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Aramis

O melhor de "Turandot"

A faixa de "operários" - como eles próprios se autodenominam, ou seja os apaixonados pelo bel-canto, continua a crescer. Seja no requinte do vídeo e do laser, agrupando os fanáticos pela ópera que dispõem de maiores rendimentos (e em Curitiba há pelo menos dois atuantes grupos, um deles liderado por José Moura Falcão) ou, mais modestamente, os que ainda ficam nos elepês convencionais. Maurício Quadrio, que há 15 anos deslanchava a operação "Quem tem medo de música clássica?" - ao lado de Marlos Nobre, maestro e compositor (hoje presidente da Fundação Cultural do Distrito Federal) tem sido uma das maiores alavancas para a difusão da ópera, com bem cuidadas edições feitas nas gravadoras em que tem atuado. Assim foi na Polygram, repetiu na EMI-Odeon e, hoje na CBS, orienta lançamentos especiais. Um exemplo é o elepê com a seleção de limelights de "Turandot" de Giacomo Puccini (1858-1924). Um elenco de primeira - soprano Eva Morton, tenor Waldemar Kmentt, baixo John-Paul Bogart, tenor José Carreras, soprano Katia Rocciarelli, baixo tenores Helmut Wildhaber e Heinz Zednik, mais os Meninos Cantores de Viena, com o coro e orquestra da Ópera de Estado de Viena sob a regência de Lorina Maazel. A ação da ópera "Turandot" transcorre na China, na cidade imperial de Pequim, em tempos lendários.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
12
05/03/1989

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