Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Quinteto Armorial

Quinteto Armorial

Retratos musicais de Francisco Mario

Francisco Mário não é apenas um dos irmãos de Henfil. O irmão de Henfil, revolucionário, exilado por anos na Europa e que foi lembrado na letra de "O Bêbado e o Equilibrista" (João Bosco/Aldir Blanc) é outro. Chico Mário, embora também um homem de grande presença política, nunca deixou o Brasil. Trocou, isto sim, uma carreira das mais bem pagas na área da informática para se dedicar a música, como violonista e compositor.

Os <<Cameratos>>

JOEL NASCIMENTO (Rio de Janeiro, 1937), bandolinísta, considerado pela crítica como o legítimo sucessor de Jacob Bittencourt, eleito pela revista << Playboy >> , em 1978 e 1979, como o maior instrumentista de cordas do País, começou estudando piano, passou para o acordeon, retorno ao piano, deixou-o pelo cavaquinho e, finalmente, em 1969, passou a estudar bandolim. Cinco anos depois (1974) já participava do acompanhamento de duas músicas gravadas por João Nogueira: << Braço de Boneca >> (João Nogueira/Paulo Cesar Pinheiro) e << De Rosas e Coisas Amigas >> (Ivor Lancellotti).

Balé paulista

Desde 1962, quando o embaixador Paschoal Carlos Magno realizou em Curitiba o I Encontro Nacional das Escolas de Dança, existe um público fiel aos bons espetáculos de balet. Um público interessado e exigente que aplaude entusiasticamente - seja Dame Margot Fonteyn, seja a curitibana Jacira Amaral, primeira bailarina do Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra, uma das destaques na recente temporada do Corpo de Baile. xxx

Em todas as rotações... Em todas as direções...

1- Uma boa oportunidade para comparar dois estilos, de uma mesma raiz: a Orquestra Armonial, sob direção do maestro (e violinista cussy de Almeida) no lp "Gavião", terceiro que faz na Continental, com composições de Cussy, Jarbas Maciel, José Tavares de Amorim, Benny Workoff e Guerra Peixe. O Quinteto Armonial ("Aralume", Discos Marcus Pereira), temas próprios ou recolhidos do folclore, por Antônio José Madureira. Os dois grupos o - o quinteto e a orquestra, são do Recife e tem suas origens no Movimento Armorial, idealizado pelos romancistas e teatrólogos Ariano Suassuna.

O exemplo do Banorte

A apresentação do Quinteto Violado (dia 10, auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, 21 horas) tem um aspecto significativo: patrocinado pelo Banco Nacional do Norte, aquele grupo de música nordestina está fazendo uma nova excursão ao Sul, trazendo as canções, o folclore, a cultura popular da região em que a organização financeira Banorte tem o seu suporte.

O brasileiros som dos Violados

O Banco Nacional do Norte não poderia encontrar melhor maneira para mostrar que, como diz a sua publicidade, é um amigo na praça. Patrocinando a excursão do Quinteto Violado a cinco importantes cidades do Sul, o Banorte ofereceu oportunidade de uma grande faixa de espectadores conhecer musicas representativas da cultura popular do Nordeste, na interpretação de um grupo de instrumentistas que há cinco anos vem desenvolvendo um trabalho da maior validade.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br