Artigos por data (1981)
Depois de Pinhais, o shopping é o Itália
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de maio de 1981
Agora que o Shopping Center Pinhais está funcionando, num teste-de-fogo para o comércio (tanto os que tiveram coragem de investir no distante empreendimento, como os que ficando em Curitiba, sofrem a concorrência), fala-se nos outros shopping em inplantação na cidade. Se o empreendimento dos empresários Salomão Soifer e Milton Gursteiteim de transformar em shopping a área durante um século funcionou a metalúrgica Mueller, na Avenida Cândido de Abreu, levará no mínimo 18 meses.
Na ponta dos pés
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de maio de 1981
O Balé Guaíra - que vem consumindo uma considerável parte do orçamento da Secretaria da Cultura e Esporte - fazendo escola: em Salvador, a Fundação Cultural do Estado da Bahia acaba de criar o Balé Teatro Castro Alves, formado por 14 bailarinos - oito homens e seis mulheres, selecionados através de concurso público. Na direção está Antônio Carlos Cardoso, ex-coreógrafo do Corpo de Baile Municipal de São Paulo.
Reaparecimento
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de maio de 1981
A vontade de ouvir novamente Marcos Vale, há quase 10 anos nos Estados Unidos era grande. Com exceção de duas faixas gravadas por Sérgio Mendes (cujo grupo teve sua participação por algum tempo) nada mais se conhecia recentemente sobre este compositor-pianista - cantor que, de forma suave e agradável, marcou o período póst-Bossa Nova. Enquanto seu irmão, o letrista Paulo Sérgio, no Rio, fazia discutíveis parcerias, letrando músicas de compositores menores, Marcos permanecia nos EUA, numa vivência intensa - e que agora começa a relatar.
A paz segundo Lennon e Yoko, 12 anos depois
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de maio de 1981
Ao mesmo tempo que está reeditando todos os discos dos Beatles, a Odeon também procura, naturalmente, capitalizar o interesse do público especialmente por John Lennon. Se "Double Fantasy", o último álbum de Lennon/Yoko, está desde dezembro entre os mais vendidos, por que não editar "The Plastic Ono - Band - Live Peace In Toronto"?
saudades de Haley
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de maio de 1981
A morte de Bill Haley (1925-1980) provocou um relativo interesse pelos discos deste guitarrista e líder do grupo The Comets, que a partir de 1954, com a gravação de "Rock Around the Clock" (utilizado na trilha sonora do histórico "Sementes da Violência/Blackboard jungle", 55, de Richard Brooks) se tornaria um marco da pré-história do rock'roll - mas que teria, entretanto, no rebolativo Elvis Presley (1935-1977) a sua estrela mais fulgurante.
Viva, a Pablo retorna!
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de maio de 1981
No ano passado, uma das mais tristes notícias que os apreciadores do bom jazz tiveram foi a de que a Pablo Records cessaria suas edições no Brasil através da Phonogram, que desde 1975 vinha colocando no Brasil as excelentes produções desta etiqueta fundada por Norman Granz (ex-Verve), com o nome em homenagem ao artista Pablo Picasso (1881-1973), que inclusive chegou a desenhar o seu logotipo, pouco antes de morrer.
A orquestra de Mauriat, as valsas e concerto de Brahms
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de maio de 1981
Graças a Polygram, uma série de excelentes discos instrumentais na praça - para quem aprecia tanto a música popular em arranjos orquestras, como clássicos nos teclados de mestres.
Paul Mauriat, o marselhês que hoje é um dos regentes-pianistas mais conhecidos em vários países, sabe como dar o arranjo certo as músicas que caíram no agrado do público. Se assim não fosse, os três elepês que gravou exclusivamente com composições brasileiras não estariam divulgando nossos autores em tantos países. No volume 28 da série de sua série.
Saudade não tem idade
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de maio de 1981
Dois preciosos lançamentos para quem aprecia a seresta, ambos com bom marketing para impulsionar suas vendas à uma faixa bem ampla de consumidores. Afinal, a promoção que a Sigla/ Som Livre garante via Rede Globo de televisão de seus lançamentos, fará com que não só os consumidores tradicionais da música do passado venham a se interessar por "Serestas com Amor", mas também uma faixa mais jovem possa, através desta cuidadosa produção de Sidney Santos (ex-Os Três Moraes, agora artisticamente Santos Morales).
Cantor alagoano
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de maio de 1981
Apesar da maior parte de sua produção se concentrar em discos estrangeiros, a Top Tape, eventualmente, surpreende com o lançamento de novos - e bons - artístas brasieliros. É o que acontece agora em elepê.
De João a Wagner, os lps que valem o que custam
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 31 de maio de 1981
Desde que estreou como cantor-compositor, em duas faixas ("Mulher Valente é minha Mãe" e "Homem de Um braço Só"), no histórico"... Quem Samba Fica" (Odeon, 1971), produção do paranaense Adelzom Alves, o carioca João Nogueira, 40 anos - a serem completados no dia 12 de novembro deste ano, mostrou que veio para ficar. Compositor dos mais inspirados, com a linguagem dos grandes mestres vindos do povo, Nogueira não deixou de merecer elogios a cada um de seus novos discos com parcerias das mais importantes ou trabalhos isolados.
Veja o filme e guarde a música.
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 31 de maio de 1981
Veja o filme e guarde a música, já que as imagens pelo videocassete são ainda privilégio de uma minoria que dispõe de Cr$ 200 mil para comprá-los e Cr$ 10 mil para cada cópia de filme. Entre as trilhas sonoras colocadas no mercado, nas últimas semanas, eis cinco indicações.
Artigo em 31.08.1981
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 31 de agosto de 1981
Até agora, passados cinco meses deste magro (em termos fonográficos) 1981, poucos dos lançamentos feitos pelas fábricas, mereciam, numa análise mais rigorosa, a categoria de "discos do ano" - capazes de serem selecionados para a escolha dos melhores, em dezembro próximo. Felizmente agora começam a aparecer discos da melhor música brasileira, produzidos com esmero, cuidado e que, tranquilamente, justificam a nossa adjetivação.
O Continuismo de Macedo faz a guerra nos cinemas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de outubro de 1981
Há alguns anos, quando a oposição venceu as eleições no Santa Mônica Clube de Campo e Sociedade Thalia, derrotando os grupos liderados por Leonel Amaral e José Vieira Sibut (1914-1979), respectivamente, que vinham se perpetuando no poder, o castrense Ismail Macedo, há 15 anos na presidência do Sindicato dos Exibidores dos Estados do Paraná e Santa Catarina, com seu tradicional humor, ironizou:
CCI, a noiva e o desejado terraço
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de outubro de 1981
- Depois que a noiva foi ao altar, os antigos pretendentes lamentam não terem se antecipado ao que acabou casando com a moça.
Artigo em 02.10.1981
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de outubro de 1981
Uma estréia em estilo da Broadway, hoje, no Guaíra: "Jogo de Danças", a grande produção do Ballet Guaíra em 1981, com música de Edu Lobo, coreografia de Clyde Morgam e cenários e figurinos de Naum Alves de Souza, provoca uma revoada de críticos e artistas da cidade. Hoje a noite, entre os espectadores, estará Elis Regina - grande amiga de Edu, a quem deve o seu primeiro sucesso musical ("Arrastão", parceria Lobo/Vinicius, primeiro lugar no festival de MPB da TV-Excelsior, em Guarujá, há 16 anos).
Graças, o hotel e não um cemitério
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de outubro de 1981
A imaginação popular é grande e curiosa: a placa nominando de "Parque das Graças" a duas grandes torres que há anos vêm sendo construídas na avenida Manoel Ribas, em área que oferece uma privilegiada visão de Curitiba, fez com que crescesse a notícia: ali estariam os dois primeiros edifícios-cemitérios da cidade.
Artigo em 03.10.1981
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de outubro de 1981
O empresário Thiago Ferrante, iniciando novas atividades: agora é proprietário do "Tênis Sport", uma das duas academias particulares de tênis da cidade. Instalada nos fundos do Colégio Cajuru, com seis quadras, a academia será duplicada nos próximos meses, já que há mais de 500 pessoas na fila de espera para, nos horários mais diversos, começar o treinamento deste esporte sofisticado, caro, mas que começa a ser popularizado. Thiago, jovem de vivência internacional devido aos seus múltiplos empreendimentos, tem números que provam a viabilidade econômica.
O flamenco nordestino
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de outubro de 1981
A Espanha está babando. Fenômeno é o mínimo que se ouve dizer a respeito do trabalho e da personalidade artística de Raimundo Fagner. Criticado por aqui, quase que violentado pela perseguição feroz de alguns algozes gratuitos, esse compositor cearense se descobre em Madri, conquistando a Espanha, primeiro ponto para a ampliação universal de mercado.
Artigo em 04.10.1981
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de outubro de 1981
O Boca Livre, hoje o grupo vocal de maior popularidade no Brasil, já está gravando seu novo lp pela Polygram, para a qual foi contratado juntamente com o Céu da Boca, outro harmonioso grupo vocal. Em novembro, o Boca Livre e o MPB-4 estarão no Guaíra, fazendo uma temporada que deverá ter casas lotadas graças ao bom trabalho que Simão de Montalverde, com toda razão o orgulhoso pai-coruja de José Renato, um dos integrantes do Boca Livre, vem fazendo.
As músicas de Bosco na boa voz do dono
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de outubro de 1981
As músicas na voz do ano, uma grata revelação como cantor e uma imitação. A síntese para três discos que RCA colocou na praça há algumas semanas. De princípio temos o sempre admirável João Bosco, fazendo em "Essa é a sua vida", gravado entre junho/julho/81, uma espécie de revisão de sua obra. Há tempos que Bosco já nos havia falado de seu projeto de registrar num disco as músicas que, circunstancialmente, forma lançadas por outras intérpretes - Elis, Aline, Ademilde Fonseca, Walker entre outros.