Rafael Valdomiro Greca de Macedo
A boa arte nos cem anos do Curitibano
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de janeiro de 1982
Com toda razão o advogado Constantino Viaro pode respirar aliviado e tomar um merecidíssimo scotch quando o pianista e maestro Luiz Loy iniciou os acordes de uma dolente valsa já no começo da madrugada de sábado: afinal, as comemorações do baile do centenário do Clube Curitibano haviam corrido dentro de fluxograma demoradamente pensado pela diretoria.
Luís, um forte arquiteto que não joga na equipe de Lerner
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de abril de 1992
A filiação do arquiteto [Luis] Forte Neto ao PST, na semana passada, não só trouxe mais um nome na salada russa da sucessão municipal como fez com que, novamente, o prefeito Jaime Lerner tivesse alguns graus a mais em sua temperatura - que em momentos de irritação atinge pontos preocupantes. Embora, para as hostes lernistas, o nome do arquiteto Forte neto para uma eventual composição entre o PMDB-PST, encabeçando uma chapa à Prefeitura de Curitiba, não chegue a preocupar em termos de votos, uma coisa é certa: as relações entre os dois arquitetos nunca foi das mais cordiais.
Afinal, o Paraná tem agora o grande dicionário histórico
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de abril de 1992
Na noite de segunda-feira, 13, ao encontrar-se com a Secretária Gilda Poli, da Cultura, no jantar em que o governador Roberto Requião comemorou no Palácio Iguaçu o lançamento do Projeto Pipa programa de Incentivo à produção Artística, o advogado Luis Roberto Nogueira Soares, deu mais uma prova de sua [modéstia] e paranismo: falando a Professora que ocupa hoje a pasta da qual ele foi o primeiro titular, lhe disse que a Secretária poderia ainda nesta administração - fazer uma segunda edição, "revista e naturalmente ampliada", de uma obra que ainda não teve lançamento oficial: "Dicionário Hist
Tags:
- Aramis Chain
- Banestado
- Cassiana Carolo
- Cecília Maria Westphalen
- Fundação Cultural de Curitiba
- Literatura Brasileira
- Luís Roberto
- Luís Roberto Nogueira Soares
- Luís Roberto Soares
- Marta Morais da Costa
- OS
- Palácio Iguaçu
- Rafael Valdomiro Greca de Macedo
- René Ariel Dotti
- Roberto Requião
- Secretário da Cultura
- Setor de Ciências Humanas
- Universidade Federal do Paraná
Em uma centena de boletins, um pouco das memórias de Curitiba
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de julho de 1992
Quando, em julho de 1974, então dividindo com o advogado Constantino Viaro e o arquiteto Alfredo Willer a direção da recém implantada Fundação Cultural de Curitiba, tivemos a idéia de criar uma publicação ágil, econômica e que pudesse divulgar diferentes textos ligados a Curitiba, Valêncio Xavier, homem de TV e pesquisador, que havia sido convidado para nos assessorar (*), trouxe uma idéia das mais oportunas: "Várias gerações de curitibanos colecionaram as figuras das Balas Zequinha mas nunca ninguém se preocupou em pesquisar quem criou o personagem, como ele surgiu".
Tags:
- Accioly Filho
- Alfredo Willer
- Armando Ribeiro Pinto
- Balas Zequinha
- Bento Mossurunga
- Casa Romário Martins
- Cinemateca do Museu Guido Viaro
- Cláudio Lacerda
- Constantino Viaro
- Ennio Marques Ferreira
- Farid Surugi S/A
- Freguês de Caderno
- Fundação Cultural de Curitiba
- Lineu Ferreira do Amaral
- Maí Nascimento
- Maria Bueno
- Oraci Gemba
- Praça Garibaldi
- Rafael Valdomiro Greca de Macedo
- Romário Martins
- Roselys Velloso Roderjan
- Universidade Federal do Paraná
- Valêncio Xavier
- Vinícius Coelho dos Santos
No setor da desordem, clima é de desespero
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de janeiro de 1992
A carta-denúncia que o artista plástico e marchand-de-tablaux Jorge Carlos Sade, estabelecido há 18 anos na Praça Garibaldi, com a galeria de arte Acaiaca, denunciando o abandono e violência em que foi transformado o Setor Histórico de Curitiba teve a maior repercussão.
Noite Vazia (II) - Músicos, órfãos da madrugada, cada vez com menos artistas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de janeiro de 1992
O fechamento dos bares-restaurantes Cristal e Habeas Coppus, dois dos raros endereços que, com palco, bom equipamento de som e uma grande simpatia de seus proprietários pela valorização dos melhores instrumentistas, reduz ainda mais o já estreitíssimo mercado de trabalho dos músicos no Paraná. Cadastrados na seção regional da Ordem dos Músicos do Brasil, 30 mil associados se reduzem a menos de 3 mil efetivamente tentando trabalhar no Paraná e menos de 10% conseguindo com imensas dificuldades, sobreviver apenas desta profissão.
Tags:
- Beethoven Jr
- Circulo Militar
- Four Seasons
- Fundação Cultural de Curitiba
- Genésio Ramalho
- Habeas Coppus
- Hotel Bourbon
- José Acácio
- Largo da Ordem
- Ordem dos Músicos
- Ordem dos Músicos do Brasil
- Osval Dias de Siqueira
- Parque Castelo Branco
- Pedreira Paulo Leminski
- Rafael Valdomiro Greca de Macedo
- Santa Felicidade
- Sinfônica do Paraná
- Vitória da Conquista
Noite Vazia (III) - Nilo chorando com a morte da casa pela desordem na Ordem
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de janeiro de 1992
Entre vários aspectos que o fechamento de endereços noturnos - como o Habeas Coppus e o Crystal - podem justificar numa apreciação mais ampla do que o simples registro está o da própria localização dos chamados eixos-de-animação da cidade. Desde quando presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, na gestão do prefeito Omar Sabbag - com o qual viria a romper por razões técnicas (*), o então modesto arquiteto já se preocupava em que Curitiba tivesse espaços capazes de concentrar comércios específicos, inclusive o da noite.
Tags:
- Casa Romário Martins
- Habeas Coppus
- Haroldo Leon Perez
- Instituto de Pesquisa
- IPPUC
- Jaime Lerner
- Janguito do Rosário
- Maria Francisca
- MPB
- Nilo Samba
- Omar Sabbag
- Planejamento Urbano de Curitiba
- Polícia Militar
- Rafael Valdomiro Greca de Macedo
- Rua Dr
- Rua Mateus Leme
- Sérgio Bittencourt Martins
- Setor Histórico
- Setor Histórico-Tradicional
Se Lerner renunciar, Zelia ou Nelly podem chegar a prefeita
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de fevereiro de 1992
A possibilidade do prefeito Jaime Lerner disputar a prefeitura do Rio de Janeiro - em decorrência do domicílio eleitoral ficar reduzido em 100 dias - provocou, naturalmente, um vendaval de boatos e especulações neste período em que os partidos começam a definir seus candidatos. Ontem, pela manhã, um aspecto novo na questão - naturalmente sujeito a múltiplas interpretações - era analisado por vários experts em política: no caso de Lerner renunciar a prefeitura em junho para concorrer à sucessão do prefeito Marcelo Alencar, com todo apoio da máquina brizolista, quem o sucederá na prefeitura?
No ar, a homenagem aos melhores de nosso rádio
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de abril de 1992
30 horas após a 64, cerimônia do 64ª Festa do Oscar, Curitiba também teve a sua versão tupiniquim para valorizar uma classe que tem sido cada vez mais marginalizada: os profissionais do radio. Idealizada por João Luiz Fiani, 28 anos e múltiplas experiências - ator, locutor, apresentador de programas de televisão, publicitário, etc., "Os Melhores do Rádio", nesta sua primeira edição, foi um evento marcante para destacar prefixos e, especialmente, profissionais que ainda acreditam na força do rádio.
Dias de fogo e pressão alta para Jaime Lerner
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 11 de fevereiro de 1992
Após uma semana em que apesar de um exaustivo programa de reuniões técnicas na Alemanha não deixou de ter seu lado soft, o prefeito Jaime Lerner enfrenta agora uma carregadíssima agenda de problemas que exigem sua decisão pessoal, ágil e, sobretudo, equilibrada.
Afinal, desde a questão da disputa (ou não) da Prefeitura do Rio de Janeiro - o que poderá representar a catapulta para, em menor tempo do que se espera, poder tentar a ascensão ao Palácio do Planalto - como presidente ou vice - até problemas político-administrativos que se acumulam na esfera municipal, exigirão sua atenção.