Love story mail art
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de setembro de 1983
SER irmão de Juarez Machado não ê fácil. A voltagem criativa do catarinense que se universalizou em sua arte faz com que as comparações sejam feitas. Felizmente, Edson, mano mais moço de Juarez, soube entender a genialidade familiar e procurar o seu próprio caminho.
Como o irmão, veio estudar em Curitiba há alguns anos. Só que depois de receber o canudo de papel da Escola de Música e Belas Artes preferiu ao invés da loucura metropolitana carioca, a placidez de sua cidade natal, Joinville. Mas foi o primeiro diretor da Casa da Cultural.
xxx
Amanhã á noite, na galeria municipal de Arte Victor Kursnacew (Rua Dona Francisca, 800, Joinville), Edson inaugura uma mostra original:
"Uma História de Amor-Mail Art". Dois anos de correspondência com sua bem-amada Aiga Schrnidt, hoje sua esposa, valeram mais de 50 envelopes transformados em exemplos da mail art forma já experimentada, em outros lugares, por artistas como Marcel Duchamp, Ray Johnson, Raushenberg, Andy Warhol. Só que Edson procurou um estilo muito pessoal.
- "Quase sempre os desenhos, mais os selos, datas e outras interferências, refletem o conteúdo das cartas e do nosso interior, formando uma vitrine de nossos passeios, conversas, sonhos".
Nenhuma das obras está à venda pois integram uma original coleção particular, mas todos os trabalhos foram democraticamente manipulados pelo complexo sistema postal, ou seja, carteiros, funcionários, máquinas, meios de transporte, computadores. tratados internacionais, etc.
Artista com uma boa vivência nos últimos 5 anos, várias exposições e alguns prêmios, Edson diz a respeito de sua "mail art":
- "São estes envelopes que marcam o início de uma história, mostradas agora ao público, já que as palavras e gestos terão continuidade na essência deste grande amor,,.
Enviar novo comentário