Utrabo, uma banca-cult para o melhor das HQs
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de abril de 1990
O músico e ex-globe trotter - com andanças pela Europa e três anos de vivência na Espanha, Francisco Utrabo, 30 anos, integrante do grupo de rock Os Apóstolos, parte para nova experiência: inaugurou há duas semanas um banca de jornais e revistas com mil bossas (Rua Visconde do Rio Branco, 1381). Informadíssimo sobre histórias em quadrinhos para adultos, fã do bom cinema e música, ao lado de sua encantadora esposa, a bailarina e atriz Mitie Taketai (no elenco do musical infantil "Alice no País das Maravilhas", Auditório Salvador de Ferrante, a partir do dia 14), Utrabo quer fazer a primeira "banca-cult" da cidade.
Para tanto, pretende criar uma carteira especial de clientes para fornecimento de edições importadas de livros e revistas especializadas e publicações que normalmente não chegariam a Curitiba - como "Down Beat", "Moelody Maker", "Cachiers du Cinema", "Studio", etc. O problema inicial está em conseguir a distribuição destes títulos, que normalmente só são encontrados em (poucas) livrarias do Eixo Rio-São Paulo.
Utrabo já trouxe para a sua agência um amplo catálogo de clássicos em HQ, nacionais e estrangeiros, para atender solicitações de interessados. Para tanto, passou a representar a Devir Livraria, de São Paulo, que edita, inclusive, um interessante house organ, o "Recado", que serve como uma espécie de aperitivo do que há de mais up to date em termos de comics nos Estados Unidos e Europa. Entre as publicações internacionais que podem ser adquiridas através da Itiban/Devir, estão os recém lançados "Lone Wolf and Cub", de Koike e Kojima; "Badger", de Mike Baron e Steven Buttler; "Nexus", também de Baron - mas em colaboração com Hugh Jaynes e as "Deastar" e "Grimjack".
Sonoramente, Utrabo também está a toda! Com seu grupo Os Apóstolos, está concluindo a gravação da fita-base para um elepê, trabalho com arranjos de Ricardo Saporski e registrado em seu estúdio. O lançamento ficou congelado, pois o plano Collor tirou os patrocinadores. Mas em fita, já é possível ouvir o som de Utrabo e seus apóstolos.
Enviar novo comentário