Trilhas sonoras
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de julho de 1976
Gravadora constituída exclusivamente de capital nacional, enfrentando terríveis problemas - mas, graças à uma direção organizada conseguindo sobreviver e se impor no mercado nacional, a Copacabana preocupa-se em ter um catálogo comercial, capaz de permitir enfrentar os seus grandes compromissos comerciais. Isso explica o lançamento de elepês-marketing, capazes de obterem fácil colocação. Se mesmo as poderosas multinacionais (CBS, RCA, Odeon, [Phonogram]) utilizam esta comercial fórmula de abarrotar as lojas com elepes-colchas-de-retalho, reunindo trimestralmente as músicas que, por razões diversas, foram impostas ao gosto do público, é perfeitamente natural que as fábricas nacionais também apelem para este esquema. Assim, temos "Temas de Supernovelas" (Copacabana, SOLP 40692, julho/76), as faixas de lançamentos das diversas representadas da Copacabana que tiveram a sorte de serem escolhidas para as "sound tracks" das telenovelas, garantindo com isso a ascensão às paradas.
Mas como nem todas as músicas pertencem, em seus registros originais, a etiqueta, a solução é aproveitar as músicas e gravá-las com outros artistas. Assim, o original de "Dolannes Melodie" (P. de Senneville/O. Toussaint), que no pistão de Jean-Claude Borelly, se ouviu durante mais de seis meses, como o tema de Vilminha em "Pecado Capital", vendeu nos 2 primeiros meses de 76 mais de 400 mil cópias, praticamente garantindo as finanças da Som, neste período difícil de vendas. "Moça", de Wando (também do grupo Som, gravando na Beverly), ganhou muito com o aproveitamento na mesma "Pecado Capital". Em compensação, temas de Paulinho da Viola ("Pecado Capital") e Martinho da Vila ("Você Não Passa de Uma Mulher") são defendidos neste lp-marketing da Copacabana, por um misterioso grupo chamado "Os Maneiros". O tango "El Dia Que Me Quieras" (Gardel/ Leo Pera), que também aparecia naquela telenovela, ganha aqui uma açucarada interpretação da "Orquestra América Romântica".
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