Wood Allen
Executivos, advogados, agentes é que decidem na Usina dos Sonhos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de junho de 1992
O homem mais poderoso em Hollywood - segundo a revista "Premiere" é um ilustre desconhecido. Nunca seu nome apareceu nos créditos de um filme e este ano pela primeira vez é citado em primeiríssimo lugar: MICHAEL OVITZ.
Tags:
- Akio Morita
- Arnold Schwarzenegger
- Barbra Streissand
- Barry Levinson
- Bruce Willis
- Carl Reiner
- Chico Mendes
- Columbia Pictures
- Danny De Vitto
- De Volta Para
- Dustin Hoffman
- Eddie Murphy
- Esqueceram de Mim
- Francis Ford Coppola
- Full Metal Jacket
- Harrison Ford
- ICM
- Indiana Jones
- Instinto Selvagem
- Ivan Reitman
- Jack Nicholson
- James Cameron
- Jodie Foster
- Joe Roth
- John Hughes
- John McTiernan
- John Singleton
- Julia Roberts
- Laços de Ternura
- Macaulay Culkin
- Martin Scorsese
- MCA
- Mel Gibson
- Michael Douglas
- Motion Pictures
- Nos Bastidores da Notícia
- O Exterminador do Futuro
- O Exterminador do Futuro II
- O Pescador de Ilusões
- O Resgate
- O Segredo do Abismo
- O Silêncio dos Inocentes
- Oliver Stone
- Os Caça Fantasmas
- Os Donos da Rua
- Paramount Pictures
- Paul Verhoeven
- Penny Marshall
- Peter Guber
- Príncipe dos Ladrões
- Quero Ser Grande
- Richard Donner
- Rob Reiner
- Robert Redford
- Robin Hood
- Robin Willians
- Spike Lee
- Stanley Kubrick
- Steve Martin
- Steven Spielberg
- Sydney Pollack
- Sylvester Stallone
- Tempo de Despertar
- The New York Times
- Tim Burton
- Tom Cruise
- Uma Linda Mulher
- Warner Brothers
- Warren Beatty
- Wood Allen
A biografia que revela Woody de corpo inteiro
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de março de 1992
Uma das mais completas biografias já feitas sobre um cineasta contemporâneo foi a que Eric Lax publicou no ano passado nos Estados Unidos sobre Woody Allen e que, menos de 7 meses após ter saído naquele País teve sua tradução brasileira lançada pela Companhia das Letras ("Woody Allen - Uma Biografia", 387 páginas, tradução de Giovanni Mafra Silva).
Quem tem o Poder na Hollywood dos anos 90?
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de junho de 1992
Quem tem a força em Hollywood?
Há 4 ou 5 décadas, seria fácil de sintetizar em uma dezena de senhores absolutos os grandes estúdios - Metro, Fox Warner, Columbia, Paramount, para se ter uma resposta.
Quando Hollywood sofreu com o histerismo da "Caça às Bruxas"
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de fevereiro de 1992
Hollywood
Cada manhã, para ganhar o meu pão
Vou ao mercado onde compram mentiras.
Cheio de esperanças
Entro na fila dos vendedores
(Bertold Brecht, 1898-1956)
xxx
Qual a atualidade que um filme abordando fatos ocorridos há quase 50 anos pode ter neste final de milênio?
Teria sido aquilo que se chama de Macarthismo mais cruel do que as perseguições sofridas por décadas por intelectuais, artistas e opositores do governo soviético?
Tags:
- Abraham Polonsky
- Annete Bening
- Ao Redor da Meia Noite
- Bertold Brecht
- Carl Foreman
- Comitê de Atividades Antiamericanas
- Dalton Trumbo
- Editora Paz
- Edward Dmytryck
- FBI
- Fellow Traveller
- Fernando Peixoto
- Festival de Cannes
- Frank Sinatra
- Fred Zinnemann
- Gary Cooper
- Grace Kelly
- High Noon
- Irwin Winkler
- Joseph Losey
- Lewis Milestone
- MacCarthismo
- Martin Ritt
- Martin Scorsese
- Mercury Theatre
- Na Lista Negra
- Nosso Amor de Ontem
- Orson Welles
- Partido Comunista
- Philip Saville
- Robert de Niro
- Robert Rossen
- Rua Carrol
- Sidney Pollack
- Testa de Ferro
- The Front
- The Way We Were
- Tony Thomas
- Usina de Sonhos
- Wood Allen
Jésus, humorista do final do século XX
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 08 de março de 1992
Embora jornalista não fale de si - e sim dos outros - Jésus Rocha abriu uma exceção. Para que seu livro seja mais conhecido, autoentrevistou-se para passar um pouco do que pensa sobre o Brasil, o humor e a vida, neste momento em que "Noções Unidas", em textos maiores, menores, frases e cartuns, procura apresentar uma bem temperada salada russa de "noções do governo, sexo, família, ditadura, democracia, casamento, violência, corrupção, solidão, mesmo, amor, ódio, vida, morte, Brasil etc.
A "love story" eletrônica e (metereológica) em L. A.
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 25 de fevereiro de 1992
"Eu sou profundamente infeliz.
Mas eu não sabia disso,
pois estava bastante contente todo o tempo"
(Harris K. Telemacher, personagem principal de "L. A. Story").
xxx
Foi preciso que um inglês (Mick Jackson) viesse da BBC para redescobrir Los Angeles com uma leveza, inteligência e humor/amor próximos a que Woody Allen dedica a "sua" Nova York. Em "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (Annie Hall, 1977), Allen dizia que odiava L. A. Porque "ali não existem esquinas". Por certo, Woody Allen também jamais pisaria em Brasília.
Denise, uma curitibana que se doutorou em Woody Allen
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de março de 1992
Dentro de algumas semanas - em abril, em data ainda não definida - duas professoras universitárias estarão fazendo uma abordagem de alto nível em termos de cinema num curso que a diretora do Museu da Imagem e do Som, Regina Walbach, programou entusiasticamente. Denise Araújo, 45 anos e [Tânia] Schepfeam, 44 amigas e colegas de universidade, estudam cinema com uma profundidade que as levaram a trabalhar em teses de mestrado no exterior.
Entre os melhores de 91, as 3 listas que faltaram
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de janeiro de 1992
Nas edições de ontem e hoje, ALMANAQUE complementou o levantamento cultural de 1991 - cinema e música, com textos e listas que, por razões técnicas, não foram possíveis de ter espaço no suplemento de domingo. Também abrimos hoje nossa coluna para complementar mais três listas que, normalmente deveria ter constado das páginas na edição do dia 5, mas que foram prejudicadas por terem sido elaboradas após o fechamento gráfico da edição.
Reprises e continuações em semana sem bons lançamentos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de janeiro de 1992
Janeiro, verão, férias e programação tranquila nos cinemas. Se neste início de 92 não há grandes lançamentos destinados à platéias infanto-juvenis capazes de permanecerem semanas em cartaz - o novo Steven Spielberg só chega quando o Oscar estiver próximo (afinal "Hook", sua transposição da história de Peter Pan, pretende várias nominations), é tempo de reprises e continuações.
Tags:
- A Família Adams
- Ajuste Final
- Anaïs Nin
- Anjelica Huston
- Barry Sonnenfeld
- Barton Fink
- Charlie Sheen
- Cinemas de Curitiba
- Contos da Escuridão
- Delírios de Hollywood
- Fred Ward
- Henry Miller
- Jim Abrahms
- John Torturro
- Lloyd Bridges
- Maria de Medeiros
- Max Von Sydow
- Não Amarás
- Nathaniel West
- Nicolas Cage
- No Condor
- No Itália
- No São João
- O Dia do Gafanhoto
- O Marido da Cabeleireira
- Os Imorais
- Palma de Ouro
- Patrice Leconte
- Penny Marshall
- Peter Pan
- Philip Kaufman
- Polícia Vem Aí
- Raul Julia
- Riddley Scott
- Robert de Niro
- Robin Williams
- Sean Young
- Steven Spielberg
- Tempo de Despertar
- The Grifters
- Tommy Lee Jones
- Um Homem Meio Esquisito
- Uma Thurman
- Wood Allen
Vídeo 91 - Os melhores e os mais comerciais
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de fevereiro de 1992
Assim como na fonografia - que teve uma redução de 44% nas vendas o sofisticado CD - mesmo custando a partir de Cr$ 15 mil a unidade - marcou uma ascensão (7 milhões de cópias comercializadas em 1991), o vídeo continuou a prosperar enquanto seu pai, o cinema, cada vez mais abandonado, teve um público decrescente, o que leva cada vez mais a repetirem-se últimas sessões de cinema.
Tags:
- A Marca da Maldade
- A Múmia
- A Noviça Rebelde
- A Pequena Sereia
- A Última Sessão de Cinema
- A World Apart
- Abril Vídeo
- Acima de Qualquer Suspeita
- Akira Kurosawa
- Alan J
- Alan Rudolph
- Além da Eternidade
- Belas Artes
- Billy Wilder
- Charles Laughton
- Charles Vidor
- Chris Manges
- CIC
- CIC Vídeo
- Cidade Aberta
- Clamor do Sexo
- Clive Donner
- Como Conquistar
- Dance With Wolves
- David Jones
- David Lean
- Depois Daquele Beijo
- Depois do Vendaval
- Do Outro Lado da Vida
- Drugstore Cowboy
- Elia Kazan
- ES
- Esqueceram de Mim
- Fred Zinnemann
- Garry Marshall
- Globo Vídeo
- Gone With
- Harry Kumel
- Hector Oliveira
- Herbert Richers Vídeo
- Howard Hawks
- Jacques Demy
- Jean Gabriel Albicoco
- Jerry Zucker
- John Ford
- John Huston
- Johnny Guitar
- Juzo Itami
- Karl Freund
- Kevin Costner
- Kevin Reynolds
- Lawrence da Arábia
- Lewis Gilbert
- LK-Tel
- Look Vídeo
- Luís Buñuel
- Luís Renato Ribas
- Martin Scorsese
- Mary Lambert
- Max Ophuls
- Melhores Blues
- Meu Ódio Será Tua Herança
- Michael Powell
- Michael Verhoeven
- Milos Forman
- Nicholas Ray
- O Falcão Maltes
- O Mensageiro do Diabo
- O Pioneiro
- O Sol
- O Tesouro da Sierra Madre
- O Vingador do Futuro
- Orson Welles
- Os Bons Companheiros
- Os Contos de Hoffman
- Os Guardas Chuvas do Amor
- Os Sete Samurais
- Paris Filmes
- Paris Vídeo
- Passo da Eternidade
- Paul Verhoeven
- Peter Bogdanovich
- Peter Weir
- Príncipe dos Ladrões
- Rob Reiner
- Robert Wise
- Roberto Rosselini
- Robin Hood
- Sam Peckinpah
- Sidney Lumet
- Sidney Poitier
- Sindicato de Ladrões
- Sinfonia de Paris
- Spike Lee
- Steven Spielberg
- The Sound
- The Wild Bunch
- Tobe Hooper
- Tommy Dorsey
- Top Tape
- Uma Linda Mulher
- Uma Vida
- Vento Levou
- Vicent Minelli
- Victor Fleming
- Vídeo Arte
- Vídeo I
- VTI
- Walt Disney
- William Wyller
- Wood Allen