Bluesmen, o canto que vem de longe
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de julho de 1986
O que é um Bluesmen - palavra que se aplica melhor do que ninguém a B. B. king?
Edmar Pereira, numa pesquisa bem objetiva, resumiu a questão num texto que merece transcrição: "Bluesman, como se pode descobrir em qualquer dicionário musical, é um título que tem muito mais a ver com a pessoa do que com o tipo de música que ela interprete.
É, assim, muito mais o porta-voz, o guardião de uma cultura. surgido como uma extensão das tradições que os negros importados como escravos trouxeram da África para a América do Norte, o blues é uma estrutura musical que serve para expressar mais do que as emoções ou lamentações, os blues tornavam-se uma espécie de segunda linguagem para cada jovem negro. Linguagem que se praticava tanto nas plantações de algodão quanto no coro das igrejas. E era como menino de coro que um pretendente a bluesman iniciava sua carreira. Do coro, passava ao que se chamava "pagamento de dívidas", ou seja, fazer os trabalhos que os outros recusavam.
Quando aguentava tanto tranco tornava-se finalmente um bluesman: tinha o "direito" de cantar suas impressões sobre o mundo que o cercava, sobre sua realidade. Que obviamente não podia ser alegre, o que explica o significado de blues (tristeza). ao chegar à cidade mais avançada, o bluesman transformava-se numa espécie de filósofo e professor musical. Cantava em geral a história de sua própria vida, tentando alertar os ouvintes quanto aos erros que houvesse cometido para que servissem como exemplo. A comercialização acelerada da música mudou esses rumos assim como praticamente suprimiu os bluesman mais autênticos.
B. B. King é, também um fenômeno de sobrevivência que soube se aliar a novas correntes sem perder sua linguagem original".
Tags:
Enviar novo comentário