Filme mostra violência contra "Solidariedade"
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de junho de 1990
No festival columbia, que inicia hoje no Plaza (Praça Osório, 5 sessões), o primeiro programa é um filme de raízes políticas, atualíssimo e que mereceria melhor tratamento do que ficar apenas dois dias em cartaz: "Complô contra a liberdade". Realizado pela cineasta polonesa Agnieszka Holland, exilada na França, "Le Complet" aborda um fato recente e que foi notícia internacional: a morte do padre Popieluszko, em 17 de fevereiro de 1984, na mais violenta repressão do governo polonês contra o sindicato Solidariedade.
Enfocando os conflitos pessoais que se intercalam ao cenário político da Polônia reprimida do início dos anos 80, a morte do padre Popieluszko motivou o segundo longa-metragem de Agniezka (seu primeiro filme, "Amère récolte", permanece inédito no Brasil). A produção, com bons recursos, possibilitou que contratasse dois atores conhecidos - Christopher Lambert ("Greystock, a lenda de Tarzan", "Salvatore Giuliano", "Subway", atualmente na Argentina rodando a segunda parte de "Highlanders") no personagem do padre Alec (baseado no verdadeiro Popieluszko) e Ed Harris ("Walker"), como Stefan, o policial que conduz o processo. Também o ator inglês Joss Ackland está no elenco - e por coincidência, é também intérprete de um dos personagens principais de "Incontrolável Paixão" (White Mischief, de Michael Redford), produção inglesa que a partir de sábado, no mesmo cinema, dá seqüência ao festival. Lançado em Paris, em 7 de setembro de 1988, "Le Complot" - que internacionalmente, na distribuição da Columbia teve o título de "To kill a priest" (e no Brasil virou "Complô contra a liberdade"), é daqueles filmes políticos, na linha do grego Costa-Gavras, que mereceria uma estréia especial para atrair público interessado. Da forma com que está sendo exibido, poucos espectadores perceberão a sua importância.
LEGENDA FOTO - "Complô contra a liberdade", baseado em fatos reais, ocorridos na Polônia, apenas hoje e amanhã no Plaza.
Enviar novo comentário