O melhor de nossa música para as rádios do mundo
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 08 de fevereiro de 1986
Ao patrocinar a edição de "Caymmi - Som/ Imagem/ Magia" com o livro de Marília T. Barbosa e Vera Alencar em edição bilíngüe e os dois lps com Dorival Caymmi interpretando sua obra, a Fundação Emílio Odebrecht desenvolveu uma importante contribuição para difundir a obra de um dos nossos maiores autores em termos internacionais. Afinal, da edição de 3 mil exemplares, algumas centenas foram enviadas a instituições culturais e jornalistas ligados à música em várias partes do mundo.
Esta iniciativa representou uma contribuição da iniciativa privada a uma das preocupações de Hermínio Bello de Carvalho, diretor da divisão de Música Popular do INM/ Funarte: fazer com que nossa música de qualidade chegue a todo mundo.
Apesar da internacionalização de alguns de nossos intérpretes - de Nelson Ned a Gal Costa - o melhor da MPB é ainda desconhecido fora do Brasil. Por isto, há 5 anos, Hermínio idealizou o Projeto Ary Barroso, desenvolvido em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores. No ano passado, numa terceira fase, houve o lançamento de uma nova coleção de discos de MPB, destinados a emissoras de rádio e televisão e entidades culturais estrangeiras.
Exportando a MPB - Única ação da Funarte voltada para o Exterior, o projeto conta também com o apoio da Petrobrás e tem como objetivo principal tornar mais conhecida a nossa música fora do País. Até agora já receberam discos do projeto (cerca de 30 mil) mais de 800 emissoras de rádio de 120 países. Passaram ainda a ter um acesso mais fácil a nomes significativos da nossa MPB, representações diplomáticas estrangeiras, universidades e instituições como a Unesco.
A 3ª coleção contém um "pacote" musical onde foram incluídos elepês de Patápio Silva, João Pernambuco, Beth Carvalho, Nara Leão, Paulo Moura, Geraldo Pereira, Teca Calazans, Martinho da Vila, Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco e o disco Vivaldi & Pixinguinha (gravado em Curitiba, em junho de 1980, após a estréia nacional do concerto de Radamés Gnattali e a Camerata Carioca, no Teatro Guaíra).
O projeto também tem procurado valorizar e divulgar outras formas de arte, encomendando sempre a artistas plásticos, artistas gráficos e fotógrafos as capas do disco da coleção. Para essa terceira coleção contribuíram entre outros fotógrafos Orlando Azevedo, de Curitiba - editor das fotos de capa do suplemento Cláudio, e um dos profissionais mais requisitados em nosso Estado. Outros fotógrafos cujas imagens estão nas capas dos discos enviados pela Funarte a todo o mundo: Walter Firmo, Nelli Solstrenick, Mário Cravo Neto, Antônio Fontes, Luiz Carlos Felizardo e Luís Alberto Miranda. A seleção dos fotógrafos foi do Instituto Nacional de Fotografia da Funarte.
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