Roberto Gervitz
Quando a energia supera as deficiências físicas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 11 de abril de 1990
"Meu Pé Esquerdo" (lançamento nacional amanhã; pré-estréia em benefício da Legião Brasileira de Assistência, hoje, 20h30m, Cine Astor) não é o primeiro e, por certo, não será o último filme a mostrar o quanto pode a força de vontade, a coragem, a disposição de enfrentar as adversidades fazer pelo ser humano. Afinal, temos o exemplo contemporâneo de Stephen Hawking, que mesmo com doenças seríssimas se tornou um dos maiores cientistas contemporâneos e autor de um livro ("Uma Breve História do Tempo") que há meses está entre os mais vendidos. Sua vida, por certo, pode dar um belo filme.
Tags:
- Anne Bancroft
- Arthur Penn
- Cine Astor
- Cliff Robertson
- Dustin Hoffman
- Espíritos Indômitos
- Feliz Ano Velho
- Fred Zinnemann
- Helen Keller
- Legião Brasileira de Assistência
- Luís Mandoki
- Marcelo Paiva
- Marlon Brando
- Meu Pé Esquerdo
- Rain Man
- Ralph Nelson
- Roberto Gervitz
- The Men
- The Miracle Worker
- Uma História Verdadeira
A vida (e morte) de Joe, o dramaturgo, no cinema
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de fevereiro de 1989
Enquanto "Dangerous Liaisons", a segunda versão à tela do clássico romance de Pierre Chordelos de Laclos (1741-1803) abriu no último dia 10 o 39o. Festival Internacional de Cinema de Berlim - numa confirmação do talento do inglês Stephen Frears, finalmente reconhecido nos EUA, chega à Curitiba o seu polêmico "O Amor Não Tem Sexo" (Prick Up Your Ears), realizado em 1987 e que vem causando discussões em vários países - ao mesmo tempo que promove uma redescoberta da obra do dramaturgo inglês Joe Orton (1933-1967), biografado neste filme.
Tags:
- Alex Cord
- Bárbara Bruno
- Cine Luz
- Cláudio Marzo
- Cliff de Young
- Curto Circuito
- El Sur
- Feliz Ano Velho
- Fernando Solanas
- Folha de São Paulo
- Gary Oldman
- III Festival Internacional de Cinema
- Joe Orton
- Marcelo Marchioro
- Maurice Vaneau
- Murilo Salles
- My Beautiful Laundrette
- Nunca Fomos Tão Felizes
- O Amor Não Tem Sexo
- Olho Azul da Falecida
- Paulo Goulart
- Prick Up Your Ears
- Roberto Gervitz
- Sid Vicious
- Stephen Frears
- Teatro do Paiol
- Tucano de Ouro
- Vanessa Redgrave
Sem discussão, "Bird" é a melhor estréia da semana
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de fevereiro de 1989
Bastaria um estréia para fazer desta uma semana especial: BIRD. Depois de "Em Torno da Meia Noite" (Round Midnight, 1986, Bertrand Tavernier), era difícil imaginar um filme melhor sobre o mundo dos jazzistas.
Tags:
- A Hora do Pesadelo
- A Noite Nupcial
- Aleixo Zonari
- Barry Levinson
- Bertrand Tavernier
- BIRD
- Bom Dia
- Century Fox
- Charlie Parker
- Chico Alves
- Cine Plaza
- Cinemas de Curitiba
- Clint Eastwood
- Daniel Petrie
- Dino Bronze
- Don Ameche
- Elia Kazam
- Em Torno da Meia Noite
- Feliz Ano Velho
- Festival de Cannes
- FestRio
- Forrest Whitaker
- Fred Astaire
- Fronteira das Almas
- Gary Cooper
- George Cukor
- Ginger Rogers
- Hermano Penna
- Hong Kong
- Hume Cronyn
- James Horner
- Jessica Tandy
- King Vidor
- Mark Sandrich
- Martine Carol
- Max Ophuls
- Menahem Golan
- Michael Jackson
- Nasce Uma Estrela
- No São João
- O Amor Não Tem Sexo
- O Picolino
- O Regresso
- O Rei do Futebol
- O Retorno
- Oswaldo França Júnior
- OUTROS PROGRAMAS
- Paulo Thiago
- Peter Fonda
- Peter Ustinov
- Pierre Braunberger
- Richard Burton
- Robert Englund
- Roberto Gervitz
- Roger Rabbit
- Round Midnight
- Sérgio Bianchi
- Tom Cruise
- Top Hat
- Um Brasileiro
- Uma Cilada
- Vidas Amargas
- Wilford Brimley
- Yoram Globus
"No", do paranaense Duque, venceu no RioCine
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de agosto de 1989
Graças a remanescentes em vídeo no sistema VHS, realizados por integrantes da hoje extinta Turma do Balão Magico (frustrada tentativa de agrupar jovens cineastas e videomakers da cidade, que teve sua fase entre 1986/87), o Paraná acabou tendo uma presença, mesmo que tímida, na parte competitiva, em vídeo, do V RioCine Festival, encerrado sábado, 19, no Rio de Janeiro.
Altenir Silva (Bolinha), concorreu com seus vídeos "Morcego" (8 minutos) e "Os Agentes" (28 minutos), fotografados por Werner Schulmann, este autor de "Volk" (15 minutos), também em competição.
Tags:
- A Dama do Cine Shangai
- Altenir Silva
- Avenida Brasil
- Beto Brandt
- Betty Faria
- Bruno Barreto
- Campo Grande
- Caramujo Flor
- Cinemateca do Museu Guido Viaro
- Dede Mamata
- Dina Sfat
- Feliz Ano Velho
- Guilherme de Almeida Prado
- Guilherme Prado
- Idê Lacreta
- Ilha das Flores
- Isabel Ribeiro
- Ivo Branco
- Jorge Furtado
- Luís Carlos Barreto
- Marcos Breda
- Marcos Palmeira
- Memória Viva
- Nuno Cesar Abreu
- Octávio Bezerra
- Póstuma Cretã
- RioCine
- RioCine Festival
- Roberto Gervitz
- Romance da Empregada
- Ronaldo Duque
- Sol de Ouro
- Sol de Prata
- Tetê de Moraes
- Turma do Balão Mágico
- Valêncio Xavier
- VHS
- Walquíria Barbosa
- Werner Schulmann
"Bird" voa e chegam comédias e o terror
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de março de 1989
Lamentavelmente "Bird", de Clint Eastwood, a profunda biografia do saxofonista Charlie Parker (1920-1955), não resistiu a mais do que 7 dias em exibição no Bristol. Teve a mesma sorte (?) que "O Amor Não Tem Sexo", do inglês Stephen Frears, cinebiografia do dramaturgo Joe Orton (1937-1967), que também ficou apenas uma semana em cartaz. Pelo visto, o público não está sabendo prestigiar filmes importantes, de idéias e que mereceriam permanecer de duas a três semanas em exibição. E ainda os que apontam Curitiba como exemplo de cidade de público culto e civilizado...
Tags:
- A Hora do Pesadelo
- Carlos Alberto Ricceli
- Charlie Parker
- Cinemas de Curitiba
- Clint Eastwood
- Daniel Petrie
- Dean Stockwell
- Don Ameche
- Editora Nova Fronteira
- Estúdio Eldorado
- Feliz Ano Velho
- Fronteira das Almas
- Fronteiras das Almas
- Glória Pires
- Hermano Pena
- Hermano Penna
- Hume Cronyn
- James Caan
- Joe Orton
- Jorge Souza
- Mandy Patinkin
- Milton Nascimento
- O Amor Não Tem Sexo
- O Retorno
- O Sacrifício
- Paulo Thiago
- Policial do Futuro
- Roberto Gervitz
- Roddy McDowall
- Roger Donaldson
- Sérgio Bianchi
- SF
- Stephen Frears
- Steve Guttenberg
- Steve Miner
- Steven Spielberg
- Terence Stamp
- Túlio Mourão
- UIP
- Um Brasileiro
- Vale Tudo
- Wilford Brimley
- William Ragsdale
Cinema para ler
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de fevereiro de 1989
A bibliografia de cinema em português tem crescido, conforme aqui registramos na semana passada, em vários setores: biografias, ensaios e mesmo roteiros de filmes. Este último, pela sua própria especificidade, é ainda o que menos entusiasma os editores, pois só os que realmente se interessam por cinema - inclusive com sonhos profissionais de se tornarem roteiristas ou diretores - é que buscam volumes que tenham a transcrição de toda a parte escrita de um filme.
Um filme cubano, entre terror e a violência, são as estréias
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 08 de dezembro de 1988
Cinco estréias nesta semana que os exibidores chamam de "tapa-buraco", considerando-se que será na próxima quinta-feira o início da Operação Natal com as produções de maior apelo ao grande público e que permanecerão até meados de fevereiro em cartaz: "Uma cilada para Roger Rabbit" (Astor), "O Casamento dos Trapalhões" e, possivelmente, "Willow - A terra da magia".
Tags:
- Alan Bates
- Andrei Konchalovski
- Anne Bancroft
- Anthony Hopkins
- Auditório Brasílio Itiberê
- Banana Split
- Before Hollywood
- Black Edwards
- Bruce Willis
- Cine Astor
- Cine Guarani
- Cinemas de Curitiba
- Craig T
- David Jones
- Feliz Ano Velho
- James Garner
- Jennifer Edwards
- Julie Andrews
- Kathleen Quinlan
- LA
- Mariel Hemingway
- Martin Scorsese
- Museu da Imagem e do Som
- No Groff
- O Casamento dos Trapalhões
- O Groff
- O Predador
- Paulo Sérgio Almeida
- Roberto Gervitz
- Roger Rabbit
- Sharon Stone
- Tim Burton
- Tomas Gutierrez Alea
Violência, terror e comédia para melhoras as bilheterias
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de outubro de 1988
Em época de salas esvaziadas, com o público cada vez mais distante dos cinemas, só produções que tenham o tripé ação-violência-terror conseguem razoáveis bilheterias. Assim, depois de "Rambo III" e "Inferno Vermelho" (agora no Cinema I), duas das poucas grandes bilheterias dos últimos meses, temos cinco estréias capazes de darem uma reação: a violência em "Duro de Matar" (Plaza), "Nico, Acima da Lei" (Astor) e "Braddock III - O Resgate" (Palace Itália), o terror em "Príncipe das Sombras" (São João) e a comédia de "Um Príncipe em Nova Iorque" (Condor).
Tags:
- A Dama do Cine Shangai
- A Última Tentação de Cristo
- Aaron Norris
- Acima da Lei
- Adrian Lyne
- Alex Adamiu
- America Vídeo
- Andrew Davis
- Arnold Schwarzenegger
- Bernardo Bertolucci
- Black Edwards
- Blade Runner
- Bruce Willis
- Chuck Norris
- Cine Astor
- Cine Guarani
- Die Hard
- Donald Pleasence
- Duro de Matar
- Eddie Murphy
- Feliz Ano Velho
- Fuga de Nova Iorque
- Guilherme de Almeida Prado
- Henry Silva
- Inferno Vermelho
- James Earl Jones
- John Carpenter
- John F
- John Landis
- John McTiernan
- Kim Basinger
- Ligações Perigosas
- Martin Scorsese
- Menahem Golan
- Michael Cimino
- Mickey Rourke
- Na Cinemateca
- New York Times
- No Astor
- No Condor
- No Groff
- No Ritz
- Norma Bengell
- O Ano do Dragão
- O Caçador de Andróides
- O Homem das Estrelas
- O Predador
- O Resgate
- O Último Imperador
- Os Aventureiros do Bairro Proibido
- Os Espiões
- Os Fantasmas
- Os Fantasmas Trapalhões
- OUTRAS OPÇÕES
- Palace Itália
- Paris Filmes
- Patrícia Galvão
- Peter Biziou
- Rambo III
- Riddley Scott
- Roberto Gervitz
- Semanas de Amor
- Sharon Stone
- Silvester Stallone
- Steven Seagal
- Um Lobisomem Americano
- Um Príncipe
- Vincent Canby
Mostra de cinema para 89 e um debate sobre a exibição
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de outubro de 1988
Amanhã deverá ser definida a programação final de "Cinema 89 - Mostra Internacional de Cinema de Curitiba (Cine Plaza, 1º a 7 de dezembro) com pré-estréias de 35 filmes que só dentro de 90 a 180 dias terão exibição regular nos circuitos comerciais.
Tags:
- A Menina do Lado
- A Última Tentação de Cristo
- Alberto Salvá
- Aleixo Zonari
- Avenida Republica Argentina
- Baixo Astral
- Blade Runner
- Centro Cultural do Portão
- CIC
- Cine Condor
- Cine Guarani
- Cine Plaza
- Cine Ritz
- Clube Curitibano
- Dino Bronze
- Em Florianópolis
- Embrafilme
- Feliz Ano Velho
- Fernando Rey
- Festival de Montreal
- FestRio
- Francisco Rabal
- Francisco Regueiro
- Hilton Rocha
- I FestRio
- Ismail Macedo
- Je Vous Salue
- José Augusto Iwersen
- José Sarney
- Levi Cordeiro
- Luís Buñuel
- Martin Scorsese
- Maurício Fruet
- Mauro Alice
- Memória Viva
- Norma Benguel
- O Caçador de Andróides
- Octávio Bezerra
- Orlando Senna
- Padre Nuestro
- Patrícia Galvão
- Região Sul
- Riddley Scott
- Roberto Gervitz
- Santiago Alvarez
- Stanley Kubrick
- The Last Tentation
- XIII Mostra Internacional de Cinema
- Xuxa Contra
Uma chance de conhecer o novo cinema soviético
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de novembro de 1988
Poucas estréias mas, em compensação, mais um festival de filmes inéditos, vindos para exibições especiais. Desta vez "O cinema soviético dos anos 80", oportunidade para se conhecer o recente cinema da URSS, que começa a ter repercussão internacional - graças, especialmente, a política de abertura da era Grotchev e liberação de obras censuradas ao mesmo tempo que se possibilita aos realizadores maior liberdade de criação.
Tags:
- A Terra
- Aaron Norris
- Adrian Lyne
- Bill Conti
- Blade Runner
- Chuck Norris
- CIC
- Cine GROFF
- Cine Guarani
- Cine Itália
- Cinemas de Curitiba
- Dede Mamata
- Eternamente Pagu
- Festival de Berlim
- FestRio
- Gleb Panfilov
- John Carpenter
- John G
- Lawrence Welk
- Mickey Rourke
- Molly Ringwald
- Norma Bengell
- Poltergeist III
- Roberto Gervitz
- Rodolfo Brandão
- Tetê de Moraes
- The Karate Kid
- Tim Burton
- Tom Holland
- Walter Hugo Khouri
- William Friedkim
- William Peter Blatty