Novos Compositores
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de julho de 1976
A Tapecar, pequena gravadora que, pouco a pouco, vem formando um dos melhores catálogos de emepebe, lançou em seu último suplemento (junho/76), dois elepes que transportam o ouvinte sensível como uma máquina do tempo, 14 anos passados - na melhor fase da Bossa Nova. Um deles foi o elepe de Bebeto, flautista, baixista, compositor e cantor, ex-integrante do Tamba Trio - e que aqui registramos há duas semanas. O segundo é de um nome mais desconhecido, do qual, infelizmente, são raras as informações: Pacífico Mascarenhas.
Pacífico Mascarenhas é um mineiro [tranqüilo], que há alguns anos gravou um elepe - raríssimo hoje - que teve influência sobre uma geração de instrumentistas e compositores, como Milton Nascimento, Wagner Tiso, Toninho Horta, Novelli, Nivaldo Ornelas e outros nomes conhecidos que agora atenderam a solicitação para participar deste seu retorno em longa duração: IV Sambacana".
Este disco, produção descontraída e de muito bom gosto, é antes de tudo um elepe de Bossa. A bossa romântica, [tranqüila], de suaves arranjos vocais para os cantos de Roberto e Suzana Tostes Martins, com um conjunto dos mais harmoniosos - Wagner Tiso (piano/órgão), Toninho Horta (violão), Novelli (baixo elétrico), Nivaldo Ornelas (sax/flauta), André (violino), Afonso Maluf (ritmo/percussão) e Laércio (bateria). Wagner Tiso, que vem se impondo em 76 como o arranjador do ano, criou a moldura correta para cada uma das músicas de Pacífico Mascarenhas, que, na contracapa, mostra um método muito seu, de violão, para os interessados. "IV Sambacana" é um dos discos mais gostosos de se ouvir que já apareceram neste ano. Como, diz Milton Nascimento na pessoal nota de contracapa, "um disco de canções [tranqüilas]. Canções que fazem bem serem ouvidas: "Num desses dias", "O Vento que soprou", "Tardinha", "Minha Ex-Namorada", "Via".
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