Rolling Stones
Nas paradas musicais
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de maio de 1992
Gaúcho da Fronteira (Heber Artigas Fros) estoura na praça com seu 13º elepê (selo Continental): "Pêlo Duro", em que reafirma a missão de cultivar as raízes da música regional brasileira. O título é retirado da música, dele em parceria com Jesus de Almeida, em tons autobiográficos: nascido em Santana do Livramento, quando criança tirava acordes em sua gaita-ponto. O elepê traz uma bela faixa "Carreteando a Tristeza", outra parceria com um grande nome da música regionalista, João de Almeida Neto.
Little Richard & Chuck Berry revival
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de abril de 1992
Uma gravação documental, marcante, lançada pela Sigla/Som Livre em uma coleção que, se espera, possa ter seqüência ("Rare Cordings For Collector's Delight"): "Greatest Hits" reunindo Little Richard e Chuck Berry.
Digestivo som das telenovelas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de outubro de 1991
Tendo nas trilhas sonoras de suas telenovelas a razão maior do super-faturamento que obtém desde que foi criada, a Som Livre, vez por outra anima-se até a fazer projetos de qualidade. Já gravou álbuns com poetas, fez antologias e mesmo trilhas sonoras de filmes marcantes. Mas isto no passado.
Tags:
- Antonio Calmon
- Besame Mucho
- Caetano Veloso
- Claudia Ohana
- Cláudio Zoli
- Coração Vagabundo
- Edson Cordeiro
- Elba Ramalho
- Evandro Mesquita
- Fabio Jr
- Faz de Conta
- Feira Livre
- Fim de Jogo
- Guilherme Arantes
- Inspetor Faustão
- João Penca
- Leila Pinheiro
- Make Believe
- Menotti Del Picchia
- Miquinhos Amestrados
- Ney Latorraca
- O Gaúcho Negro
- Orlando Moraes
- Paralamas do Sucesso
- Patinho Feio
- Patricia Pillar
- Rolling Stones
- Selma Reis
- Sérgio Mallandro
- Smoke Gets In Your Eyes
- Som Livre
- Sonho de Amor
- Vange Leonel
De clássicos de Connif a salada do Ambient House
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de outubro de 1991
Contratado perpétuo da CBS, o veterano Ray Connif, 67 anos, mais de 200 elepês, semestralmente um novo produto na praça, sempre no esquema que garante tranquilas vendagens. Tão certas que a Sigla/Som Livre, dentro da maleabilidade que tem para negociar fonogramas, acertou com a Sony - ex-CBS - a edição de mais uma montagem do popularíssimo maestro, desta vez com extratos de suas incursões pelo lado clássico. Assim, nos diluídos - mas sonoramente agradáveis - arranjos de Mr.
"Gráfica" mostra o que há de melhor nesta arte
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de julho de 1991
No momento em que o design ganha espaço com o primeiro encontro nacional de estudantes desta profissão que sedimentou-se nos últimos anos e exposições da importância de "Designers do Boticário" ( Memorial Brasileiro do Design, Rua Cruz Machado, 98 - antiga Funarte), e especialmente, do acervo da revista Gráfica - Arte Internacional (Centro Cultural IBM, Avenida João Gualberto, 530/570) um tema que merece registros é a questão das revistas de arte que privilegiam e valorizam o talento dos melhores profissionais do design nacional.
Um furioso som dançante no pacote dos roqueiros
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de fevereiro de 1991
O II Rock in Rio fez com que as gravadoras deitassem e rolassem em seus produtos de época. Dezenas de elepês - alguns em versões CD e também em fita chromo - desaguaram nas lojas e só nos estandes do Maracanã foram vendidos 17.800 LPs, CDs e fitas, enquanto a Livraria do Rock colocava 12.000 livros (os títulos mais vendidos foram biografias do New on the Block e do Gun'N Roses). A mercadologia do supérfluo funcionou.
Vencedores da "Down Beat" ainda inéditos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de março de 1991
O jazz poll da "Down Beat" é sempre um bom indicativo de como está o mundo jazzístico. Portanto, com base no referendum divulgado na edição de dezembro último (os raros exemplares desta revista americana chegaram apenas há três semanas) mostra o que há de melhor na área musical ("Down Beat", abriu seus espaços também para novos gêneros, como pop/rock, blues/soul e até Rap). Assim, considerou os melhores álbuns editados em 1990 nos EUA os seguintes:
Bob Johnson, um guitarrista que fez pacto com o demônio
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de abril de 1991
Durante pelo menos dois anos, o simpático Lourival Schilipak, responsável pelo escritório local da Warner Bros, estava com um filme chamado "A Encruzilhada" a espera de lançamento. Tendo fracassado em sua tímida estréia, num cinema de Shopping Center em São Paulo, aquela produção de 1986 foi erroneamente considerada como "sem possibilidades comerciais" e a própria direção nacional da multinacional se esqueceu de tentar programá-la em outras praças.
As bandas do rock tupiniquim
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de outubro de 1990
O sucesso que as bandas de rock estão alcançando em apresentações ao vivo, lotando grandes espaços (como o ginásio do círculo Militar, no caso dos Engenheiros do Hawai; fazendo a abertura do super show do Wallers no último domingo, na Pedreira/Espaço Cultural Paulo Leminski), confirma, como se preciso fosse, a existência de um público jovem, de grande facilidade de conquista e que absorve conjuntos que, a rigor, nos tempos de maior exigência musical não teriam tanta aprovação.
Tags:
- A Terceira Onda
- André Christovan
- Anjo Negro
- Antônio Mafra
- Arnaldo Brandão
- Assim Caminha a Humanidade
- Betina Dowsley
- BMG/Ariola
- Brandford Marsalis
- Coração Pirata
- Correndo Perigo
- Elia Kazan
- EMI/Odeon
- Engenheiros do Hawaí
- Estúdio Eldorado
- Fica Comigo
- Hanoi Hanoi
- Humberto Gessinger
- James Dean
- Jean-Paul Sartre
- Juventude Transviada
- Lennon/McCartney
- Lou Reed
- Luís Carlos Borges
- MPB
- Nicholas Ray
- O Papa
- Os Incríveis
- Paulo Sérgio Valle
- Rainha da Sucata
- Rebel Without
- Rita Lee
- Roberto de Carvalho
- Rolling Stones
- Roupa Nova
- Santa Rosa
- Sudeste da Ásia
- Tavinho Paes
- Vidas Amargas
- Zé Luiz
Baker, da produção aos negros teclados
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de abril de 1990
Numa época em que os produtores musicais seguem cada vez mais regras de marketing e modismos como se fossem roupas ou cortes de cabelos, Arthur Baker procura dar uma personalidade em suas produções. Desde a estréia em "Planet Rock" (Afrika Bambaataa & Soulsonic Force), Baker já produziu trabalhos de artistas tão diversos como Bob Dylan, Bruce Springteen, Jeff Back, Jimmy Cliff, Lou Reed, Cindy Lauper, Paul McCartney e grupos como New Order, Tom Tom Club, Fine Young / Cannibals, U2, Rolling Stones, etc.