Login do usuário

Aramis

Os lps dos sucessos do momento. Apenas!

Dentro de nossa visão jornalística de informação fonográfica, procuramos sempre registrar os lançamentos na base de sucessos comerciais, pois entendemos como válida a preocupação das gravadoras em fornecerem a uma imensa faixa de público de menor poder aquisitivo lps com músicas que, por motivos vários, se destacaram na preferência popular. Evidentemente que tais produções devem se encaradas apenas como produtos de fácil comercialização, de lançamento passageiro: dificilmente um disco que reúne diferentes intérpretes ou músicas de várias tendências supera a faixa dos 90 dias. Isto é, vende o que tem que vender rapidamente dá lucros imediatos ou vai para as liquidações, não merecendo permanecer em catálogo, como as gravações artisticamente importantes. Assim, apenas a guisa de roteiro a quem se interessar possa, eis os últimos lançamentos nesta linha de produções. POP PARADE (RSQ/Phonogram) Diferentes grupos ou instrumentistas da etiqueta RSQ, uma das representadas no Brasil pelo grupo CBD/Phonogram, aqui desfilam: The Bee Gees ("Elisa" e "Saw a New Morning"), Blue ("Red Light Song ", "Kiss The Children" e "Little Jody"), Rick Grech ("Second Generation Woman"), West, Bruce & Laing ("Shifting Sand" e "The Doctor"), Eric Clapton ("Badge") e Derek and The Dominos ("Presence of the Lord"). O destaque desse lp é para "Were's North de Galt Gentlemen of Verona", musical inspirado na peça de Shakespeare, sucesso no último verão nos palcos de Londres e que mereceria ser editado, integralmente, no Brasil. SUCESSOS DE OURO - Internacional (Polyfar/Phonogram) Com algumas faixas repetidas de outros lps - como Elisa com The Bee Gees, e Red Light Song com Blue, aqui estão outros grupos jovens ou vocalistas, em seus sucessos mais recentes: Sampshon & Deliah (You Bring The Tears), Joe Simon (River), New York City (Quick Fast In A Hurry), Shep Tone & Dibbens (Shady Lady), Roger Daltrey (Thinking), The New Seeker (You Won't Find Another Fool Like Me), Lighthouse (Pretty Lady) e All Wilson (Show And Tell). Dois destaques: James Brown em Sexy, Sexy, Sexy e, muito especialmente, a sensível Petula Clark em Serenade of Love, meio perdida entre tantos ruídos onomatopaicos e guitarras estridentes. TÁ TUDO AQUI (Premier/RGE/Fermata, 307-3203) Capa deste lp já é sintomática: uma garota e dezenas de lps nas mãos. E numa mistura nacional-estrangeira, aparecem neste disco desde "Eu Quero" (Sérgio Bittencourt) na voz de Reginaldo Pessoa (?) até "No More Troubles" (Sharif Dean) com Cherish & Tim (?), passando por músicas italianas (Tu Nella Mia Vita), versões (Vai... Não Olhe Prá Trás) e até um Samba de Paulista" (Ciro Aguiar-Katia Maria) interpretado por um certo grupo intitulado "Sambas Reunidos". TOPS HITS (O Vôo do Sucesso) (Young/RGE/Fermata 304-0041) A marca da Varig na contracapa e o título do lp podem dar a impressão de que se trata de uma seleção das músicas normalmente ouvidas a bordo dos aviões daquela empresa aérea. Mas se isto acontece, só os jovens é que estão gostando da seleção musical que a Varig está apresentando em seus vôos, pois apesar de alguns momentos de romantismo, esta é uma seleção pesada - mais própria para uma festa de adolescentes do que um vôo que exige uma música tranqüilizante - como a Transbrasil sabe mostrar em seus jatões. Eis a turma selecionada: Sweet Henry (?), The Uniques (?), Blue Tatto, American Breed (?), Bad Bascomb, One G. Plus Three, Shakey Legs, Neon, Eddie Jason, Gary St. Clair e Styx. Um único nome conhecido: BJ. Thomas, o sensível cantor de "Raindrops..." aqui com a canção "Too Many Irons". FLASH BACK (Premier/RGE/Fermata, 307.3198) A nostalgia e a comercialização dos anos 40/50 fazem com que os antigos sucessos de Bill Halley, Presley, Sedaka e outros reapareçam em todos tipos de produções. Como neste lp onde estão os hits dos anos 50; "Rock Around The Clock", "Bye Bye Love", "Oh Carol", "At The Hop", "All Skool Up", "Sixteen Tons", "Diana", "Stagger Lee", "Jailhouse Rock", "Move It", "Great Balls Of Fire" e "It's Only Make Believe". OS SUPER QUENTES E OS SUCESSOS (CBS, 104288, maio/74) Neste oitavo volume da série produzida por Mauro Motta e Rossini Pinto, o anônimo grupo a quem a CBS chama "Os Super Quentes", apresenta 10 versões, um bonito samba de Antônio Carlos/Jocafi (Teimosa) e uma composição do produtor Mauro Motta (em parceria com Renato Barros): "Não Vou Deixar Você Sair". Entre as versões, estão músicas de Kris Kristofferson (A Song I'd Like to Sing), aqui transformada em "Não Quero Amar Ninguém". Kris é agora ator de cinema: há duas semana foi visto com o hippie Elmo do filme Amantes em Veneza (Blume in Love, 73, de Paul Mazursky) e é o Billy "The Kid" na última versão cinematográfica sobre o famoso gunfighter, dirigido por Sam Peckinpah. SOS (Odeon Sparlophone, SPBA 13036) Com um anônimo grupo chamado Band It, este Son Orlando Silveira oferece músicas estrangeiras feita por americanos e brasileiros. Pois é: Pedrinho (?) intitulou sua faixa de Big Splash, Fernando Adour chama sua música de "The Age of Love" e Nivaldo Duarte também apela: "Quesars". Só Jota Sandoval/Carvalhinho foram sinceros: a última faixa do lado 2, que leva a assinatura da dupla, chama-se "Quem Sabe, Sabe". Quem sabe?
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal do Espetáculo
16
19/06/1974

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br