Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Orquestra Sinfônica do Paraná

Orquestra Sinfônica do Paraná

De mulheres, vozes, esculturas e noite

Algumas mulheres em destaque profissional, pelo trabalho, talento e entusiasmo, merecem destaque neste início de semana. De princípio, duas vozes divinas, a goiana Angela Barra, 32 anos, recém-chegada da Venezuela - onde entre 26 candidatas foi a vencedora de (mais um) concurso internacional de canto lírico - e a curitibana Denise Sartori, 30 - única latino-americana selecionada para disputar o próximo concurso de canto Luciano Pavarotti (1992, nos Estados Unidos) tornaram mais musical a manhã de domingo, como solistas do concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Camerata e Sinfônica do Paraná entre os melhores LPs do Brasil

Nem o maestro Roberto de Regina, nem o advogado Constantino Viaro estarão terça-feira, entre os 2 mil convidados na festa de entrega dos troféus no IV Prêmio Sharp de Música (teatro Dom Pedro I, Hotel Nacional, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a partir das 20h). Possivelmente, ninguém lembrará os nomes destes dois homens, mas justiça seja feita, deve-se a eles o fato de que pela primeira vez dois discos produzidos no Paraná concorrem no mais importante prêmio já criado no Brasil para a fonografia.

Os Brandão levam sua música para os suíços

Dizer que já existe uma "colônia" musical de curitibanos na Suíça seria exagero, mas não deixa de ser significativo, que, nestes últimos anos, pelo menos mais de uma dezena de jovens talentosos instrumentistas residiram - ou ainda residem - em centros artísticos daquele país. Atualmente, ali estão oito curitibanos, três de uma mesma família - Brandão.

Os bons cajus de Peter para internacionalizar nosso som

Mesmo sem qualquer promoção - ao contrário, não constou nem sequer do boletim informativo editado pela Fundação Teatro Guaíra - a participação do violonista Turíbio Santos como solista da Orquestra Sinfônica do Paraná, na última segunda-feira, teve um público interessado e participativo, que aplaudiu delirantemente o maior intérprete da obra violonística de Villa-Lobos - cujo museu, no Rio de Janeiro, dirige com a maior eficiência há quase cinco anos. Em todas as cidades em que Turíbio, 47 anos, se apresenta sempre encontra platéias fascinadas.

Programas especiais de música

A Rádio Estadual do Paraná, numa promoção da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a seguinte programação, para a semana de 10 a 16.12: Quarta-feira - 20h30: Reapresentação: "Os Grandes Intérpretes da Música" - "Árias Famosas" - 2ª parte da Ópera Alemã - Árias de Handel, Gluck, Mozart, vozes de: Margarete Klose, Ezio Pinza, Bidu Sayão, Elizabeth Schwarz - Hopft, Amelita Galli-Curci, Tiana Lemnitz, Erra Berger, Martha Mödl, Theofried Krug, Wilhelm Strienz, Mariane Schech, Franz Wölker, Lauritz Melchior, Kinsten Flagstad, Dietrich Fischer-Diesrau e Montserrat Caballé.

"Rudepoema" no Festival

Londrina (Sucursal) - A pianista Estela Caldi, presente ao 10º Festival de Música de Londrina, é a convidada de hoje na série recital-palestra, as 18h30, no Teatro Zaqueu de Melo. Ela discorrerá sobre a obra "Rudepoema" é considerada o mais importante trabalho legado por Villa. Mais dois concertos estão agendados para a noite de hoje, ambos às 21h. No Teatro Filadélfia, a Orquestra Firestone e Jovens Solistas, sob regência de Aylton Escobar, realizam concerto didático. E a Orquestra Sinfônica do Paraná volta ao palco, no Cine Teatro Ouro Verde, com o maestro Osvaldo Colarusso.

Guaíra abre vagas aos bailarinos e músicos

Mais uma bailarina da Fundação Teatro Guaíra viajando para Nova York em busca de aprimoramento. Desde o dia 2 de abril se encontra na Big Apple, fazendo especialização em dança clássica, a bela Andréa Carvalho Silva. Permanecerá até 1º de outubro assistindo aulas e - naturalmente - vendo os grandes espetáculos de dança e música na Broadway. xxx

Era uma vez um projeto para promover a música paranaense

Mais uma imensa baixa no panorama cultural paranaense: após 18 meses de trabalho, investimentos no valor de US$ 200 mil e prejuízos que passaram dos US$500 mil, o animador cultural Romário Borelli está fechando a Alamo-Sul, estúdio de som que pretendia atuar na área de produções fonográficas em Curitiba, atingindo todo o Estado.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br