Goethe mostrará o bom cinema feito para TV
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de março de 1990
Assumindo a direção do Goethe Institut de Curitiba há poucos meses, a professora Birgit Muhlhaus vem realizando um ótimo trabalho. Simpática, competente e experiente - vem de 7 anos de atividades em Buenos Aires, onde deixou grandes amigos e um positivo saldo de trabalho - Birgit começa agora a agilizar o calendário de atividades da instituição, por sinal com uma dinamização cada vez maior em sua área didática (todas as vagas oferecidas para o ensino de alemão neste semestre foram preenchidas em poucos dias).
Assessorada por Vera Lucia, coordenadora da área cultural, Birgit começa o calendário de eventos culturais do ano com uma promoção realizada em colaboração com o Museu da Imagem e do Som. O Pequeno Espaço Dramático na Televisão.
Entendendo o trabalho que Valêncio Xavier, diretor do MIS-PR e experiente homem de televisão vem fazendo, Birgit optou pelo Museu da Imagem e do Som para co-promover esta amostragem de cinco filmes produzidos pelo ZDF - Segundo Canal da Televisão da República Federal da Alemanha, que desde os anos 70 vem realizando a série Das Kleine Ferhshpiel - um laboratório para a inovação, com filmes de realizadores estreantes "que procuram romper os limites de gênero, classificação e categoria, como também de nacionalidade" diz Birgit, acrescentando que duas produções realizadas no Brasil por Jorge Bodanzky - "Iracema - uma transa amazônica" e "O Tercerio Milênio" (este em colaboração com Wolf Gauer) foram co-produzidos pelo ZDF para esta série.
xxx
Durante 3 dias (20 a 22 de março, 20h, auditório do Goethe Institut, Rua Reinaldino S. De Quadros, 33) serão exibidos, em programas duplos, cinco exemplos da produção independente que se faz em colaboração com a ZDF - um dos núcleos que vem revelando novos talentos da cinematografia alemã. No dia 20, no programa intitulado flash back, "So Long Cowboy", 1986, 55 minutos, de Thomas Carle e "A Queda do Elefante" (Der Fall des Elefanten), 1986, 44', de Volker Anding. No dia 21, no programa fantasia, serão exibidos "A Silenciosa Makubra" (Der Laulose Makubra), 1981, 31', de Jochen Kuhn e "Os Legionários" (Die Legionare), 1985, 40', de E. El Malki e C. Dreher. Finalmente, no dia 23, em quinta geração, o filme mais longo da mostra - "Os Ociosos" (Tagediebe), 1985, 100', de Marcel Gisler.
Enviar novo comentário