Luz e movimento em suas imagens
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de maio de 1988
Cinemaníaco desde a primeira infância quando, garotinho no bairro do Capanema, não perdia os bang-bang classe "b" e seriados que eram projetados no antigo cine Morgenau, Poty sempre foi um apaixonado pelo cinema. E muito de sua amizade com Valêncio Xavier, seu parceiro em dois livros, prende-se as imagens que ambos sempre curtiram.
Portanto, uma exposição sobre Poty não poderia excluir as imagens. Além da projeção dos curtas "Visita do Velho Senhor" e um documentário sobre Poty, estão sendo mostrados na mostra "Poty - o Ilustrador", dois recentes vídeos realizados por Valêncio Xavier. Um deles, 10 minutos, focaliza a execução do mural no Palácio Iguaçu, completado somente este ano. O outro utiliza trechos de uma (rara) entrevista de Poty à jornalista Mariza Vilela, intercalados com um filme-de-animação, desenvolvido a partir de uma série de desenhos que o próprio Poty fez em torno do clássico conto "O Gato Preto", de Edgard Alan Poe - um de seus autores favoritos. Este intermezzo tem narração de José Maria Santos, imitando a voz do ator Vincent Price (que interpretou o filme de Roger Corman, realizado em 1961). Zé Maria é também o intérprete de "A Visita do Velho Senhor", o conto gráfico de Poty que Candeias transformou num pequeno clássico em cinema.
xxx
A exposição "Poty - O Ilustrador" foi inaugurada na terça-feira, no Solar dos Leões - anexo a sede da IBM, na Avenida João Gualberto.
Permanecerá aberta a visitação do público até o dia 17 de junho, entre 14 e 20 horas.
Enviar novo comentário