As Esperanças da Philips (I)
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de novembro de 1975
Apesar dos títulos, "Nascentes" e "A Velha Cor da Manhã" não fazem parte de nenhuma antologia poética, mas de toda uma vivência poética de Rick, autor dessas duas músicas, lançadas recentemente em compacto simples pela Philips. Rick é carioca, da "República de Ipanema", 22 anos. Sua história é curta e num tom de voz baixo, Rick, relembra com tranqüilidade como a sua música começou:
- Bem, eu devia ter uns 5 anos, quando comecei a tirar as primeiras músicas no piano, que tínhamos na fazenda em Três Rios, Estado do Rio. E foi lá também que ganhei, de aniversário, o meu primeiro instrumento de corda, um cavaquinho, que comparado ao meu tamanho, mas parecia ao violão.
A família sempre esteve ligada à música. Sua mãe tocava piano e seu pai teve uma banda de jazz. Aos 10 anos, Rick formou seu primeiro conjunto, com 2 guitarras e um pandeiro. Chamava-se "The Lumber Man". Com 11, estreou na televisão, na TV-Rio, programa de Raul Longras. Tocando a música chamada "blu gras", uma espécie de country do Texas. The Lumber Man acabou e Rick se juntou a mais 3 amigos e formou o conjunto The Goofies, com Pedrinho (ex-Bolha) na guitarra, Dadi (Novos Baianos e Jorge Ben), no baixo, Paulo Afonso na bateria e Rick na guitarra. Copiavam os Beatles e Rolling Stones. Aos 17 anos, Rick fez seu primeiro compacto, na Tapecar, com "Debandada Geral" e "Tá Tudo Aí", acompanhado por músicos como Luísinho Eça (órgão), Osmar Milito (piano) e Bebeto (baixo). Oito meses depois fez um lp. Nesta época começou a compor e formou um novo conjunto, "Primeira Pedra", com os irmãos Paulo/Cláudio, Ronaldo e Marcos Antonio. Mas o conjunto logo acabou. Em 72, Rick [freqüentou] o Seminário de Música Pró Arte e em 73, finalmente, decidiu mostrar suas músicas, procurando a Philips. Raul Seixas foi um dos primeiros a se entusiasmar com o seu trabalho - e o trouxe inclusive a Curitiba, quando fez uma temporada no Paiol. Depois, sua música "Retalhos e Remendos", em parceria com Paulo Martenelli, entrou na novela "Cuca Legal". Na Philips, fez já 2 compactos: "Meu Filho, Meu Filho" (Rick-Paulo Coelho) e Retratos e Remendos. Agora sai o segundo compacto. No mais, vamos aguardar, que muita coisa boa deve acontecer com Rick.
Enviar novo comentário