Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Toquinho

Toquinho

Toquinho, Azeitona e Mutinho



Entrevistados e Entrevistadores: Azeitona Mutinho Toquinho

Os Cariocas, tão maravilhosos hoje como há 40 anos passados

Quando se fala em conjuntos vocais no Brasil, há uma unanimidade entre os que conhecem o mínimo de MPB: nunca houve um melhor do que Os Cariocas.

As músicas de Toquinho com direitos da criança

Pai de Pedro, dois anos e meio, Toquinho sempre foi apaixonado por crianças. Ele e Vinícius de Moraes gravaram na Itália, há mais de quinze anos, um disco só de canções infantis, que, reciclado para o Brasil, transformou-se no belíssimo "Arca De Noé", em dois volumes. Após a morte do poeta, Toquinho desenvolveu novas parcerias de músicas infantis com seu fiel amigo e baterista Mutinho (Lupicínio Rodrigues Sobrinho), que fazendo juz a tradição familiar é também excelente compositor. O resultado foi o álbum "Caixa de Brinquedos", com participações de muitos amigos. xxx

Rumos do bom humor em camisa de Vênus

Entre as características da MPB nesta década, uma, sem favor, é a (re)descoberta do humor. O sorriso sempre coexistiu com a melhor música popular - e das ironias de Noel Rosa às irreverências erótico-políticas de Rita Lee (por sinal, saindo com seu novo elepê) há muita coisa a ser explorada - como, aliás, Tarik de Souza fez num brilhante texto que leu por ocasião da l (e única) Feira do Humor, há alguns anos, em Curitiba.

Reedições

A Polygram é uma das gravadoras que está dando maior atenção as reedições. Afinal, em época de recessão e com a vendagem dos discos caindo, nada melhor do que apostar no seguro. Assim, recolocar no mercado aqueles discos que venderam bem e cuja produção está paga, não deixa de ser uma opção. Assim é que com o selo "fora de série/matriz original", reaparece "As 10 canções medalha de ouro", produzida há 8 anos passados, em iniciativa do então todo poderoso homem de TV Flávio Cavalcanti. Em seu programa dominical, Flávio escolheu as 10 mais belas músicas de 1972.

Cantoras brasileiras

Uma das maiores injustiças que se poderia cometer contra uma artista brasileira foi a que fez o ministro Jair Soares, da Previdência Social, ao denunciar com o maior estardalhaço, a falsificação da documentação que trouxe aposentadoria a cantora Carmen costa (Carmelina Madriaga), fluminense de Trajano de Morais, 60 anos completados dia 5 de janeiro último, pelo menos 43 de vida artística. Se a documentação pela qual se habilitou a uma mais do que justificada aposentadoria, apresentou falhas, a culpa foi do despachante a quem Carmen, com sua santa ingenuidade, confiou esta responsabilidade.

Discos do Ano

Às vésperas do vigésimo aniversário da gravação de "Canção do Amor Demais" (Discos Festa, 1958), onde a cantora Elizete Cardoso lançava, entre 12 outras músicas de Vinicius de Moraes-Antonio Carlos Jobim, a histórica "Chega de Saudade" - que, em 1959, na voz e violão de João Gilberto deflagraria o movimento da Bossa Nova - a conclusão é uma só: em termos de qualidade, de renovação nada de mais importante do que a Bossa Nova ocorreu no Brasil - em que pese todas as correntes, discussões e milhares de gravações.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br