. Encontrando um belo depoimento que o criador do "Chico Fumaça" gravou no MIS, entrevistado pelo seu amigo João Dedeus Freitas Neto, Valêncio Xavier fez a imediata transcrição do mesmo e a memória da imprensa ganha um documento precioso. O depoimento foi gravado em 24 de fevereiro de 1971 e portanto só agora, 18 anos depois, tem edição. Quando se quer trabalhar, é possível fazer coisas mesmo sem dinheiro. Valêncio Xavier está provando isso no MIS.
***
Um belo ensaio para quem gosta de literatura acaba de ser lançado: "Os Realistas" de C.P. Snow (330 páginas, José Olympio Editora). Oito dos maiores escritores realistas - Stendhal, Balzac, Dickens, Tolstoi, Galdós, Henry James, Dostoiewski e Proust - são estudados neste volume que, segundo escreveu o "Sunday Telegraph", deveria constar em todos os currículos universitários. Uma pergunta: quantos dos professores de literatura de nossa septuagenária Universidade Federal do Paraná conhecem esta obra?
Enviar novo comentário