Sabino na Record
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de setembro de 1976
A partir de amanhã, as rádios de toda a região Norte/Noroeste do Estado - bem como as televisões que atingem aquela ampla parte do Estado, passarão a veicular uma campanha de utilidade pública. Com jingles e filmes, se tentará motivar os agricultores para a necessidade de conservar os solos de suas propriedades, combatendo a erosão. A campanha será patrocinada pelo Bamerindus, que através da Umuarama Publicidade já reservou uma verba de Cr$ 3.500.000,00 para esse meritório projeto, atendendo a solicitação do governo, preocupado em criar uma "consciência conservacionista" na população rural.
Desde o início da semana, os artistas João Osório Brzezinski e Fernando Calderari encontram-se em Campo do Mourão, instalando o monumento comemorativo ao Programa Nacional de Conservação de Solos, que o ministro Alysson Paulinelli, da Agricultura, lançará amanhã aqs x 0,30 horas. O ministro Paulinelli - que faz agora a sua nona visita ao Paraná neste ano - desembarca amanhã em Londrina, seguindo para Alvorada do Sul, onde inaugura um graneleiro Sábado, no lançamento do chamado "Prosolo", o ministro da Agricultura lembrará alguns números significativos com relação à gravidade da erosão rural: na região Norte-Noroeste, numa área cultivada de 2.500.000 hectares, há uma média de erosão de 100 toneladas de terra por hectare/ano, o que totaliza 250 milhões de toneladas de terras que são levadas anualmente, para os rios e provocando o açoreamento nos rios Iguaçu e Paraná, o que, a médio prazo se refletirá nas hidrelétricas, inclusive na futura Itaipu.
Da área agrícola, outra informação: quando os técnicos pesquisaram a melhor espécie de semente de trigo para aumentar a produtividade no Paraná concluíram que as de origem mexicana poderiam oferecer até uma capacidade de dois mil por hectare. Agora, ao ser feita a primeira colheita das 280 mil sacas das espécies "Inia", "Tanuri" e "Jupateco", importadas pela Café do Paraná, as mais otimistas previsões foram ultrapassadas: a produtividade por hectare.
Enviar novo comentário