Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Tonia Carrero

Tonia Carrero

Greenaway, Tavianis e um gato encantam no final da Mostra

Felizmente a programação do circuito não tem grandes estréias, o que possibilita que as boas opções trazidas pela seleção da 3ª Mostra Banco Nacional de Cinema (cine Ritz, até domingo) possam ser vistas com relativa tranquilidade. Ainda mais que a mostra foi enriquecida com cinco filmes reunidos pela Comunidade Francófona da Bélgica, que aqui chegaram graças ao empenho de monsieur Raymond Ravel, diretor da Aliança Francesa e um expert em cinema europeu.

"Paradiso" cinematográfico: os bons filmes estão nas telas

Uma semana com quatro atraentes estréias - uma delas, com toda certeza, entre as melhores do ano - faz com que jogadas às Cinzas deste Carnaval melancólico e sem personalidade que se encerrou, o espectador que não se deixe imbecilizar pela videomania tenha opções de ver filmes no prazer da tela ampla. Pois, para quem ama o cinema, assistir a um filme em 35mm, numa sala especial - mesmo com todos os inconvenientes, é ainda um programa estimulante.

Dois documentários polêmicos mereceram prêmios

Cortado pela comissão de pré-seleção do XVII Festival do Cinema Brasileiro de Gramado em junho último, Alain Fresnot, filho de judeus-franceses, nascido em Paris mas residindo no Brasil desde 1950, teve sua revanche nas duas últimas semanas. No III Festival de Cinema de Natal, encerrado no dia 24, viu seu longa "Lua Nova" obter algumas premiações: Lima Duarte, melhor ator (dividido com "Corpo em Delito", de Nuno Cesar Abreu, que foi o grande vencedor em Natal); Pedro Farkas pela fotografia.

Adélia, os caminhos de uma jovem artista

Contrariando o adágio popular, a atriz Maria Adélia Ferreira foi para Portugal mas não perdeu o seu lugar. Ao contrário, ao voltar a Curitiba, há três meses, encontrou não só o carinho de seus muitos amigos e colegas como um imediato convite para integrar o elenco de "Noite na Taverna".

O discurso amoroso com o marketing de Fagundes

É uma pena que certas promoções culturais não aconteçam com maior planejamento: a temporada de "Fragmentos de um Discurso Amoroso" (Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, 27 a 31 de outubro, 21 horas, ingressos entre Cz$ 2.500,00 a Cz$ 1.500,00) poderia ser uma motivação para que fossem exibidos nesta semana dois interessantíssimos filmes realizados com base também no texto de Roland Barthes - "A Espera", de Maurício Farias e "Carlota / Amorosidade", de Adilson Ruiz - e, por que não!

Crise de público não tira o otimismo do nosso cinema

Mesmo que exista uma crise real em termos de espectadores do cinema brasileiro - e da própria política da Embrafilme - não há, ao menos aparentemente, pessimismo. Ao contrário do ano passado, quando o então presidente da Embrafilme só se limitou a vir no terceiro dia do festival, aqui permanecendo menos de 12 horas (afinal, um estranho no ninho, sentiu mesmo que não havia clima para a sua detestada presença). Este ano, Roberto Farias e Afonso Beatto foram os primeiros a chegar.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br