Login do usuário

Aramis

Clássicos

Cada vez que o ouço uma peça de Johnn Sebastian Bach (1685-1750) ocorre me uma feliz frase da pianista e professora Henriqueta Garcez Duarte: << Se toda a música do mundo fosse destruída e só restasse << A Paixão Segundo São Mateus >>, nem tudo teria sido perdido: a música poderia ser reconstruída >>. Realmente, independente de conhecimentos musicais mais profundos, bastando ter sensibilidade para o belo, a audição da obra de Bach, seja das peças mais simples as mais completas, oferece uma visão única do mundo dos sons que, passados 250 anos de sua morte, talvez nenhum outro compositor tenha atingido. Em dois séculos e meio, Bach provou ter sido único, próprio e efetivo em sua criação imensa. A Copacabana acaba de lançar três excelentes álbuns, para delícia dos << bachnianos >>, que já contam com uma extensa discografia de obras do mestre alemão, mas que, obviamente, terá sempre suas peças a merecerem sucessivas interpretações. Representando a Harmonia Mundi, da RFA, em álbuns excelentemente bem sucedidos - e que tiveram os fotolitos originais mantidos, inclusive o texto em alemão, inglês e francês nas capas internas - e a tradução vinda em forma de encarte - estes 3 discos estão, em nosso entender, entre os que melhor apareceram nas lojas, na últimas semanas. Com o Colegiu Aureum, utilizando instrumentos originais, temos o duplo concerto em ré menor e o tríplice concerto em lá menor. A regência é de Franjosef Maier e o Collegiu Aureum é formado por 16 instrumentistas, excutando flauta, oboé, violinos, violoncelos e baixo. O mesmo Collegiu Aureum somou-se a Tolzer Knabenchor, sob a direção de Gerhard Schmidt-Gadem para, em 1978, gravar duas cantadas de Bach (<< Lobe den Herren >> e << Singet dem Herrn in Neues Lied >>), que datam dos primeiros anos de Bach em Leipzig, quando tinha que compor e fazer executar uma Cantata a cada domingo e dias de festa religiosa per-fazendo um trabalho estafante. A cantata << Singet dem Hernn in Neues Lied >> foi composta para o ano novo de 1724 e chegou incompleta: o fragmento conservado na Deutsche Staatsbibliothek, de Berlim, não compreende mais que os movimentos de três a sete. Já a Cantata << lobe den Herren >> foi provavelmente composta para o 12.º domingo após a Trindade do ano de 1725. Gravado em 1978, pelo cravista Gustav Leonhardt, as << Variações Goldberg >> , constituiu um álbum indispensável a quem admira não só o gênio de Bach, mas a suavidade do cravo. Johann Forkel, um dos biógrafos de Bach, atribui o nascimento das << Variações Goldberg >> a uma encomenda do conde Keyserlingk. Após sua viagem a Dresden, em novembro de 1741, Bach teria presenteado o seu protetor, o conde Keyserlingk, com um exemplar das obras que achava de ser imprensa e Johann Gottilieb Goldberg (1727-1756), devotado discípulo de Johnn e Wilhelm Friedmann Bach, cravista do mesmo Keyserlingk, a teria interpretado muitas vezes a obra para seu patrão, talvez para o distrair de suas insônias. Mas não há provas deste fato e há quem afirme que hoje , ouvindo-se na interpretação de Gustav Leonhardt, sente-se que passados dois séculos, continua a nos emocionar. A Academia Santa Cecília de Discos, que se dedica exclusivamente a música erudita, especialmente religiosa colocou nas lojas um elepê (<< Música do Século 18 para oboé e órgão >>), que proporciona que se conheça uma nova interpretação de um dos temas bastante conhecidos de Bach, << Christie du Lamm Gottes >> (<< Cordeiro de Deus >>), em execução de George Meerwein, 48 anos, no oboé e Willilm Kumbrach, 43 anos, no órgão. Além desta peça de Bach, o mesmo álbum (ACS 183, 1979), traz Meerwein/Krumbach executando peças igualmente belíssimas de Krebs (1713-1780), Gotfried Homilius (1714-1785), Georg Kaufman (1679-1735) e John Wilhelm Hertel (1727-1789). FOTO LEGENDA1 - J.S.Bach Kantaten FOTO LEGENDA2- J.S.Bach Gustav Leonhardt
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Jornal da Música
1
01/06/1980

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br