Artigos por data (1980 - Dezembro)
Eleições no Santa Mônica
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de dezembro de 1980
Mais do que as eleições de um clube associativo, de interesse restrito aos seus membros, o pleito marcado para o Santa Mônica Clube de Campo, no próximo dia 14, adquire um sentido político - que extrapola a área.
Cartola, adeus!
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de dezembro de 1980
E o bom Cartola se foi. Na madrugada de domingo, o querido e imenso Agenor de Oliveira, poeta maior, foi reforçar o time celestial que, como tão bem disse o amigo Alceu Schwaab, está ficando cada vez melhor que o time cá de baixo. Por telefone, o parceiro e padrinho de Cartola, Herminio Belo de Carvalho, nos comunicou, ontem ao amanhecer, a morte do autor de "As Rosas Não Falam". O que acrescentar frente a uma pessoa tão maravilhosa quanto Cartola, que tivemos a felicidade de conviver, mesmo que rapidamente, nas vezes em que aqui esteve?
Observatório
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de dezembro de 1980
ESTRÉIA hoje, o show de música e dança da Bahia "Oriki 1", no auditório do Colégio Estadual. Dirigido por Gessy Gesse, o "Oriki 1", fez sucesso no festival mundial de teatro em Nancy, na França e foi destaque no badalado congresso mundial de bruxaria, realizado em Bogotá.
Observatório
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de dezembro de 1980
A frente da coordenação de Curitiba do Programa de Voluntariado Paranaense, a sra. Fany Lerner decidiu há um ano empreender projetos práticos e viáveis, capazes de atingir a comunidade carente de forma objetiva. Assim, junto com um grupo de colaboradoras, vem desenvolvendo o programa de "Creches de Vizinhança", já com duas unidades instaladas - Jardim Paranaense e Pilarzinho e mais duas com inauguração prevista para as próximas semanas nos bairros de Solitude e no Jardim Urano.
Artigo em 03.12.1980
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de dezembro de 1980
EGOM PRIM, presidente da Federação Paranaense de Karatê, está se preocupando em difundir este esporte e como é homem ligado ao cinema - diretor da CIC no Paraná e ator convidado para um dos papéis de "Suite Número 5", que Wilson Rodrigues começa a rodar este mês em Curitiba - pensa até em fazer um documentário a respeito. E para provar que o karatê no Paraná está indo bem, basta dizer que o atleta Adão Antonio Pedroso, da Kodokan de Curitiba (dirigida pelo faixa-preta Aldo Lubes) obteve o terceiro lugar no campeonato nacional realizado em Salvador, na semana passada.
Nos 15 anos do IPPUC, o encontro da cidade
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de dezembro de 1980
EMBORA repetisse algumas das idéias que tem levado em muitas conferências e palestras, o discurso que o prefeito Jaime Lerner fez na noite de segunda-feira, no jantar comemorativo aos 15 anos do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba, teve um maior significado. Afinal, Jaime integrou a pioneira assessoria de planejamento urbano, que em 1965 se transformaria no IPPUC - hoje uma instituição-modelo no Brasil e cujo know-how tem auxiliado inúmeros municípios brasileiros, inclusive em Rondônia - como aqui registramos domingo.
Paraná ainda procura o seu canto nacional
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de dezembro de 1980
A etapa final do festival de MPB "Todos os Cantos" - a partir do dia 8, no Guairão - coloca em questão, mais uma vez, o problema da música popular em nosso Estado. Realizado em oito etapas, com eliminatórias em diversas regiões do Estado, esta promoção da Secretaria da Cultura e do Esporte, nasceu de uma indagação do governador Ney Braga: "por que o Paraná ainda está ausente do panorama musical nacional?
Boca Maldita em livro no seu 25º aniversário
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de dezembro de 1980
O editora Luís Renato Ribas, da Digital, está fazendo uma de suas equipes trabalhar algumas horas extras para concluir até a próxima semana a impressão de "Boca Maldita", um volume de 80 páginas, que pretende ser uma apreciação sociológica de uma das mais características instituições da cidade; hoje com estatutos (elaborados pelo advogado Rene Dotti) e diretoria constituída - embora o presidente (e fundador) seja perpétuo (enquanto viver), o advogado Anfrísio Siqueira.
IAV, a experiência para a mão-de-obra
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de dezembro de 1980
QUANDO assumiu a Prefeitura, há 19 meses, o arquiteto Jaime Lerner levou como uma das novas idéias o desenvolvimento de um programa intitulado "Unidades de Vizinhança", com características especiais, destinada a aproximar as comunidades do Executivo, formar lideranças e realizar programas objetivos de trabalho. Problema políticos e incompreensão de alguns setores impediram que o projeto, em sua totalidade, fosse desenvolvido até agora, embora seja dos mais coerentes e felizes, entre os muitos que Lerner idealizou.
Pehr, o supersueco com seus 2 relógios
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de dezembro de 1980
Pehr G. Gyllenhammar, 46 anos, há 8 anos na presidência do grupo Volvo, chegou no Rio na manhã de quinta-feira, 4, e, poucos minutos depois, viajava num jato particular para Curitiba. Aqui só passou pela suíte presidencial do hotel Caravelle e seguiu para a fábrica que seria inaugurada pelo presidente João Figueiredo. Pela primeira vez - visitou as instalações onde já foram investidos quase US$ 140 milhões, reuniu-se com os diretores - suecos e brasileiros, discutiu alguns projetos e almoçou.
Concurso revela os novos dramaturgos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de dezembro de 1980
Quase que paralelamente ao julgamento do 11º concurso de dramaturgia do Serviço Nacional de Teatro, no Rio de Janeiro, realizou-se em Curitiba o julgamento do I concurso paranaense de dramaturgia, instituído pela Secretaria da Cultura, através da Fundação Teatro Guaíra, para estimular os autores do Estado.
Tom Horn, a última cavalgada de MacQueen
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de dezembro de 1980
Os mocinhos estão cavalgando novamente nas telas a julgar pelas produções americanas que estrearam este ano nos Estados Unidos e que, agora, começam a chegar ao Brasil: "Tom Horn" já em exibição (Cine São João, permanecendo em segunda semana a partir de amanhã), "Cavalgada de Proscritos" - mais uma revisão da saga de Jesse e Frank James, programado para breve, sem contar "Bronco Billie", que Clint Eastwood interpreta e dirige, inspirado na vida do famoso vaqueiro que se tornou herói dos primeiros bangue bangue de Hollywood.
Observatório
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de dezembro de 1980
Amanhã, ao entardecer, uma homenagem dos amigos e admiradores do Divino Cartola, falecido há uma semana: na Igreja da Ordem, missa em sufrágio de sua alma. A iniciativa partiu de vários amigos, coordenador por Cláudio Ribeiro, que há 3 anos, quando Cartola passou por Curitiba, dentro do Projeto Pixinguinha, recebeu do mestre alguns conselhos na arte de compor um samba. Junto com o arquiteto (e parceiro) Homero Rebolli, Cláudio soube aprender o que Cartola transmitiu - e a ele dedicou um belo samba.
Nordestinados, um álbum fotográfico
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de dezembro de 1980
Nunca esqueço o exemplo de Elomar Figuera de Melo: há 7 anos, seu "Das Barrancas do Rio Gavião" (Philips, produção de Roberto Santana) passou despercebido e só no ano passado, com "Na Quadrada das Águas Perdidas" teve o reconhecimento nacional, especialmente através da premiação pela Associação Paulista de Críticos de Arte como personalidade do ano, área MPB. Hoje Leomar é um artista famoso e que acaba de ter o seu show com o pianista Arthur Moreira Lima lançado em elepê pela Marcus Pereira, infelizmente atualmente sem divulgação no Paraná.
Paulistas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de dezembro de 1980
Uma vez, lá por 1962, o eterno Vinícius declarou que "São Paulo era o cemitério do samba. Pra que o poetinha foi dizer isto!
Jazz
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de dezembro de 1980
Felizmente as (excelentes) edições da Basf, multinacional conglomerado industrial que desativou seu setor fonográfico, estão saindo no Brasil pela Copacabana. E graças a isto pode-se adquirir algumas das melhores gravações feitas por Oscar Peterson e do excelente grupo vocal The Singers Unlimited. Com o pianista Peterson, acompanhando por Orsted - Pedersen (baixo) e Louis Hayes (bateria) temos "Great Connection", com sete faixas: "Younger Than Springtime", "Where Do We Go From Here", "Smile", "Soft Winds", "Just Squeeze Me", "On The Trail" e "Wheatland".
Reencontro de Amauri e memórias políticas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de dezembro de 1980
Quando o ex-ministro Amaury Silva entrou na sala do restaurante Guilhobel, onde se localiza a chamada mesa da diretoria, às 16,15 horas de sábado, 6, foi recebido com aplausos, em pé, por uma dezena de pessoas.
Artigo em 10.12.1980
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de dezembro de 1980
A jornalista Rosy de Sá Cardoso está deixando a presidência do Comitê Paraná-Ohio (eleições na quinta-feira, 11), com uma grande alegria: recebeu cumprimentos de Washington pelo trabalho desenvolvido em Curitiba, especialmente no apoio que o Comitê deu às Unidades de Vizinhança, desenvolvidas pelo Departamento de Ação Social da Prefeitura. Em outubro de 1979 veio a Curitiba um membro do Ohio-Paraná Committee, professor Janes Showkeir, especialista em educação comunitária, que entre outras atividades, conheceu o trabalho do DDS.
No livro da Boca, a presença feminista
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de dezembro de 1980
O jantar de confraternização que marcará o 25º aniversário da Boca Maldita (sábado, 13, na Sociedade Thalia) poderá ter, este ano, ao menos uma presença feminina: da socióloga e professora Maria de Lourdes Montenegro, uma das mulheres mais inteligentes e atuantes da cidade, atualmente integrando a equipe de apresentadores da Rádio Cidade.
Artigo em 10.12.1980
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de dezembro de 1980
Celso Locker, 33 anos - advogado, compositor e letrista, a exemplo de muitos outros talentos, começou cantando no Clube Mirim M-5, na Rádio Guairacá, nos anos 50. E na "Voz Nativa da Terra dos Pinheirais" aprendeu a administrar a dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, artistas da maior popularidade no Estado.