Artigo em 20.12.1980
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 20 de dezembro de 1980
O Paraná já tem uma espécie de "Dr. Zerbini dos motores diesel". Um engenheiro-mecânico de reputação nacional, constantemente solicitado por grandes empreiteiras a viajar aos mais distantes pontos do País e solucionar complicados problemas mecânicos de tratores, motoniveladoras, motores a explosão, etc. Trata-se do engenheiro Jan Van Der Berg, 41 anos, da equipe de técnicos do Departamento Rodoviário Municipal, cujo know-how o tornou tão disputado como são os especialistas da medicina.
Há poucas semanas, Jan Van Der Berg voou para Belém, pela manhã, chegou lá e foi direto ao aeroporto para o local onde uma imensa motoniveladora há semanas desafiava a capacidade de doze mecânicos (anteriormente, já havia se informado, ao ser consultado para prestar essa assessoria, do modelo e marca da máquina). E, em questão de 30 minutos, resolveu o problema. Recebeu um polpudo cheque e embarcou no mesmo dia de volta à Curitiba, onde já o esperava o pedido de um militar paraguaio, também às voltas com um problema mecânico. Imediatamente, Jan seguiu para aquele país, onde não se demorou mais do que meia hora para resolvê-lo. De volta, explicava a seu orgulhoso pai, o ex-cônsul da Holanda, Teunis Van Der Berg:
- É tudo uma questão de informação. Em Belém, a máquina dependia apenas da regulagem de um pequeno parafuso. Sem isso não funcionaria mesmo.
xxx
Para adquirir esse nível de especialização, Jan Van Der Berg vive entre motores e máquinas há mais de 20 anos. Em Curitiba desde 1949 - quando Teunis, dona Helena e três filhos aqui chegaram, vindo de Amsterdã, Jan formou-se pela Universidade Federal do Paraná e sempre trabalhou nesta área. Poliglota - fala 6 línguas e conhece três outras (seu pai, aos 74 anos, domina 11), o engenheiro assina revistas especializadas de todo o mundo e sua biblioteca é das maiores. Assim, não é sem razão que seu conceito como "médicos de motores", capaz de solucionar os mais intrincados problemas, é grande.
Enviar novo comentário