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Aramis

O violão de mestre Rodrigo

Poucas peças para violão são tão conhecidas como o "Concierto de Aranjuez", do espanhol Joaquim Rodrigo, 87 anos. Das mais modestas interpretações até a versão do Modern Jazz Quartet, esta peça tem sido intensamente gravada em quase todo o mundo, Entretanto, pode ser sempre reapreciada em novas interpretações. Seu autor, Joaquim Rodrigo, perdeu a visão quando tinha três anos, o que não o impediu de se tornar um dos maiores compositores espanhóis contemporâneos, além de respeitado crítico e professor na Universidade de Madri. "Concierto de Aranjuez" foi estreado em Barcelona, 1940, e desde então é obra das mais requisitadas no repertório de qualquer bom violonista clássico, em sua moldura de concerto para violão que abre com um brilhante Allegro, com espírito tão ensolarado quanto a própria Espanha, e que segue com um Adagio meditativo, que evoca um pátio tranqüilo ao crepúsculo, uma fonte correndo docemente em um canto, e o ar carregado de perfume de flores. Menos conhecido, mas igualmente marcante, outra obra de Rodrigo, "Fantasia Para Um Gentilhomem", de 1854, revive tradições e ao retornar às melodias e de dança do guitarrista setencista Gaspar Sanz, as apresenta de uma maneira ao mesmo tempo nova e sedutora. Exemplo instigante de como um compositor moderno pode absorver e enriquecer antigos idiomas, "Fantasia Para Um Gentilhomem" tem uma nova gravação com Eduardo Fernandez, acompanhado pela English Chamber Orchestra, sob regência de Miguel Gomez Martinez. Executando as duas peças de Rodrigo, Fernandez e a English Chamber Orchestra trazem também neste belo disco (London/Polygram, digital) o concerto para violão nº 1, opus 99, de Marcio Castelnuovo Tedesco (1895-1968). Judeu italiano, nascido em Florença, Castelnuovo emigrou em 1939 para a Califórnia, tornando-se norte-americano naturalizado. Quando morreu, há 19 anos, numerosas músicas de filme e um "Nocturne In Hollywood" ficaram em seu legado. Era, como Rodrigo, um especialista na arte de decantar velho vinho em novas garrafas. Este Concerto para Violão, na execução de Eduardo Fernandez, composto em 1939, desperta atenção pelo uso sutil que faz de expressões folclóricas, inteligentemente repensadas e trabalhadas.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
7
05/07/1987

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