Valêncio Xavier
Franceses assistem filmes brasileiros inéditos aqui
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de julho de 1992
Enquanto no Brasil a produção cinematográfica, em longa-metragens, continua paralisada - e para que os dois principais festivais competitivos do país (Gramado, Rs, agosto; Brasília, outubro) não fossem cancelados seus coordenadores tiveram que privilegiar os curtas e médias-metragens - e criar eventos paralelos (em Gramado, abrindo-o competitivamente a outros países), no exterior o Brasil ainda vive de glórias visuais do passado.
Nos curtas a esperança dos próximos festivais
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 11 de junho de 1992
Possivelmente as comissões de seleção dos próximos festivais de cinema de Gramado e Brasília - bem como da XIX Jornada Internacional de Cinema da Bahia - terão trabalho reduzido neste ano. É que na categoria dos longas metragens, o número de inscritos será tão pequeno que praticamente todos os trabalhos que forem inscritos dentro do prazo Cinema Brasileiro.
Tags:
- Anna Muylaert
- Anselmo Duarte
- Araken Távora
- Auditório Brasílio Itiberê
- Carro de Boi
- Cecílio Neto
- Chanel Four
- Cinema Brasileiro
- Curitiba Arte
- Dionísio Azevedo
- Esdras Rubim
- Esta Não
- Festival de Gramado do Cinema Brasileiro
- FestVitória
- Francisco César Filho
- Goethe Institut
- Guido Araújo
- Guilherme de Almeida
- Ilha das Flores
- Jorge Furtado
- Jornada Internacional de Cinema da Bahia
- José Medeiros
- Leonardo Villar
- Marcos Joel Jorge
- Memorial da América Latina
- Mirella Martinelli
- MIS-PR
- MIS-SP
- Museu da Imagem e do Som
- Norma Benguel
- O Estado de S
- O Pagador de Promessas
- Oswaldo Massaini
- Palma de Ouro
- Parceiros da Aventura
- Paulo César Franco
- Paulo Munhoz
- Rota ABC
- Rua Silva Jardim
- Salão Curitiba Arte
- Sua Vida
- Urso de Ouro
- Valêncio Xavier
Vídeos para a história do cinema
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de abril de 1992
A Cinemateca do Museu Guido Viaro/Fundação Cultural de Curitiba lança hoje, às 20h30[min], com entrada franca, três vídeos orientados por Valêncio Xavier, dentro do projeto Cineamericanidad: "As pinturas rupestres do Paraná", de 23 minutos de duração, "A América do Sul por Ozualdo Candeias["] de 40 minutos, e "A Bela Época do Cinema Brasileiro por Jean-Claude Bernardet", de 48 minutos. Os vídeos são resultados de trabalhos coletivos.
Em uma centena de boletins, um pouco das memórias de Curitiba
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de julho de 1992
Quando, em julho de 1974, então dividindo com o advogado Constantino Viaro e o arquiteto Alfredo Willer a direção da recém implantada Fundação Cultural de Curitiba, tivemos a idéia de criar uma publicação ágil, econômica e que pudesse divulgar diferentes textos ligados a Curitiba, Valêncio Xavier, homem de TV e pesquisador, que havia sido convidado para nos assessorar (*), trouxe uma idéia das mais oportunas: "Várias gerações de curitibanos colecionaram as figuras das Balas Zequinha mas nunca ninguém se preocupou em pesquisar quem criou o personagem, como ele surgiu".
Tags:
- Accioly Filho
- Alfredo Willer
- Armando Ribeiro Pinto
- Balas Zequinha
- Bento Mossurunga
- Casa Romário Martins
- Cinemateca do Museu Guido Viaro
- Cláudio Lacerda
- Constantino Viaro
- Ennio Marques Ferreira
- Farid Surugi S/A
- Freguês de Caderno
- Fundação Cultural de Curitiba
- Lineu Ferreira do Amaral
- Maí Nascimento
- Maria Bueno
- Oraci Gemba
- Praça Garibaldi
- Rafael Valdomiro Greca de Macedo
- Romário Martins
- Roselys Velloso Roderjan
- Universidade Federal do Paraná
- Valêncio Xavier
- Vinícius Coelho dos Santos
Curitiba presente na Bienal de Quadrinhos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de maio de 1992
Em 1938, o jornal "Diário da Tarde", de Curitiba, publicava tiras de um personagem chamado Haroldo, o Homem Relâmpago. O autor era o então desconhecido Poty Lazarotto, que por muitos anos desenhou quadrinhos. Um painel com alguns desses desenhos faz parte da exposição de artistas curitibanos, que integra a Mostra da 1ª Bienal Internacional de Quadrinhos, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba. A exposição está no Museu Guido Viaro até o próximo domingo, dia 10, juntando ainda trabalhos de mais de duas dezenas de cartunistas e desenhistas de HQs na cidade.
E também se foi Paquito, último gerador de sonhos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de fevereiro de 1992
Com a morte do estimado Paquito - Francisco Morilha, às 5h30 do último dia 30, quinta-feira, desapareceu a última testemunha da primeira fase dos cinemas de Curitiba.
Tags:
- Ana Cristina Pereira
- Banco do Brasil
- Cerâmica Trevisan
- Cine Curitiba
- Cine-Theatro Avenida
- Cinema Paradiso
- David Lean
- Empresa Cinematográfica Sul
- Estevão Rainer Von Harbach
- Felix Mehry
- Fernando Carneiro
- Francisco Morilha
- Giuseppe Tornatore
- Hollywood Information Service
- Ismael Macedo
- João Baptista Groff
- Marechal Floriano
- Mattos Azeredo
- MIS-PR
- Museu da Imagem e do Som
- Osval Dias de Siqueira Filho
- Paquito Morilha
- Paulo Sá Pinto
- Rodolfo Valentino
- Rua Voluntários da Pátria
- Sem Barreiras
- Silva Jardim
- Som do Paraná
- Valêncio Xavier
- Vento Levou
- Vitória Cinematográfica
- Zito Alves
O Cinema e as Guerras do Paraguai
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de março de 1992
O Cine Luz inicia amanhã o seminário com mostra de filmes "O Cinema e as Guerras do Paraguai", reunindo em Curitiba o diretor da Cinemateca do Paraguai, Hugo Gamarra, o cineasta Sylvio Back, a historiadora Sílvia Oroz, o cineasta Joel Pizzini, diretor da Fundação Cultural de Mato Grosso do Sul e autor de "Caramujo Flor", curtametragem que será exibido em caráter especial.
Artigo em 14.03.1992
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de março de 1992
Valencio Xavier será o próximo presidente da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Cinema. A decisão é por unanimidade em reconhecimento ao muito que ele vem fazendo na pesquisa, preservação e divulgação do cinema brasileiro, em especial do paranaense, desde quando idealizou e fundou a Cinemateca do Museu Guido Viaro. A eleição oficial será durante o encontro informal de vários pesquisadores que virão a Curitiba para os exames dos candidatos a Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antônio de Los Baños, em Cuba, no próximo dia 24 de abril.
xxx
Tags:
- Araken Távora
- Ariano Suassuna
- Arthur Miller
- Arthur Tramujas Neto
- As Bruxas de Salém
- Auto da Compadecida
- Caramujo Flor
- Chico Botelho
- Cinemateca do Museu Guido Viaro
- Em Pernambuco
- Emílio Pitta
- Escola Internacional de Cinema
- Espedito Oliveira da Rocha
- Gilda Poli
- Hugo Gamarra
- Joel Pizzini Filho
- José Maria Santos
- Maria Helena Paranhos
- Mário Celso
- Mato Grosso do Sul
- MIS
- O Auto da Compadecida
- Paranaense de Londrina
- Paulo Leminski
- Sérgio Kirdziej
- Teatro José Maria Santos
- Valêncio Xavier
- Wilson Rio Appa
Valêncio documenta em vídeo as pinturas pré-colombianas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de março de 1992
Numa prova de competência, agilidade e talento, Valêncio Xavier, idealizador e coordenador do projeto Americanicidade ,realizou em menos de 60 dias úteis - e com um custo inferior a Cr$ 3 milhões - um documentário em vídeo que poderá ter grande impacto na programação audiovisual paralela da eco 92, em junho próximo no Rio de Janeiro, além de, com legendas em português, espanhol e inglês merecer projeções internacionais.
Tags:
- A Margem
- Braulio Carolo
- Campos Gerais
- Cinemateca do Museu Guido Viaro
- Cosme Alves Neto
- Eduardo Coutinho
- Fernanda Morini
- Festival de Cinema Livre de Havana
- Hugo Gamarra
- José Louzeiro
- José Penalva
- Jussara Locatelli
- Libertad Lamarque
- O Fio da Memória
- Oldemar Blasi
- Ozualdo Candeias
- Palácio Avenida
- Paulo Leminski
- Piraí do Sul
- Roberto de Regina
- Silvia Oroz
- Silvio Tendler
- Valêncio Xavier
- Valéria Burgos