Nas paradas musicais
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de maio de 1992
Gaúcho da Fronteira (Heber Artigas Fros) estoura na praça com seu 13º elepê (selo Continental): "Pêlo Duro", em que reafirma a missão de cultivar as raízes da música regional brasileira. O título é retirado da música, dele em parceria com Jesus de Almeida, em tons autobiográficos: nascido em Santana do Livramento, quando criança tirava acordes em sua gaita-ponto. O elepê traz uma bela faixa "Carreteando a Tristeza", outra parceria com um grande nome da música regionalista, João de Almeida Neto.
O disco de Gaúcho da Fronteira traz ainda a participação da dupla Maurício e Mari. Falando em dupla: ganhando espaço até no programa do Faustão a dupla Milionário e Mathias, com o primeiro elepê "Novos Caminhos" (selo Chantecler). É o primeiro disco, mas a estrada da dupla é longa. Milionário formava dupla com José Rico e Mathias com Matogrosso. O disco revela um repertório renovado, destacando o tom romântico.
Milionário e Mathias afirmam que o elepê remete a um momento de perfeita sincronia musical.
- "Esta parceria" - diz Mathias - "transformou minha idéia de dupla. Estou mais tranqüilo e trabalhamos com igualdade. Não queremos que apenas um se destaque, mas que a dupla conquiste o público".
Esta dupla faz lembrar um menino de 9 anos: Marcelo Aguiar, que na infância cantava músicas sertanejas em festivais. Pois no ano passado ele conquistou o Prêmio Sharp como a revelação masculina após seu primeiro disco de 1990. Agora, com músicas diversificadas para o público de todas as idades. No disco estão presentes: "Não dá pra Fazer Amor sem Ter Você" (Zezé Di Camargo), "Você não Agiu Direito" (Elias Muniz), "Companheirão" (Carlos César / Hélio Batista), "Volta" ( Zezé Di Camargo / Fátima Leão), "Saudade Arteira" (Totonho / Flávio Belar) e "Agüenta as Pontas", música de Zezé Di Camargo e Marcelo Aguiar.
Screamedelica - Entre os melhores alguns de 1991 está "Screamedelica", com a banda inglesa Primal Scream (selo Creation / Continental), e ao alcance do ouvinte curitibano. O trabalho do grupo é uma espécie de um liqüidificador pop dos anos 90, com um resultado de excepcional inteligência musical. O disco é assinado por dois produtores: Jimmy Miller, produtor dos Rolling Stones na década de 60, e Andrew Weatherall, dos Boys Own.
A crítica inglesa colocou-se de joelhos diante do disco e seus shows foram eleitos os mais quentes de 91. O Primal Scream é formado por Bobby Gillespie (vocal), Andrew Inness e Robert "Throbert" Young (guitarras), Martin Duffy (teclados) e Toby Tomanov (bateria). E o elepê chega ao Brasil num lançamento Continental, após figurar entre os melhores de 1991 na Inglaterra.
LEGENDA FOTO 1 - Gaúcho da Fronteira: "Pêlo Duro".
LEGENDA FOTO 2 - Milionário & Mathias: "Novos Caminhos".
LEGENDA FOTO 3 - Marcelo Aguiar: um brilho diferente.
Enviar novo comentário