Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1977 - Dezembro)

Mercado estrangulado

Recentemente o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, Aryton Baptista, ao ser questionado sobre a possibilidade de amplicação do número de vagas nos cursos de Comunicação Social, disse que essa hipótese feria "totalmente os interesses da classe, cujas escolas em todo o País, e mesmo as do Paraná, estão a forma profissionais para um mercado já estrangulado".

Jornal de Música

Um fato inédito na imprensa brasileira: um jornal especializado em música chega no seu terceiro ano de vida. O "Jornal de Músicas", criado em 1974 pelos jornalistas Tárik de Souza, Ezequiel Neves e Ana Maria Bahiana, e o artista gráfico Diter Stein, era, inicialmente, apenas um encarte de quatro páginas da revista-fasciculo Rock, a História e a Glória.

Rotary

Em jantar programado para o dia sete nas dependências do clube Concórdia, com início previsto para as 20 horas, o Rotary Club Curitiba-Bacacheri receberá a carta Constituitiva, depois de ter sido reconhecido oficialmente pelo Rotary Internacional no começo de novembro último.

Higiene mental

O filme "Chão Bruto", rodado em Itu e adjacências, considerado por seu diretor, Dionisio de Azevedo, como uma "imensa higiene mental", será apresentado a partir de segunda-feira no Cine Vitória. Para a filmagem, foram gastos três milhões de cruzeiros, que resultaram numa "luta de sentimentos, onde a paixão e o amor são armas utilizadas para vencê-la".

Disco do Ano

Carlinhos Vergueiro pertence a uma geração de compositores que ficaram, em sua formação musical entre a Bossa Nova e o Tropicalismo, com os reflexos dos Beatles. Filho de um jornalista e radialista admirável, responsável pela programação da Rádio Eldorado, de São Paulo, ouvindo boa música desde a infância, moço que descobriu a importância das coisas simples - o botequim, os amigos, as serenatas, consolidou se tudo isso num jovem que, aos 25 anos, já tem uma razoável obra, registrada em quatro elepes. De "Brecha" (Continental, 75) a "Pelas Ruas"(Odeon, EMCB 7025. Setembro/77).

Em todas as rotações

1 Muito se tem falado do dom carismático de Gino Vannelli no palco: sua aparência, movimento e, principalmente, o efeito singular que exerce em milhares de fãs que comparecem a seus concertos. E ouvindo-se "Gist of The Gemini" (A&M/Odeon), entende-se porque esse canadense de 24 anos é considerado já uma das mais fortes presenças da música contemporânea. Lembrando Rick Wakeman pela tranqüilidade que tira rendimento dos teclados -executados por seu irmão. Joe - banda de Gino busca dar uma grande dimensão ao pop.

Chorô (II)

A velha lei do mercado funciona: da quantidade acaba saindo a qualidade. O que é bom permanece, o que é supérfluo é esquecido. Assim como os compositores e interpretes do samba autêntico resistem aos modismos, ao marketing do sambão-jóias, também os verdadeiros talentos do Choro vão resistir à inglação do gênero, que ao lado de seus aspectos positivos, provocam o aparecimento de muito material de melhor qualidade. E os bons registros do choro autêntico aparecendo.

Arte culinária

POR UM LAPSODE NATUREZA TÉCNICA, DEIXOU DE CONSTAR DA COLUNA DE DOMINGOO CRÉDITO "INTERINO". O TÍTULO DA COLUNA. ARAMIS MILLARCH, ENCONTRA-SE EM VIAGEM E NA SUA AUSÊNCIA, TABLÓIDE" É FEITO PELO REDATOR SUBSTITULO.

Face a face

Ingmar Bergman, um dos maiores cineastas da história mundial do cinema, poderá ser mais uma vez apreciado pelo público Curitiba. Seu filme "Face a Face" será exibido no cine Astor a partir da próxima quinta-feira. Depois de ter realizado quase quarenta filmes, Bergman reafirma seu indiscutível talento, num filme que mostra não apenas o trabalho de um diretor, mas também o de um criador de personagem, de vidas humanas, o que sempre o caracterizou.

Grupo Tacuabé

Três dos cinco tripulantes do veleiro Panergon III estarão se apresentando de quinta a domingo no Teatro Universitário e dia 14 no Guaíra. Eles formam o conjunto "Tacuabé", que interpreta música latino-americano, algumas do próprio grupo e também de compositores argentinos, uruguaios, chilenos e venezuelanos. Dos brasileiros, apresentarão músicas de Milton Nascimento, Sérgio Ricardo e Chico Buarque.

Teatro para o povo?

A campanha "Teatro para o povo" teve início ontem, e ingresso para qualquer teatro de Curitiba pode ser adquirido, a preço popular, nas Kombis que estão situadas em locais centrais. A Praça Generoso Marques, Torre de Informação da Rua das Flores e Biblioteca Pública, em frente às lojas Americanas, foram os locais escolhidos pela Fundação Cultural para que as vendas sejam efetivadas.

Audácia

Os formandos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná apresentará no próximo sábado, às 20 horas no auditório da Reitoria, o "Show Medicina 77". Fará parte do espetáculo "audácia", uma coletânea de textos de Millôr Fernandes, Brecht, Garcia Lorca. Salomão. Cecília Meirelles, Oscar Wilde e Vinícius de Moraes. Esta iniciativa é algo totalmente novo em termos de encerramento de ano, principalmente por partir de um curso que não está ligado à área humanística.

Alunos de Pitanguy

Em seu primeiro Encontro Nacional, os ex-alunos do professor Ivo Pitanguy, hoje cirurgiões-plásticos em todos os Estados e Interior, se reúnem no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a partir de amanhã até sábado. A importância do congresso deve ao fato de ser ele um encontro de médicos que fizeram sua formação pofissional com Pitanguy e, hoje, cada qual exerce a profissão independentemente. Entre os participantes, destacam-se Cesar Morilhas, do Peru e Gonzallo Bosh del Marco, do Uruguai.

Fuzileiros Navais

A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, que estará se apresentando no próximo dia 12 no Teatro Guaíra, será regida pelo maestro Antônio Teles. A Banda já tem mais de meio século de existência, participando de paradas cívicos-militares, cerimoniais, demonstrações e concerto sinfônicos.

"Actus Solemnis"

Carmem Costa, que esteve no último mês de outubro se apresentando no Teatro Guaíra, pelo projeto Pixinguinha, está novamente em Curitiba para, de 14 a 24 próximo, apresenta um espetáculo de Natal: "Actus Solemnis", sob direção de Oraci Gemba, no Paiol e várias igrejas.

O povo e as campanhas

O aniversário Luiz Albuquerque de Campos enviou carta na qual refere-se a uma nota publicada pela coluna no último domingo, que tratava sobre a campanha "Teatro para o povo", que está sendo executada em Curitiba pela Fundação Cultural.

Café controlado

A Organização Internacional do Café está lançando uma publicação onde apresenta informações básicas sobre seu funcionamento, estrutura, história e objetivos. A Organização, criada em 1963, tem como diretor executivo Alexandre F. Beltrão e vem funcionando ininterruptamente desde sua criação, através de sucessivos convênios internacionais firmados com outros países importadores ou exportadores de café.

Pintor brasileiro

O pintor Peter Potocky regressou esta semana da Alemanha depois, de ter exposto no Ibero-Club de Bonn, realizado assim sua 18. ª exposição individual, das quais, sete somente no Exterior. O crítico Klaus Steigleder. Do jornal "Bonner Rundeschau", é que afirma: "Nunca um mestre perfeito caiu do céu, é um velho provérbio alemão, porém este sábio dito não parece ser o caso de Peter Potocky. Pois, de repente o artista, hoje com 76 anos, descobriu seu talento somente aos 62".

A eterna Clarice

Aos 52 anos de idade, de câncer, morreu uma escritora isolada em nossa literatura; uma pessoa isolada do mundo. Esta solidão sempre foi uma constante na obra e na vida de Clarice Lispector, que nunca se envolveu com qualquer grupo literário ou mesmo com um circulo maior que o formado por seus grandes amigos. A escritora da angústia, da solidão, do absurdo, do mágico de "A Maça no Escuro".

Contos de Darcy

Embora muitos desconheçam, Darcy Penteado não se restringe somente à pintura, atuando também na cenografia e literatura, além de ter três peças teatrais ainda inéditas. Se já atingiu a fase madura na pintura e desenho. Darcy está ainda na juventude como escritor, como ele mesmo confessa. Ontem ele esteve dando autógrafos na Galeria Caiaca, onde lançou seu mais recente livro de contos "Crescida e os Espartanos".
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br