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Aramis

As performances da polivalente Laurie

"Big Science" passou desapercebido. Já "Miss Hearbreaks" teve alguma repercussão. Afinal, aquela voz diferente dizendo versos de um poeta maldito como William Burroughs não poderia passar em brancas nuvens. Assim, muita gente se ligou a Laurie Anderson - cantora-compositora - criadora da mesma voltagem da alemã Nina Hagen que, na época, explodia com seus uivos & suspiros demolidores. Agora, reconhecida em explosão energética, Laurie Anderson tem simultaneamente a estréia de seu filme "Home of the Brave" nos Estados Unidos, a trilha sonora editada também no Brasil (WEA, junho/86). Independente de algum distribuidor se interessar pela importação deste filme, assim como a trilha de "Under The Cherry Moon", o filme dirigido, interpretado e musicado por Prince aqui chegou no mês passado, também podemos curtir o magnífico trabalho musical-cinematográfico de Laurie Anderson, artista que melhor encarna um adjetivo que começa a se tornar modismo: performance. Isto porque ela integra, diverte e desafia o público com suas apresentações. parte compositora, parte cômica, mistura sons, pequenas estórias, sonhos, slides, filmes e música, criando ilusão. Assim a sua carreira tem sido múltipla (pintura, escultura, composição, poesia, fotografia) e, agora, cinema - com "Home of the Brave", na qual ela criou a música (e imagens) a partir de fontes diversas e originais. Assim, ouvindo-se as faixas deste álbum intrigante/instigante sentimos a fusão de instrumentos convencionais - bateria, guitarra, flauta, saxofone e teclados - com numerosos instrumentos de percussão, além do aparato eletrônico que se tornou uma das marcas registradas de seu trabalho: Vocoder (sintetizador que divide e multiplica a voz em acordes), synclavier (sintetizador digital), harmonizer (processador digital com uma amplitude de diversas oitavas) e sintetizadores diversos são usados inteligentemente. A isso, naturalmente, deve ser juntado (nas imagens) slides, facas, garfos, blocos de madeira, sinos, sons animais alterados eletronicamente, vocais em espanhol, francês e japonês - letras provenientes das mais diversas fontes.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
4
06/07/1986

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