ONU
Pizatto troca convite da Secretaria do Meio ambiente por disputa à Prefeitura
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de abril de 1992
Ao embarcar para Nova [York], há 6 dias, no domingo a noite, o deputado Luciano [Pizzato], 35 anos, estava duplamente feliz. Além de ter sido escolhido com ampla maioria como candidato do PFL à sucessão municipal, na pré-convenção realizada no sábado, 28, estava cumprindo, junto a Organização da Nações Unidas, uma missão que orgulha qualquer homem público: a representação da Câmara Federal na última reunião preparatória da Eco-91.
O prefeito bem amado que foi condecorado com um fusquinha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de abril de 1992
Em 1967, quando foi criada a Justiça Federal, os primeiros juizes indicados para ocuparem as varas no Paraná foram o professor Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, que havia sido deputado federal, tendo inclusive representado o Brasil em reuniões da ONU, Heraldo Vidal Coro e Milton Luis Pereira. Representava, já, uma [ascensão] significativa para o menino pobre criado no Norte do Paraná - nas cidades de Apucarana e Califórnia, e que vindo estudar em Curitiba, em 1951, aqui ganhou seu primeiro salário como locutor da Rádio Clube Paranaense.
Tags:
- Amaury Silva
- Armando Queiroz de Moraes
- Câmara Municipal
- Campo Mourão
- Interior do Paraná
- Juscelino Kubitschek
- Justiça Federal
- Manoel de Oliveira Franco Sobrinho
- Memória Histórica do Paraná
- Milton Luiz Pereira
- Ney Braga
- Norte do Paraná
- ONU
- Paulo Pimentel
- Rádio Clube Paranaense
- Universidade Federal do Paraná
O Banco de Luz que necessita de depositantes humanitários
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de novembro de 1991
Há 33 anos, quando era repórter da então recém nascida "Tribuna do Paraná", o jornalista Enock de Lima Pereira, no idealismo de seus 23 anos, ficou tão emocionado ao fazer uma reportagem sobre a iniciativa da oftalmologista Paula Soares em implantar o Banco de Olhos de Curitiba, que não teve dúvidas: antes de terminar a entrevista, fez questão de assinar um documento sendo o primeiro doador de olhos para o humanitário "banco" que era fundado.
Documentários sobre os homens e a esperança
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de novembro de 1991
Se na ficção, os filmes desta nova geração de cineastas alemães já entusiasmam, ainda mais significativos são os quatro documentários. "O Índio" (Der Indianer), 1986-87, de Rolf Schubel, é daqueles filmes de "utilidade pública", que se insere numa linha, por sinal, bastante procurada pelo cinema americano: as obras que transmitam esperança e fé a pessoas com doenças graves (*). Leonard Lentz (1930-1987) é um cidadão classe média, casado, que durante suas férias em Pamplona, Espanha, sente um problema na garganta. Ao consultar o médico, a trágica realidade: câncer na laringe.
A arte da flauta, violão e piano que poucos aplaudiram
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de setembro de 1991
Pouco mais de 100 pessoas - perdidas no imenso Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto - assistiram na noite de sexta-feira, 29, um dos melhores espetáculos instrumentais da MPB que ainda este ano estará sendo levado a platéias européias e, possivelmente, em princípios de 1992, ao Japão. Infelizmente, como havíamos aqui previsto na semana passada, a única apresentação do flautista Altamiro Carrilho - comemorando seus 50 anos de carreira - ao lado dos amigos Sebastião Tapajós (violão) e Gilson Peranzetta (piano) não teve o público merecido.
Aranha contesta tese na defesa de seu tio
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de julho de 1991
O engenheiro-agrônomo Oswaldo Euclydes Aranha, 50 anos, sobrinho do ministro Osvaldo Aranha, residindo em Curitiba há muitos anos como funcionário do Ministério da Agricultura, é também um expert em música erudita. Dono de uma das cinco maiores coleções do estado, pesquisador incansável, produz vários programas na Rádio Estadual do Paraná - trabalhando praticamente sem remuneração, movido pelo amor à música dos mestres "e a necessidade da mesma ser melhor conhecida".
Malu na busca de anti-semitismo da era Vargas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de junho de 1991
Depois de provocar, sem querer, uma polêmica nacional ao descobrir documentos que comprovaram o anti-semitismo no governo Vargas - comprometendo inclusive a imagem do embaixador Oswaldo Aranha (1894-1960), que apesar de dado o voto decisivo, na histórica sessão da ONU, em outubro de 1948, que decidiu a criação do Estado de Israel teve muitas posições contra a imigração dos judeus no Brasil, a professora Maria Luiza Tucci Carneiro, da Universidade de São Paulo, continua a pesquisar este lado hoje esquecido pela história oficial.
Em lua-de-mel com a vida, Coelho internacionaliza a sua programação
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de dezembro de 1990
Antes mesmo de passar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano ao seu colega Luiz Kaykawa, mais um filho de japoneses que Jaime Lerner inclui em seu primeiro escalão, o professor Manoel Coelho, 50 anos a serem comemorados no próximo dia 25, assumia a direção do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Paraná, na qual já esteve entre 1985/89. Quinta-feira, num espontâneo jantar oferecido pelos 250 funcionários da Secretaria - e com a presença de convidados especiais - Coelho mereceu os maiores elogios pelo muito que realizou na pasta que ocupou até esta semana.
Oppenheimer, o aprendiz de feiticeiro da era atômica
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de junho de 1990
Uma única falha, no máximo, esquecimento, pode ser computada a "O Início do Fim". Nos créditos projetados no encerramento do filme, após as informações sobre o que aconteceu com o general Groves e o físico Oppenheimer - poderia ser relacionado, como homenagem, o nome de todos os cientistas, que permitiram que o projeto Manhattan chegasse ao final.
Os principais concorrentes já chegaram às telas grandes
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 25 de março de 1990
Em relação a 62ª edição da festa de entrega dos Oscars - que acontece amanhã - não é preciso repetir o óbvio. Quatro dos cinco filmes que disputam o troféu de melhor filme ("Sociedade dos Poetas Mortos", "Nascido a 4 de Julho", "Conduzindo Miss Daisy" e "Campo dos Sonhos") estão em exibição na cidade - cada um com várias indicações.
Tags:
- Ano Internacional da Criança
- As Aventuras do Barão
- As Aventuras do Barão Munchausen
- Barão de Munchausen
- Camile Claudel
- Campo dos Sonhos
- Chuva Negra
- Cinema Paradiso
- Coisa Certa
- Conduzindo Miss Daisy
- Declaração dos Direitos da Criança
- Diane Wiest
- I Love
- Indiana Jones
- Jesus de Montreal
- Norman McLaren
- O Céu
- O Segredo do Abismo
- O Tiro
- O Urso
- ONU
- Porto Rico
- Sociedade dos Poetas Mortos
- Spike Lee
- Última Cruzada