Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Rosy de Sá Cardoso

Rosy de Sá Cardoso

Observatório

As sedes da Prefeitura, uma história a espera de edição

Se alguém pretender saber algo sobre os prédios que sediaram a Prefeitura de Curitiba desde que o município existe, é inútil se dirigir a própria. Embora existindo uma Fundação Cultural / Secretaria Municipal de Cultura, com uma diretoria de Patrimônio Histórico - dirigida, aliás, com competência, por uma das mais estimadas jornalistas da cidade, Maí Nascimento Mendonça - até hoje nunca houve preocupação de se catalogar todas as referências sobre a história física da Prefeitura.

61 anos depois, o Palácio inaugurou

Há 61 anos, a abertura do Bar-Churrascaria Palácio, num já antigo edifício que existia na Rua Barão do Rio Branco, ao lado do Hotel Johnscher - então "cinco estrelas" curitibano - não teve o menor registro. Tanto é que apesar de todas as suas pesquisas, Valério Hoerner Jr., 48 anos, ao escrever "O Folclórico Bar Palácio", não conseguiu localizar sequer o mês em que a então provinciana Curitiba ganhava aquele restaurante que, num caso raro, resistiu ao tempo, as mudanças, e hoje, como ontem, procura conservar o mesmo clima.

Imprensa paranaense, a história a ser contada

A memória de elefante de Freitas Neto, seu humor - é famoso por seus trocadilhos inteligentes - e, sobretudo, o fato de ter vivido desde a juventude o jornalismo no Paraná, o faz uma das poucas fontes para, ao vivo, desenvolver um projeto que há muito já deveria ter sido encarado seriamente pela Secretaria da Comunicação: a história da nossa imprensa.

Ao invés do Centro, uma mansão para o governador

Retornando de uma viagem de 30 dias ao Alaska, uma das regiões do mundo que só agora se está descobrindo para o turismo, a jornalista Rosy de Sá Cardoso, profissional das mais respeitadas na área, manifesta entusiasmo pela organização de cidades de 2 a 5 mil habitantes daquele gélido Estado Americano. Em Sitka, com apenas 3 mil habitantes, o transatlântico ancora ao largo (não há porto) e os passageiros são desembarcados através de lanchas.

Poetas deste nosso Paraná

Quem são os poetas paranaenses? E quantos?

O tempo & as palavras impressas

A máquina do tempo é acionada com o simples ato de folhear as páginas das amarelecidas coleções de O ESTADO na divisão da Documentação Paranaense da Biblioteca Pública do Paraná ou no arquivo da Editora. São quase 400 volumes - exatamente396 - cobrindo os 33 anos de existência de um jornal que, todas as manhãs, desde 17 de julho de 1951 chega às mãos dos paranaenses.

No campo de Batalha

Os herdeiros do construtor Hugo Peretti decidiram investir também num novo e, pelo visto, rendoso setor: dos apart-hotéis. Um edifício de 13 andares, na Rua Mariano Torres, foi adaptado para servir no sistema de moradia-provisória. Como a crise é grande, muita gente busca esperança e conforto em cursos de relaxamento e aprendizado espirituais. Por isso mesmo, Isabel Florinda Furini, diretora do Centro Filosófico Delfos, criou duas turmas (tarde e noite) para o curso de desenvolvimento mental através da Raja Yoga, que se inicia dia 7. Local: auditório da Bibliotéca Pública do Paraná.

Artigo em 10.12.1980

A jornalista Rosy de Sá Cardoso está deixando a presidência do Comitê Paraná-Ohio (eleições na quinta-feira, 11), com uma grande alegria: recebeu cumprimentos de Washington pelo trabalho desenvolvido em Curitiba, especialmente no apoio que o Comitê deu às Unidades de Vizinhança, desenvolvidas pelo Departamento de Ação Social da Prefeitura. Em outubro de 1979 veio a Curitiba um membro do Ohio-Paraná Committee, professor Janes Showkeir, especialista em educação comunitária, que entre outras atividades, conheceu o trabalho do DDS.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br