O pianista que veio do Vietnã
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de novembro de 1991
Fazendo a RGE voltar aos bons tempos em que era uma etiqueta de prestígio, com produções das mais esmeradas e excelente elenco, o "record-man" Oswaldo Pozo está começando a sentir as possibilidades de uma nova faixa de público - a de música erudita.
Isto explica a edição do elepê do pianista vietnamita Dang Thai Son interpretando 19 valsas de Chopin.
Há algumas semanas, dentro da série "Concertos para o Povo", Dang Thai Son esteve no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, apresentando-se como solista da Sinfônica do Paraná, regida por Oswaldo Colarusso.
Foi um concerto de grande repercussão - incluído com destaque dentro do roteiro que Thai Son cumpriu no Brasil, país em que veio pela quarta vez, quando, justificando seu interesse por se apresentar em várias cidades, inclusive Curitiba, lembrou que "o público sempre é quente, muito quente. Talvez porque o Brasil seja um país tropical. Nós orientais, somos sempre muito fechados. Vocês são exatamente o contrário".
Dang Thai Son se notabilizou após chegar ao primeiro lugar do importante Concurso Chopin de Varsóvia - 11 anos atrás - frente à seu colega Ivo Pogorelich. Uma polêmica vitória que dividiu o público e levou a pianista Martha Argerich, membro do júri, a realizar um protesto público pela derrota do preferido. Lembrando o incidente - que teve ampla repercussão no meio musical - Thai Son admite: "As pessoas tem gostos diferentes".
Aos 35 anos, aluno desde os cinco anos do Conservatório de Hanói, Dang Thai Son teve seu aprendizado ouvindo discos e bombas na escalada da guerra do Vietnã. Mas quando os bombardeios americanos aumentaram, sua família fugiu para Xuan Phu, uma cidadezinha nas montanhas da província da Habac. "Era muito difícil se chegar até lá, porque as rodovias e ferrovias tinham sido destruídas. Meu piano era levado por búfalos e por "Do", um barquinho a remo".
Há 14 anos sem voltar ao Vietnã, Dang Thai Son tem agora uma abertura no Brasil - e para o qual contribuiu a edição deste seu primeiro disco.
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