No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de outubro de 1987
O Sérgio Ricardo, compositor e cineasta, fez questão de visitar na tarde de quarta-feira a cantora Stelinha Egg. Amigo de Lindolfo Gaya, que foi o arranjador da trilha sonora de "Este Mundo é Meu", o diretor de "A Noite do Espantalho" foi abraçar a cantora Stelinha, que sofre a morte do marido.
Os participantes da mesa-redonda sobre a música no cinema brasileiro saíram da teoria para a prática: um vigoroso documento levantando, oficialmente, pela primeira vez, os problemas dos autores da música para o cinema, foi redigido horas depois da reunião - já com distribuição nacional.
As duas primeiras mesas-redondas - roteiro e literatura, na terça-feira; a música no cinema, quarta-feira - tiveram presença de um público interessado e participativo. Compositores do Paraná como Elacir de Antonina, Ronaldo Godinho e Marinho Gallera - este na mesa, como expositor - deram importantes contribuições. Também os engenheiros de som Carlos de Freitas (Sir) e Marcelo Fortes (Fio/Terra) souberam aproveitar esta oportunidade única de trocarem idéias com compositores que há anos se dedicam a criar música para o cinema.
Amanhã, com maiores detalhes, uma síntese destas duas primeiras mesas-redondas - integralmente gravadas para posterior edição pela Secretaria da Cultura. Hoje, a partir das 14 horas, a mesa-redonda será sobre Imprensa, Cinema & Vídeo. Os expositores serão os jornalistas Wilson Cunha ("Jornal do Brasil"), Edmar Pereira ("Jornal da Tarde"), Carlos Eduardo Lourenço Jorge (de Londrina) e Oswaldo Mendes, editor de arte e cultura da revista "Visão".
Sérgio Sarraceni teve a alegria de encontrar seu pai, também chamado Sérgio na manhã de quarta-feira, na Secretaria da Cultura. É que o Sérgio senior, advogado do INACEM, veio detalhar com o secretário René Dotti, um projeto sobre aposentadoria dos artistas teatrais. Ele também é o produtor dos filmes de seu irmão Paulo César, que atualmente faz a finalização de "Natal da Portela", superprodução de um milhão de dólares, sobre o histórico carnavalesco e bicheiro. Este filme será possivelmente o representante do Brasil no próximo Festival de Cannes - o que congelou o projeto de lançá-lo durante o Carnaval.
Jantando no Tortuga, após a projeção de "Retrato de Teresa", foi que Isabella, ex-mulher do cineasta Paulo César - agora casada com o diretor Carlos Frederico realizador de "O Mundo a seus Pés", talvez o mais polêmico curta desta mostra, exibido na quarta-feira. Isabella, que foi atriz-musa do cinema Novo, não via Serginho há anos. E não o reconheceu nos primeiros momentos. Depois, a confraternização foi emocionante.
Hoje, na sessão das 18,30 horas do Lido I, dois excelentes médias-metragens: "Rio de Memórias", de José Inácio Parente - premiado nos festivais de Gramado/Fortaleza e que abrirá o FestRio - e "Vinícius de Moraes, Um Rapaz de Família".
Na Biblioteca, programados dois filmes de cineastas ligados ao Paraná: "Roça", de Hugo Mengarelli e "Tocando na Alma", de Sebastião França.
LEGENDA FOTO - Vinícius e Tom em momento descontraído: uma das belas imagens de "Vinícius de Moraes - um rapaz de família", de Suzana de Moraes - programado para às 18:30 horas de hoje, no Lido I.
Tags:
- A Noite do Espantalho
- Carlos de Freitas
- Carlos Eduardo Lourenço Jorge
- Carlos Frederico
- Cinemas de Curitiba
- Edmar Pereira
- Este Mundo
- Festival de Cannes
- FestRio
- Hugo Mengarelli
- INACEM
- Jornal da Tarde
- José Inácio Parente
- Marinho Gallera
- Natal da Portela
- O Mundo
- Oswaldo Mendes
- Paulo Cesar
- René Ariel Dotti
- Retrato de Teresa
- Rio de Memórias
- Sebastião França
- Secretaria da Cultura
- Sérgio Sarraceni
- Stelinha Egg
- Suzana de Moraes
- Vinícius de Moraes
- Wilson Cunha
Enviar novo comentário