Em todas as rotações...
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de maio de 1978
1 - Sem dúvida os diretores de marketing da Sigla/Som Livre são executivos competentes. Estão sempre tomando o pulso do mercado e sentindo as possibilidades mais comerciais. Assim, ao lado das trilhas sonoras das telenovelas que, tranqüilamente, estão entre os discos de maior vendagem, outras séries, feitas especialmente para o consumo. Uma destas jogadas estratégicas é a reunião de sucessos da música romântica de diferentes países. O primeiro lançamento foi com "standars" italianos, de fácil assimilação e agora sai "Je T'aime" (Som Livre, 404.7099, abril/78), onde o produtor Toninho Paladino, reuniu interpretes como Charles Aznavour ("Que C'est triste Venise"), Jacqueline François ("Un Jour Tu Verras"), Michel Polnareff ("La Poupeee Qui Fait Non"), Françoise Hardy ("Tous Les Garçons Et Les Filles"), Gilberto Beeau ("Au Revoir"). Sacha Distel ("Que Reste T'll De Nos Amours"), Mireille Mathieu ("La Derniere Valse"), Jean Sablon ("J'Atendrai") e Edith Piaf, ("Hynne A L'Amour"), entre outros, Um disco de fácil comercialização.
2 - na mesma linha de consumo, para quem gosta de música suave digestiva é "Try A Little Tenderness"( Chantecler/Telefunken), onde a orquestra The Magic Strings, com arranjos e regência de Norman Candler, reuniu um belo repertório, incluindo desde temas cinematográficos inéditos como "Bilits", do filme de George Hamilton, até "Feelings" de Morris Albert e passando por "Nancy (With The Laughlin Face) ( Van Heusen-Silvers), um antigo êxito de Sinatra.
3 - Formado há 10 anos, o grupo vocal Os Atuais mostram uma diversificação de repertório no lp "Cada Vez Mais Atuais" (Chantecler/Rosicler), com versões de foxes, ié-ié ("Meu Sonho", "Hey Baby") até marchas ("Estou Amando Voce") e sambas ("Não Chora Morena"). Produção da Vilacir Leal.
4 - Dois artistas de origens centro-americanas, que fizeram sucesso no inicio dos anos 60, estão reaparecendo em nostálgicos alguns: Herb Alpert, hoje prospero dono de uma das mais sofisticadas etiquetas da Califórnia, a frente de sua Tijuana Brass, fazia no principio da década passada um som digestivo, dançante numa espécie de "discotheque", mais saborosa, com temas que variavam desde "This Guy's In Love With You" até "Brasília". Pois os "standard" de Herb Alpert estão retornando, em discos da Odeon/ A& M, que lançou há pouco o volume 2 de "Herb Alpert & The T. J. B. Greatest Hits", incluindo até uma adaptação de "A Banda" (Chico Buarque). Já Trini Lopes (Dallas, Texas, 1937), estourou cantando "La Bamba" (Ritchie Valens/Bob Keene), tem colecionado muitos digestivos sucessos, em inglês e espanhol. Em "Trini Lopes Y Su Alma Latina" (Continental 3-45-404-005, março/78), com arranjos e regência do competente maestro Don Costa (um dos prediletos de Frank Sinatra), também produtor, Trini canta apenas em espanhol, musicas como "Si Tu No Estas"(Roberto Figuerea), "Bequita Rica" "Como Quiero Yo", "Amor Sin Ti", "Ya Veras", "Te Encontre" e "Barre Barre Barrendero", todos de Guilherme De Anda.
5 - Vamos há alguns registros hoje, sobre lançamentos em compactos, simples ou duplos, que embora não tenham a mesma repercussão dos elepes, especialmente em termos de promoção, merecem serem divulgados. A Chantecler, por exemplo, extraiu um duplo do ultimo lp do grupo Diplomatas do Samba, com quatro sambões da pesada: "Hora da Partida", "A Rua Onde Ela Mora", "Caiu Garôa" e "Pra Quem Não Tem Amor", A cantora Giane, que esteve na semana passada na cidade, apresentando-se em restaurantes dançantes, com um simples em que estão mais duas versões: "Onde Estão Teus Olhos Lindos" e "Diga Que Sim", Silvio Brito, já na Phonogram, tem entretanto um último CS pela Chantecler, com "Eu Cantarei" e "Cantilena", esta de autoria de Laerte Freire. Um novato que estréia: Paulo Alexandre, cantando "Vem Valsar Com O Papá" e "Verde Vinho" (uma versão portuguesa de "Griechisner Wein").
6 - A Continental extraiu do lp de Mita, um compacto duplo com as quatro musicas que ve com melhores perspectivas comerciais: "Som , Amor", "Trabalho e Progresso", "Ao Vivo Com Você", "Vida Linda" e "A Beleza de Um Dia Melhor". Todas do próprio Mita. Cornelius, uma espécie de Ney Matogrosso do grupo Made In Brasil, ensaiando carreira solo: em produção de Sidnei Santoro, fez um compacto na Continental com "Eu Perdi Seu Amor" e "Não Consigo Te Esquecer", ambas de Paulinho Camargo, Quinteto Ternura, passa para a Continental e começa gravando "Simão Pedro (Humberto Silva) e "Linda Manhã" (Lincoln Olivetti - Ronaldo). Já Rosemary, ataca com "Sem Saber Eu Fui Feliz" (Mauro Motta - Eduardo Ribeiro) e "Solidão" (Robson Jorge - Rosemary). E uma estréia: Nenéo, cantando suas musicas "Ponta de Faca" e "Estou Dizendo Adeus".
7 - A RGE investindo suas composições "Calado", "Rua da Luta" e "Pecado". Leila Silva, ex-Chantecler, vem agora em compacto duplo na RGE, com "Murmurando", "Chorinho na Maternidade". "Não Sabemos" e "Flor Amorosa" - este o clássico de Catulo/Joaquim Antonio da Silva Calado. Já uma certa Rose, estreia em CS. Cantando com "Eta Dor" (Diomedes) e "Assim Não Dá", Roberto Leal, "o portuguesinho" que é um dos campeões de vendas da etiqueta, num CD, cantando "Terra da Maria", "Canta Contente", "Menina Atrevida" e "Meu Povo Cantando". Outros compactos da RGE: um disco comemorativo a conquista do título de campeão pelo Corintians, com "Timão Maravilha", e "Mulher Corintiana", este de Odair Cabeça de Poeta. O grupo I Santo Califórnia, com "Io Qualche Anno In Piu" e "Gabbiano" e Roberta Kelly, depois de "Zodiac", ataca com novo sucesso astral: "I'm Sagittarius", tendo de outro lado "Love Power".
8 - Um dos aspectos que fazem com que os compactos não mereçam ser desprezados, é que muitas vezes eles representam o ponto inicial na carreira de novos artistas. É o de Carlos Randall, lançado pela Tapecar, cantando musicas próprias ("Com A Mesma Moeda") ou parcerias com Lindomar Castilho ("Não Interessa Seu Passado", "Quando Você"). Na mesma linha daquele goiano, de uma faixa especifica do mercado. E Paulo Bob, em compacto simples, da Tapecar, canta uma valsa ("Mariley"), acoplado a marcha-campeira "Cavalo Baio". O Saragossa Band, retorna com "I Like It" e "Bid Bamboo", para ser curtido em "discotheques".
9 - Pela Phonogram, um punhado de compactos, alguns bastante estimulantes. Por exemplo, um histórico registro de Milton Nascimento e Chico Buarque cantando, juntos, "Primeiro de Maio" e "O Cio da Terra". Ou o Quarteto em Cy, com "Plataforma" (João Bosco - Aldir Blanc) e "O Rancho da Goiabada". Jair Rodrigues, em CD. Canta os sambas enredo-78 da mangueira, Portela, Beija, Mangueira e Rosa de Ouro (SP). Para quem curte pop uma coleção de oito compactos da série "Rock'n "Roll", com grupos como Moxy, Rabbitt, Graham, Parker & The Rumour, Dwight Twilley Band, City Boy, Hearbreaks e Krazy Kat. Já a série Discoteca, também em compactos duplos, apresenta conjuntos como The Dells, cantoras como Claudia Barry e sucessos avulsos como o arranjo incrementado feitos para "Summer Place".
Tags:
- Aldir Blanc
- Au Revoir
- Chantecler/Rosicler
- Charles Aznavour
- Chico Buarque de Hollanda
- CS
- Don Costa
- Edith Piaf
- Flor Amorosa
- Françoise Hardy
- Frank Sinatra
- George Hamilton
- Greatest Hits
- Herb Alpert
- In Love With You
- Jair Rodrigues
- Je T
- João Bosco
- La Bamba
- Lincoln Olivetti
- Lindomar Castilho
- Made In Brasil
- Mauro Motta
- Meu Sonho
- Milton Nascimento
- Mireille Mathieu
- Morris Albert
- O Cio da Terra
- O Rancho da Goiabada
- Os Atuais
- Paulinho Camargo
- Pela Phonogram
- Ponta de Faca
- Primeiro de Maio
- Roberto Leal
- Robson Jorge
- Rosa de Ouro
- Sacha Distel
- Sigla/Som Livre
- Silvio Brito
- Som Livre
- The Dells
- This Guy
- Tijuana Brass
- Toninho Paladino
Enviar novo comentário