Paulo Cesar Sarraceni
Sexo e drogas entre as sete boas estréias
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 31 de outubro de 1991
Sete estréias numa mesma semana - das quais pelo menos três dignas de verificação - trazem novamente aquela velha reclamação dos cinéfilos que não podem se "dedicar" em tempo integral aos filmes em exibição - que, muitas vezes, nem chegam a segunda semana.
Tags:
- A Gang Brutal
- Alain Delon
- Alan Parker
- Anne Brochet
- Anthony Quinn
- Antônio Carlos Jobim
- Bob Hoskins
- Cine Guarani
- Coisa Certa
- Coline Serreau
- Flipper Purify
- Fred Schepsi
- Georges Lautner
- John Gavin
- Jungle Fever
- Klaus Maria Brandauer
- Martin Ritt
- Melhores Blues
- Michele Pfeiffer
- Minha Mãe
- New Jack City
- Nino Brown
- O Espião
- O Expresso da Meia Noite
- Ossie Davis
- Palace Itália
- Paulo Cesar Sarraceni
- Peter Ustinov
- Rádio Talk
- Richard Benjamin
- Roy Scheider
- Sean Connery
- Spike Lee
- Três Homens
Paulo Emílio conta quem foi o pai de Jean Vigo
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de julho de 1991
Ao mesmo tempo em que se preparava para viajar ao Japão - onde permanecerá um ano, desenvolvendo tese sobre o cineasta Yasujiro Ozu (1903-1963), a crítica Lucia Nagib trabalhou intensamente.
Tags:
- Armando Ribeiro Pinto
- Carlos Augusto Calil
- Cinemateca Brasileira
- Cinematheque Française
- Ettore Bottini
- Festival do Cinema Brasileiro de Brasília
- Fundação Cinemateca Brasileira
- Goethe Institut
- Jean Vigo
- JK
- Lúcia Nagib
- O Estado de São Paulo
- Paulo Cesar Sarraceni
- Paulo Emílio
- Paulo Emilio Salles Gomes
- Universidade de Brasília
- USP
- Werner Herzog
- Yasujiro Ozu
Uma ajuda para o cinema brasileiro
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 21 de dezembro de 1990
A missão francesa que se encontra no Brasil, marcando o lançamento do circuito Belas Artes, não veio apenas oficialmente para reaproximar o cinema francês. Ao contrário, significa mais uma tentativa de Jean Gabriel Albicoco em estimular acordos que possam, realmente, fazerem com que a parceria de realizadores brasileiros e franceses se efetive.
Tags:
- A Menina do Lado
- A Ópera do Malandro
- A Terceira Margem do Rio
- Adrian Lyne
- Alberto Salvá
- Aloysio Reis
- André Klotzel
- Anne Parillaud
- Atração Fatal
- Belas Artes
- Boda Branca
- Chico Buarque de Hollanda
- FestRio
- Flávia Monteiro
- Glen Close
- Guimarães Rosa
- Jean Claude Brisseau
- Jean Gabriel Albicoco
- Jorge Durán
- José Joffily
- José Joffily Filho
- Le Monde
- Marvada Carne
- Michael Douglas
- Michel Deville
- Natal da Portela
- Nelson Pereira dos Santos
- O Estado de Minas
- Paulo Cesar Sarraceni
- Reginaldo Farias
- Ruy Guerra
- Vanessa Paradis
- Vou de Taxi
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 21 de outubro de 1990
Embora sem ter obtido premiação, "Manhã", de José Henrique Nunes Pires e Norberto Verani Depizzolatti, teve acolhida simpática. A fotografia de Cido Marques, de Curitiba - funcionário da Cinemateca do Museu Guido Viaro - foi elogiada. Rodada em duas pequenas cidades do Interior catarinense - Rancho Queimado e Antiópolis, este curta inspirado no poema de Carlos Drummond de Andrade (roteirizado pelo gaúcho Tabajara Ruas, que já foi assessor da Fucucu, quando a mesma tinha um bom trabalho cultural) tem imagens belíssimas.
Tags:
- A Longa Viagem
- Bahia de Todos
- Carlos Drummond de Andrade
- Cido Marques
- Cinemateca do Museu Guido Viaro
- Conterrâneos Velhos de Guerra
- Elizeu Ewald
- Farra do Boi
- Geraldo Moraes
- Glauber Rocha
- José Henrique Nunes Pires
- José Pereira
- Júlio Medalha
- Kubitschek Plaza
- Leon Hirzman
- Malu Moraes
- Museu do Inconsciente
- Nise da Silveira
- Norberto Verani Depizzolatti
- O Círculo de Fogo
- O Escorpião Escarlate
- Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo
- Paulo Cesar Sarraceni
- Rancho Queimado
- Reynaldo Jardim
- Roberto Pires
- Tabajara Ruas
- Televisão Italiana
- UFSC
- Universidade Federal de Brasília
- Vladimir de Carvalho
Até Saura oscarizável para a mostra do VI FestRio
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de novembro de 1990
Rio e Janeiro - Parece um milagre: num ano em que a produção cinematográfica teve seus mais baixos números, no qual foram extintas e sepultadas a Embrafilme/Fundação Nacional de Cinema e que a recessão econômica faz com que mesmo os empresários mais progressistas nem queiram ouvir propostas de financiar filmes, o RioCine Festival tem sua sexta edição, ampliada e revista, encerrando o calendário cinematográfico do ano - que teve, ainda, mostras em Gramado (julho), Natal (setembro) e Brasília (outubro).
Tags:
- A Lei do Desejo
- Assunção Hernandez
- Ataque de Nervos
- Cabo Verde
- Carlos Saura
- Carmem Maura
- Cine Ricamar
- Cosme Alves
- Cria Cuervos
- De Aramis Millarch
- Festival do Cinema Brasileiro de Brasília
- FestRio
- Geraldo Moraes
- Giancarlo Gianini
- Guerra Civil Espanhola
- João Batista de Andrade
- John Guillermin
- Minha Vida de Cachorro
- Natal da Portela
- O Brasil
- O Círculo de Fogo
- O Círculo do Fogo
- Oriente Médio
- Paulo Cesar Sarraceni
- Pedro Almodovar
- Raiz Filmes
- RioCine Festival
- Santo Amaro
- Sir Arthur Conan Doyle
- Solo de Violino
- Walkiria Barbosa
Mais de 60 prêmios para o festival sem suspense
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 21 de novembro de 1990
Rio de Janeiro - São mais de 60 prêmios para as diferentes categorias em competição: curtas e longas em 35mm, curtas 16mm e vídeos U-Matic/VHS que desde sexta-feira estão sendo apresentados no VI RioCine Festival. Entretanto, não chega a existir um clima de competição nervosa como em outros festivais.
Tags:
- A Noite do Meu Bem
- Altevir Silva
- As Crianças Não Choram
- Carlos Saura
- Centro Cultural Banco do Brasil
- Chico Viola Não Morreu
- Doida Demais
- Dolores Duran
- Elton Medeiros
- Faca de Dois Gumes
- Fausto Wolff
- Festival de Gramado do Cinema Brasileiro
- Francisco Alves
- Geraldo Pioli
- Jorge Brunetti
- Lúcia Murat
- Mauro Faccioni Filho
- MPB
- Murilo Salles
- Nivaldo Lopes
- O CANDIDATO
- O Grande Mentecapto
- O Mau Selvagem
- O Pasquim
- Osvaldo Caldeira
- Pabla Alessandra
- Paulo Cesar Sarraceni
- Paulo da Portela
- Pedro Almodovar
- Que Bom Te Ver Viva
- Rio Cine
- RioCine
- Roberto Hakim
- Sérgio Rezende
- Ugo Giorgetti
- VHS
- VI RioCine Festival
- Werner Schulmann
- Zezé Motta
Os "oscarizáveis" de 1990 e o vento que o tempo não leva
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de março de 1990
Dois dos cinco filmes que na noite de 25 de março estarão concorrendo ao Oscar já podem serem vistos pelos curitibanos: desde a semana passada, "Sociedade dos Poetas Mortos", de Peter Weir, está em exibição no Cine Bristol e, com boa bilheteria, deve permanecer no mínimo mais duas semanas. Além de concorrer ao Oscar de melhor filme - disputa ainda como melhor ator (Robin Willians), roteiro original (Tom Schulman) e direção.
Já "Campo dos Sonhos" (Cine Plaza, desde ontem), concorre como melhor filme, roteiro captado [adaptado] (Phil Alden Robinson) e trilha sonora (James Norner).
Tags:
- A PONTE DO RIO KWAI
- A Sociedade dos Poetas Mortos
- A Testemunha
- Alain Fresnot
- Ana Carolina
- Andrew V
- Campo dos Sonhos
- Cine Avenida
- CINE BRISTOL
- Cine Plaza
- Cine São João
- Cinema Paradiso
- Cinemas de Curitiba
- Clark Gable
- Coisa Certa
- Coronel Bogey
- Danny Aiello
- David Selznick
- Dianne Wiest
- Do The Right Thing
- E O Vento Levou
- Edward Fox
- FBI
- George Cukor
- Giuseppe Tornatore
- Gone With The Wind
- Hector Babenco
- Ivan Reitman
- Jack Hawkins
- John Ford
- Lima Barreto
- Loucademia de Polícia
- Malcolm Arnold
- Margaret Mitchell
- Max Steiner
- McLaglen
- MGM
- Montanha Misteriosa
- O Ano
- O Beijo da Mulher Aranha
- O Mágico de Oz
- O Sr
- O TIRO QUE NÃO SAIU
- Otávio Augusto
- OUTRAS OPÇÕES
- Paulo Cesar Sarraceni
- Paulo Emilio Salles Gomes
- PELA CULATRA
- Peter Weir
- Phil Alden Robinson
- Pierre Boulle
- Robin Willians
- Scarlett O
- Sociedade dos Poetas Mortos
- Sonho de Valsa
- Spike Lee
- Steven Sondenberg
- The Bridge
- Thomas Mitchel
- Tom Schulman
- Vento Levou
- Victor Fleming
- Vitória Cinematográfica
- Vivemos Perigosamente
- Vivian Leight
- William Holden
Um pacote de filmes brasileiros
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de janeiro de 1990
Quando o vídeo começou a chegar ao Brasil, os realizadores (de produtores a roteiristas) souberam se organizar pela chamada reserva de mercado. Afinal, se queria evitar a repetição no caso do mercado de vídeo o mesmo que por mais de 50 anos aconteceu na tela ampla: o domínio das cinematografias estrangeiras em detrimento do produto brasileiro. A luta foi feroz, atenta e, de certa forma, vitoriosa: a disciplina do novo mercado audiovisual já nasceu com uma reserva obrigatória no lançamento de filmes brasileiros em proporção ao que as distribuidoras trazem do Exterior.
Tags:
- A Sagres
- Ana Maria Miranda
- Anselmo Duarte
- Antônio Carlos Jobim
- Betty Faria
- Carlos Kroeber
- CIC Vídeo
- Cinema Novo
- Cristiane Torloni
- Diretas Já
- Hugo Carvana
- Irma Alvarez
- Jane Fonda
- Jardel Filho
- José Wilker
- Leila Diniz
- Lúcia Murat
- Lúcio Cardoso
- Luiza Brunet
- Muda Brasil
- Natal da Portela
- Nelson Dantas
- Nelson Xavier
- Nicole Puzzi
- Norma Bengell
- Nuno Leal Maia
- O Grande Mentecapto
- Osvaldo Caldeira
- Paulo Cesar
- Paulo César Pereio
- Paulo Cesar Sarraceni
- Paulo Emilio Salles Gomes
- Porto das Caixas
- Pra Frente
- Que Bom Te Ver Viva
- Reginaldo Farias
- Roberto Farias
- Sérgio Sarraceni
- Tancredo Neves
- Tetê Medina
- Tetê Moraes
- VI FestRio
- Warner Brothers
O (excelente) cinema brasileiro na tela do Groff
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de dezembro de 1989
Comemorando os 90 anos de cinema nacional, o Cine Groff está exibindo uma série de importantes filmes realizados por cineastas da envergadura de Humberto Mauro, Márcio Peixoto, Luís Sérgio Person, Joaquim Pedro de Andrade, Rogério Sganzerla, Júlio Bressane, Leon Hirzman, Tizuka Iamasaki, Sílvio Tendler, Sylvio Back... a lista é grande. Siga a programação:
Tags:
- A Dança dos Bonecos
- A Margem
- Adolfo Celli
- Anselmo Duarte
- Antônio Carlos Fontoura
- Bahia de Todos
- Brasa Dormida
- Bruno Barreto
- Bye Bye Brasil
- Cabra Marcado
- Cacá Diegues
- Cine GROFF
- Dois Maridos
- Domingos de Oliveira
- Dona Flor
- Eduardo Coutinho
- Eduardo Escorel
- Glauber Rocha
- Hector Babenco
- Helvécio Ratton
- Hugo Carvana
- Humberto Mauro
- João Batista de Andrade
- Joaquim Pedro de Andrade
- Júlio Bressane
- Leon Hirzman
- Leon Hirzmann
- Lima Barreto
- Luis Sérgio Person
- Mário Peixoto
- Memórias do Cárcere
- Mulheres do Mundo
- Nelson Pereira dos Santos
- Noite Vazia
- O Bandido da Luz Vermelha
- O Cangaceiro
- O Cavalinho Azul
- O Grande Momento
- O Homem
- O Padre
- O Pagador de Promessas
- Os Cafajestes
- Ozualdo Candeias
- Paulo Cesar Sarraceni
- Porto das Caixas
- Rainha Diaba
- Roberto Farias
- Roberto Santos
- Rogério Sganzerla
- Ruy Guerra
- Se Segura Malandro
- Silveira Sampaio
- Silvio Tendler
- Sylvio Back
- Terra do Sol
- Tizuka Iamasaki
- Trem Pagador
- Trigueirinho Neto
- Tudo Bem
- Uma Aventura
- Usam Black Tie
- Virou Suco
- Vladimir Carvalho
- Walter Hugo Khouri
- Walter Lima Jr
Dólares da Espanha para as produções brasileiras
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de novembro de 1989
Fortaleza
Tags:
- A Porta Aberta
- A Terceira Margem do Rio
- Amigo de Fé
- Cacá Diegues
- Daniel Filho
- Dias Melhores Virão
- Doida Demais
- Eduardo Coutinho
- Faca de Dois Gumes
- Festival de Natal
- FestRio
- FestRio-Fortaleza
- Galileu Garcia
- Geraldo Sarno
- Helena Salem
- Ilha das Flores
- Jardim de Alah
- João Batista de Andrade
- Jorge Furtado
- Júlio Bressane
- Natal da Portela
- Nelson Pereira dos Santos
- Ney Sroulevich
- Nuno Cesar Abreu
- O Brinco
- O Cangaceiro
- O Grande Mentecapto
- O Judeu
- Paulo Cesar Sarraceni
- Paulo Thiago
- Ruy Guerra
- Secretaria da Cultura
- Suzana Amaral
- Suzana de Moraes
- TV Espanhola
- TV-Espanhola
- Zelito Vianna