Um clássico encontro de dois saxofonistas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de fevereiro de 1985
Dentro do pacote de excelentes discos de jazz que editou em 1984, a Barclay incluiu algumas preciosidades que há muito os jazzófilos aguardavam. Entre estas, "Straight Ahead", histórica sessão que reuniu o saxofonista Oliver Nelson com outro virtuose do jazz, Eric Dolphy (Los Angeles, 20-6-1928 - Berlim, 29-6-1964), um dos maiores executantes de sax alto, clarinete e flauta da história do jazz.
Oliver Nelson (Saint Louis, 4-6-1932), estudou piano e, mais tarde, saxofone, integrando vários grupos importantes (embora pouco conhecidos no Brasil), como os de George Hudson (1947/48), Nat Towles (1949), Louis Jourdan (1950/51), Erskine Hawkins, Wild Bill Davids e, por último Quincy Jones (1960) e Count Basie (1961).
Foi, entretanto, como arranjador que Oliver Nelson se destacou nos anos 90, embora não tivesse deixado de fazer alguns discos históricos, especialmente na Prestige, entre os quais "Meet Oliver Nelson", "Takin'Care of Business" e, mais tarde, "Nocturne".
Seu encontro com Eric Dolphy, um dos mais originais saxofonistas dos anos 50 e que trabalhou com grupos de instrumentistas de vanguarda jazzística como George Russel (1961) e, especialmente, John Coltrane e Charlie Mingus, teria que resultar num momento antológico. E isto aconteceu quando somados a Nelson e Dolphy, o piano de Richard Wyands, o baixo de George Duivier e a bateria de Roy Haynes resultou a gravação deste "Straight Ahead" no qual cinco das seis composições são do próprio Oliver - "Imagens", "Six And Four", "Mama Lou", "111-44" e "Straight Ahead". Apenas "Ralph News" é de Milt Jackson, composição originalmente gravada pelo Modern Jazz Quartet no lp "Concorde" (Prestige/Barclay, também editada no Brasil no ano passado).
Um excelente lp de jazz. Indispensável aos que pretendem conhecer o melhor gravado nos anos 50.
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